"Iemanjá e Oxalá são orixás que muita gente conhece de nome, mas a maioria nem imagina a história interessante que eles têm. Neste livro, além de contar a lenda desses e de muitos outros orixás, Marion Villas Boas conversa de perto com o leitor. Ela conta como pessoas vindas de diferentes regiões da África chegaram ao Brasil e se uniram pelo culto aos orixás, explicando a origem do candomblé e mostrando sua riqueza."
A coisa que mais vejo por aí são pessoas com extremo preconceito com relação as diferentes religiões, principalmente o candomblé. Sempre escuto comentários preconceituosos que são consequência da ignorância. Eu sou espírita, mas sempre tive muita curiosidade com relação a outras religiões e quando surgiu oportunidade de ler esse livro, que conta um pouco mais sobre as lendas dos Orixás, eu não exitei.
A obra tem uma linguagem simples, com narração que dialoga com o leitor e conta um pouco sobre o mito dos principais Orixás. Tem também uma introdução falando um pouco da influência africana em certas religiões brasileiras.
Eu confesso que gostei bastante da história, adquiri certo conhecimento sobre essa cultura tão rica e interessante. São histórias que são mais conhecidos por serem transmitidas oralmente, por isso sofrem alterações. Aliás, são mitos, por isso não espere nada realista. É algo bastante fantasioso mesmo e tem até certa semelhança com a mitologia grega. Falo principalmente em relação a personalidade explosiva dos personagens retratados. Eles têm características bem humanas, defeitos e qualidades.
Não espere nada além da história dos Orixás mesmo. O resto é superficial, então, se você quer saber mais detalhes sobre a religião em si recomendo pegar uma obra mais aprofundada. Inclusive, após ler esse livro, fiquei realmente curiosa para saber mais sobre essa cultura que faz parte da história do Brasil.
Esse é um livro voltado para o público juvenil, então a história é suavizada e creio que as partes mais fortes não foram inclusas. O eufemismo foi bastante utilizado.
A edição está incrível, como de costume dessa editora. Conta com várias ilustrações, revisão impecável e um trabalho gráfico de dar inveja a grandes grupos editoriais. Sempre fico admirada com o capricho da Biruta/Gaivota.
Em suma, indico o livro para o público juvenil que quer saber um pouco mais sobre a história de uma das religiões mais ricas. É claro que, após a leitura desse livro, resolvi pesquisar algo mais aprofundado para ler, pois foi uma experiência de leitura bastante interessante e enriquecedora.
Quotes:
"Remédio e veneno, tudo é uma questão de dose."
Livro: Os Orixás Sob o Céu do Brasil
Autora: Marion Villas Boas
Páginas: 96
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481148
Oi Ines , tudo bem ?
ResponderExcluirEu imagino o peso do preconceito contra as religiões africanas , lamentável né!!!
O único livro que eu li sobre o tema foi um do Robson Pinheiro , mas não curti muito rsrs
Achei as ilustrações lindas :)
bjos
Ariane
www.resenhasdelivros.com.br
Olá, feliz ano novo!
ResponderExcluirRealmente o preconceito em torno das religiões africanas é forte, mas tb é muito bonita! Gostei da sugestão, simples e explicativa!
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Eu sempre tive interesse por essa religião, não entendo o preconceito das pessoas! Enfim, o livro aprece ser bem bom!
ResponderExcluirTe indiquei em uma tag, ficarei muito feliz se você responder. <3
Beijos!
http://relicario-literario.blogspot.com.br/
Não conhecia esta obra, mas confesso que me aguçaste a vontade de o ler :)
ResponderExcluirhttp://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Achei legal, mas não curto muito livros com mitos, estudei na escola bastante sobre as religioes e os mitos africanos, são bem legais!
ResponderExcluirbeijos
http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/
Oi, Inês, tudo bem?
ResponderExcluirAssim como você também sou estudante do espiritismo. De fato algumas pessoas não tem a mente aberta para o estudo/conhecimento de outras culturas/doutrinas o que tem ligação direta com a ignorância.
Esse livro parece ser bem interessante. Certa vez li que o nome Janaína é o mesmo que Iemanjá, rainha do mar. =)
Beijos,
Nina & Suas Letras
Olá, Janaína.
ExcluirÉ uma pena mesmo que ainda exista tanta ignorância. Olha só, pelo que li Iemanjá é ótima, que bom que seu nome tem ligação com ela!
Oi!
ResponderExcluirUm feliz ano novo!
Achei legal, eu gosto de mitos e livros juvenis, mas nunca li nada sobre mitos africanos.
Abraços
LiteraMúsicas | Fanpage
>>Já viu a Maratona #SemPararDeLer? Você monta sua própria meta de leitura e ainda concorre a prêmios!
Adoro os livros da Biruta, pois são sempre enriquecedores. Já havia visto essa obra e ficado interessada. Ótima dica! *___*
ResponderExcluirBeijo
Olá, Sofia.
ExcluirSão mesmo, por isso que adoro essa editora <3. Obrigado.
Beijos.
Eu não conhecia o autor. Amei, sua resenha! Adoro ler, este livro vai ficar na minha wishlist.
ResponderExcluirFeliz Natal e Ano Novo (atrasado rs)
verbomaria.blogspot.com.br
Oi Inês, achei esse livro lindo, a editora caprichou na edição. Não sei se é uma leitura que me atrai, provavelmente eu não leria, mas acho o tema muito interessante!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com
Oiee, tudo bem?
ResponderExcluirEu sou católica, mas não tenho nada contra outras religiões, tenho amigos de todas as religiões e ceitas que você pode imaginar... porém eu tenho um bloqueio com livros de outras religiões, não se torna uma leitura prazerosa, já ate tentei, mas acho que foram os livros errado.
Gostei bastante da sua resenha, e acho que esse seria um livro que daria uma chance.
Beijos da Di ❤
Parte de Minha História
Oláaa!
ResponderExcluirEu não li, na verdade eu não sou fã de livros que vão pro lado religioso, não consigo me concentrar, maaas eu achei uma obra muito legal e interessante. Acho que é uma forma que nos ensinar e realmente quebrar o tabu de algumas coisas. Gostei das fotos, achei que a diagramação ficou bem bonita :D
Beijinhos,
http://www.entrechocolatesemusicas.com
Oi Inês, tudo bem? Achei tua resenha simplesmente ótima, muito completa e detalhada! O livro deve ser realmente bom pra quem gosta do assunto, eu achei a edição muito bonita! Como não tenho religião, infelizmente não me interesso muito pelo tipo de leitura :/ mas conheço uns amigos que gostam, vou passar o link da postagem pra eles, ok? Estou te seguindo e aguardando novas postagens! :-)
ResponderExcluirBeijos,
www.artigo2.com.br
Inês, adorei a indicação e a resenha! Acho bacana essas obras existirem pra tentar desmistificar um pouco esse receio que as pessoas possuem com outras religiões ou crenças. Há uma história por trás de todas elas e, no final das contas, elas estão aí pra servir como um guia para o bem. Sem contar que, como literatura, elas rendem muito. Sei pouco sobre os orixás, mas deu pra perceber que o livro tem um conteúdo que já auxilia nesse processo de conhecimento. Além de ser lindo, bem ilustrado.
ResponderExcluirBeijo, beijo - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/
Olá, Meg.
ExcluirÉ mesmo bem bacana ler sobre algo diferente, o livro é bem bonito graficamente mesmo, a Biruta sempre arrasa.
Beijos.
Tenho muita vontade de conhecer outras religiões. Uma das minhas metas para esse ano é conhecer o espiritismo e as filosofias do budismo.
ResponderExcluirEu também fico impressionada com o preconceito das pessoas para com algumas religiões. Creio que devemos ter respeito com a fé alheia.
Resenha linda! Amei! Beijo! Até mais.
http://eueminhacultura.blogspot.com.br/
Olá, Karina.
ExcluirObrigado, fico feliz que tenha gostado. Também tenho curiosidade pelo budismo!
Beijos.
Oi Inês !!!
ResponderExcluirConfesso que a sua resenha me chamou muito a atenção, principalmente por se tratar de algo relacionado a outra religião, uma que conheço pouquíssimo por sinal.
Eu tenho que concordar contigo, uma das coisas que eu mais vejo, e que mais me irrita, é o preconceito a outras religiões. Acho que esse tipo de livro é extremamente importante para os jovens, não apenas para demonstrar um pouco do Camdomblé, mas também para mostrar a riqueza de outras culturas, culturas que estão presentes no Brasil !!! Fiquei muito feliz com sua resenha, me deu vontade de ler o livro e conhecer um pouco mais sobre os Orixás !!!
Beijinhos
Hear the Bells
Ainda ontem conversava com minha mulher sobre essa religião, tentava explicar meu respeito por ela e tals, bacana ver uma publicação assim, gostei de manter o foco na historia dos orixás e não só na religião em sim, uma pena mesmo é essa amenizada nos fatos.
ResponderExcluirOlá, Franci.
ExcluirCreio que isso aconteceu mais por ser um livro infantil, mas mesmo assim é uma obra bem interessante de ser lida!
Beijos.
Olá! Na escola que estudei desde meu primeiro ano até os dez sempre valorizamos muito a África, tive vários projetos sobre, é um assunto bem interessante que eu adoro, quero muito ler esse livro.
ResponderExcluirhttp://www.whoisllara.com/
Eu amei a resenha, quero esse livro pra ontem! Infelizmente ainda existe muito preconceito. Graças a Deus sou católica e minha família sempre me ensinou a ser respeitosa com a religião dos outros. Sou professora de capoeira e as pessoas confundem muito nossa arte com religião, por isso comecei a me aprofundar nas religiões de matrizes africanas, daí nasceu o conhecimento e a admiração. Livros como esses deveriam ser indicados nas escolas. Tenha um dia abençoado, beijos!
ResponderExcluirBlog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br
Oi Inês. Adoro leitura infanto Juvenil. Fiquei bem interessada nessa leitura e em outras também. Se você poder indicar as próximas que achar desse assunto ficaria grata. :D :D Adoro conhecer sobre outras religiões, apesar de não pertencer a nenhuma. :P :D Bjoks da Gica.
ResponderExcluirumaleitoraaquariana.blogspot.com
Olá, Giane.
ExcluirÉ sempre interessante realizar esse tipo de leitura, pode deixar que eu vou sempre deixar a dica por aqui quando conhecer algum.
Beijos.