"Neste livro inédito, a autora alia memórias a uma delicada e sensível visão sobre o processo de envelhecimento da mulher. Busca dar um testemunho pessoal sobre a experiência do amadurecimento. Convoca o leitor para ser seu amigo imaginário: cúmplice e companheiro de reflexões que vão da infância à solidão e à morte, ao valor da vida e à transcendência de tudo. Lya divaga, discute e versa, com ímpeto, compaixão, e muitas vezes bom humor, sobre velhice, amor, infância, educação, família, liberdade, homens e mulheres, gente de verdade... e conclui que o tempo passa mas as emoções humanas não mudam, revelando que é preciso reaprender o que é ser feliz."
Lya Luft ganhou, definitivamente, mais uma fã.
Bom, esse não é um daqueles livros em que eu poderia fazer uma resenha expondo os pontos positivos e negativos a respeito dos personagens porque os personagens somos nós e a protagonista é a vida.
A verdade é que esse livro foi incrível e importante para mim de várias formas e em vários níveis. A obra me marcou não apenas pela visão sensível e delicada sobre a vida que a autora apresenta, mas pela forma que ela coloca isso em palavras.
Lya aborda os mais diversos temas e dialoga com o leitor ao longo de toda a obra. Por isso terminei a leitura considerando-me não somente fã da autora, mas também uma amiga dela. Porque ler a obra, para mim, se assemelhou a conversar com uma amiga próxima e que entende muito da vida, Foi como receber conselhos privilegiados e ler pelo ponto de vista de outra pessoa sobre temas que muito diriam estar desgastados, mas que eu acredito que, quando escritos da forma correta, fazem a diferença. Como fez na minha vida.
A verdade é que tenho certeza que você, que está lendo essa resenha, é completamente diferente de mim, mas também tenho certeza que vai se identificar da mesma forma que eu com tudo o que é dito. Isso porque a autora fala de coisas tão abrangentes, mas de uma forma tão individual que causa uma inevitável identificação. É como se o leitor estivesse lendo algo escrito diretamente para ele.
Muito do que a Lya disse serviu como experiência na minha vida, me fez enxergar certas coisas de um jeito diferente e me mostrou que minha postura, muitas vezes, não está certa. Ela me fez ver as coisas sob um ponto de vista diferente com relação a uma situação complicada e isso foi essencial. Foi exatamente o que eu estava precisando ler.
Não acho que você precise ou deva estar envolvida em algo difícil para ler o livro e se identificar, acho que para você se identificar com ele basta simplesmente estar viva. Porque é sobre isso que a autora escreve, de maneira genuína. Ela também fala das coisas humanas, de nossa personalidade, de nossas metamorfoses e, por vezes, acaba nos entendendo melhor que nós mesmos.
Marquei tantos quotes ao longo da leitura que foi difícil até escolher os que iria colocar na resenha |
Bem, eu falei muito bem sobre o livro ao longo de toda a resenha e juro, ele merece todos esses elogios, mas acabei dando nota 4 para a obra. Veja bem, isso só se deu por achar que a autora, já do meio pro fim, se prendeu demais a um tema, a maturidade. Provavelmente isso se deu por ser algo que está presente na vida dela em maior intensidade no momento, ela fala, sim, de outros temas bem diversos, mas achei que muitas páginas foram dedicados para esse assunto em especial e, muitas vezes, vi coisas que ela já havia escrito se repetindo em outras páginas com outras palavras. Apesar disso, preciso dizer que o livro não se tornou menos especial para mim, confesso que esse foi só um defeito entre tantas qualidades presentes na obra. Nem sempre um livro é perfeito, mas mesmo assim ele ainda pode te marcar de maneira extremamente positiva.
A edição de Record está impecável. Não vi erro de revisão nenhum, coisa rara nos livros de hoje e, apesar da parte visual está, de uma maneira geral, bem simples, ela continua linda e se encaixou incrivelmente bem no contexto geral da obra. Não tenho reclamações a fazer nesse aspecto.
Em suma, posso dizer que recomendo completamente essa obra para qualquer pessoa, de qualquer idade, de qualquer sexo e de qualquer crença. Porque, mais que um livro, as coisas contidas na obra são uma grande experiência de vida e, ao fim da leitura, você provavelmente não será mais o mesmo. A verdade é que, agora que comecei, não quero mais parar de ler os livros dessa autora. Que venha o próximo!
Quotes:
"Pois viver deveria ser - até o último pensamento e o derradeiro olhar - transformar-se."
"O que escrevo nasce do meu próprio amadurecimento, uma trajeto de altos e baixos, pontos luminosos e zonas de sombra."
"Vivemos segundo o nosso ponto de vista e com ele sobrevivemos ou naufragamos."
"Em plena maturidade sinto em mim a menina assombrada com a beleza da chuva que chega sob as árvores num jardim de muitas décadas atrás."
"Quanto mais civilizados, menos naturais somos."
Livro: Perdas & Ganhos
Autora: Lya Luft
Editora: Record
Páginas: 156
ISBN: 8501067113
Oi, Gabi!
ResponderExcluirAdorei a resenha, muito sensível! Eu já li As Parceiras, da Lya, e recomendo muito! Ela sabe como tocar o leitor e como falar sobre sentimentos.
Beijos,
Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com
Confesso que não conhecia esta obra, mas a tua crítica levou-me a desejar imenso começar a lê-lo. Parece bastante cativante :)
ResponderExcluirhttp://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirClaro que já ouvi falar da autora! Mas, confesso, nunca me interessei em procurar saber mais, conhecer as obras e tal. Acho que esse é um dos nossos problemas atuais, ignorar a literatura nacional, especialmente os livros mais antigos. Vou tentar dar uma chance a esse livro! Super beijos <3
http://livros-cores.blogspot.com.br/
OOi,
ResponderExcluirNão é meu estilo de leitura favorito - vamos dizer assim - mas fiquei muito feliz e até me interessei por causa da sua resenha ( a primeira que leio da obra) acho fantastico quando um livro nos marca tanto que nos sentimos amigos do autor. Acho isso demais.
Adorei os quotes escolhidos e espero que você continue se encantando pela autora ;)
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Olá! Eu ainda não li nada da autora, e fiquei triste por isso, porque parece incrível. Vou colocar na lista.
ResponderExcluirbeijos!
http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/
Só pelas quotes já me deixou curiosa hahahahah
ResponderExcluirBeijos,
http://www.umamineirasonhadora.com/
Olá! Eu e minha mãe amamos a Lya Luft, é uma das únicas autoras que nós duas gostamos, por isso tenho um carinho especial por ela.
ResponderExcluirhttp://whoisllara.com
Olá, Lara.
ExcluirQue maravilha, a Lya é mesmo incrível <3.
Beijos.
Oi
ResponderExcluirTem alguns momentos que precisamos de um livro assim pra nos inspirar a seguir em frente e passar por algumas dificuldades. Ou então só pra nos motivar mesmo.
Beeijos!
O Outro Lado da Raposa
Oi Ines!
ResponderExcluirTão bom a gente pegar um livro e sair marcando várias citações <3 Ano passado vivi isso com Todo Dia, do Levithan. Esse ano, ainda não rolou um que eu saisse marcando quotes loucamente, mas espero que aconteça. Perdas e Ganhos parece ser um livro bem reflexivo :D vou procurar saber mais dele.
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Oi Inês,
ResponderExcluirEu tentei ler um livro da Lya Luft quando estava na escola, e n consegui terminar. Nao lembro q livro era, nem o que me fez abandonar a leitura, mas desde então nunca mais tentei ler nada dela.
Acho que é bem possível q eu n tivesse maturidade suficiente para a leitura, então quero ver se dou outra chance para a autora.
Abraço,
Alê
www.alemdacontracapa.blogspot.com
Olá, Alexandre.
ExcluirEu entendo, tem fases da nossa vida em que não gostamos de um livro, não necessariamente porque ele é ruim, mas porque não é a época de ler.
Beijos.
Inês, não conhecia esse livro. Mas, fiquei interessada por ver que ele apresenta esse tom amigo em sua narrativa. É legal ler obras em que parece que o autor conversa diretamente com você. :) Bacana a resenha.
ResponderExcluirBeijo, beijo - megsarmybookclub.blogspot.com.br
Que livro diferente! Nunca li nada do estilo, tão marcante assim e que interaja com o leitor. Gostei, tem todo jeito de nos fazer refletir bastante, e ao mesmo tempo sabermos que não somos os únicos agindo de tal forma no mundo
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "Ser feliz é assim", vem conferir!
Olá, Carol.
ExcluirLi o livro justamente por estar buscando algo diferente e me surpreendi muito positivamente, adorei a obra.
Beijos.
Olá.
ResponderExcluirLya Luft está entre minhas escritoras preferidas.
Esse livro eu também achei bom e recomendaria aos meus amigos.
é um daqueles livros que nos tocam.
Beijos
http://www.leituradelua.com
OI, Inês!
ResponderExcluirQue bom que aproveitou tanto a leitura! Confesso que nunca tive interesse nos livros da Lya, embora já tenha visto muitos por ai. Esse tipo de leitura geralmente não me agrada :~
bjos,
Bianca
www,blogsomaisum.blogspot.com
Oi Inês :)
ResponderExcluirEu adoro os livros da Lya. Já li alguns livros dela e todos foram fontes de grande inspiração. Ela escreve de uma forma que parece que conversa com a gente. É bom demais!
Ainda não li Perdas e Ganhos, mas estou de olho nele. E depois de tantos elogios, não tem como não querer ler. Achei suas colocações bem bacanas e, confesso que me assustei por não ter sido 5 estrelas, afinal vc falou de forma bem apaixonada a respeito do livro. Mas entendi sua posição, muitas vezes isso já aconteceu comigo.
Beijos
Coisas de Meninas
Olá, Neyla.
ExcluirEu tive que tirar uma estrela por conta disso, mas não deixo de recomendar muito o livro mesmo assim, ele é incrível demais <3. E a Lya também é maravilhosa.
Beijos.
Acho que só li um livro da autora até hoje, e lembro que gostei bastante!
ResponderExcluirQuero ler esse também! *-*
beijos
www.apenasumvicio.com
Oie, Inês!
ResponderExcluirÉ uma maravilha quando a leitura nos envolve e a gente termina com esse sentimento de ter acabado de sair de ter uma das melhores leituras. Já ouvi falar muito de Perdas e Ganhos; a maioria das críticas foi positiva. Infelizmente não é meu gênero favorito, não sei se vou arriscar a leitura.
(E ah, quanto à sua pequena decepção e justificativa de nota 4, é assim mesmo. Nem todo livro é perfeito! hahaha)
Tem post novo no Me Livrando. Aguardo com prazer sua visitinha. Já estou seguindo você.
Com carinho,
Celly.
http://melivrandoblog.blogspot.com
Oi, flor!
ResponderExcluirAinda não li nada dessa autora, mas conheço muitos fãs dela. Tenho certeza de que me entregar a um dos seus livros seria especial… Assim como você narrou, acho que refletir sobre nossas próprias vidas por meio das palavras de alguém é algo que nos faz crescer. Livros assim merecem ser conhecidos. Espero ter a chance de ler algo dessa autora e acho que esse livro seria uma ótima maneira de começar o meu contato com ela.
Beijos, flor!
My Queen Side – Blog Literário
Olá, Francine.
ExcluirÉ um livro que realmente nos faz refletir e aprender muitas coisas, acho que por esse motivo também que a leitura me marcou tanto. Acho que você iria gostar de ler algo dela.
Beijos.
Não me mate, mais nunca li nada dela.... Sei que ela é uma autora incrível, mas não tive a oportunidade ainda!
ResponderExcluirAdorei a resenha, talvez para algumas pessoas o seu ponto negativo seja exatamente o que a pessoa precisa ouvir né!!!
Beijokas
www.jeitodler.com
Gostei da sua critica, positiva e sincera, vou tentar adicionar esse a lista de leitura.
ResponderExcluirVêm visitar o blog!
Aproveita e participa do sorteio ♥
http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
Cara.... Que resenha foi essa?
ResponderExcluirEu não conhecia a autora, nem o livro! Mas pooh... não sei se foi a sua escrita ou o que você quis dizer ...
To louco pra ler, de verdade.
beijo
mundoemcartas.blogspot.com.br
Oi Inês, primeira resenha que vejo do livro! E fiquei muito interessada nele, parece ser um conteúdo bem surpreendente e gostoso de ler, me identifiquei na obra pela sua resenha. Espero ler em breve!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com
Fantástica a ideia dos personagens sermos nós e o livro contar sobre a vida. O livro parece incrível e eu nunca li nada da autora, por enquanto
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.
Lya Luft definitivamente fez parte da minha infância e sem dúvida, é uma das responsáveis pelo meu gosto por leitura. Gostei demais de ver a resenha desse novo livro da autora, e a resenha me causou nostalgia e vontade de ler imediata. Tenha um dia abençoado, beijos!
ResponderExcluirBlog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br
Olá, Paula.
ExcluirEla é incrível, só fiquei triste por não ter conhecido seu trabalho antes. Adorei a autora <3.
Beijos.
Não li nenhum livro dela, mas sempre leio a coluna na Veja.
ResponderExcluirQuero ler, ainda mais que você me ganhou quando disse que os personagens somos nós e a protagonista é a vida.
Uau!
Ela fala bastante sobre maturidade na coluna mesmo. Deve ser porque é a fase que mais se identifica. Bom, um dia vamos chegar lá também, né?
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com