22 de dezembro de 2014

Resenha - Ícones

"Após a Terra ter sido invadida por seres alienígenas misteriosos, Dol, a única sobrevivente de sua família, passou a morar em uma pacata cidade camponesa junto de seu melhor amigo, Ro. Apesar da relativa segurança, os amigos sempre suspeitaram que possuíam algo de especial, até que, repentinamente, são capturados pela Embaixada. Agora, juntos de Tima, outra prisioneira, e Lucas, filho da poderosa embaixadora e garoto por qual Dol nutre uma perigosa atração, todos perceberão que o encontro dos quatro não é mera coincidência: é uma conspiração."

 Eu achava que tudo que tinha alienígena tinha que ser bom, achava impossível algo ter esse elemento e não dar certo. Mas tinha me enganado. Ícones peca em sua narração e peca também na história. Aliás, é difícil ver um aspecto em que esse livro não tenha pecado.

 Pra começo de conversa eu preciso admitir que a leitura é lentíssima, tive que ficar me forçando para conseguir seguir em frente com a leitura. 

 Um dos problemas da narrativa é a repetição constante dos nomes dos personagens. Não ocorreu a utilização dos pronomes. As frases ficavam em algo como "Fulano bebeu água. Fulano foi caminhar. Fulano encontrou uma pedra no caminho". Isso me irritou. 
 Outro problema da narrativa são os termos que a autora criou, coisas como Botões e Simpas. Mas o problema não foram os termos em si, mas o fato de haverem poucas explicações sobre eles e toda vez que um aparecia eu ficava totalmente alheia. 


 Algo no desenvolvimento da história a fez parecer desinteressante. Amo ler qualquer coisa que envolva E.T.'s, mas nesse livro o tema ficou sem graça. Aliás, eu não consegui me interessar muito pela trama da obra em si. Fiquei imaginando como as coisas poderiam ser melhores desenvolvidas de modo a ficarem mais interessantes de serem lidas.

 A protagonista me irritou profundamente. Ela é egoísta, toma atitudes sem pensar e depois, na hora de sofrer as consequências, ela não sabe o que fazer. Uma personagem que, inclusive, me pareceu cínica. Acabei criando antipatia por ela. 

 Ro me pareceu o mais interessante entre todos, ele, porém, tem uma personalidade que me pareceu de certa forma artificial. A relação dele com a protagonista é clichê ao extremo, algo que já vimos antes uma dezena de vezes, e em outras obras pode até funcionar, mas não nessa.

 O romance é confuso porque a protagonista não sabe o que quer e isso é sempre chato quando acontece. A verdade é que existe um triângulo amoroso que não me convenceu em nada.

 No fim das contas a autora conseguiu fazer com que a obra desse margem a continuação, do tipo que têm várias. Muita gente começou a ler por ela ser uma das autoras de Beautiful Creatures, mas o que mais vi foram resenhas decepcionadas com relação a essa obra.


 A capa desse livro não é feia, mas também não é bonita. Creio que a obra poderia ter tido uma arte de capa mais chamativa, mas entendo o que a editora quis com esse padrão. A revisão está boa e a diagramação bem feita.

 Em suma, Ícones foi um livro de leitura arrastada e trama insatisfatória, sem falar da minha apatia pelos personagens. O pior de tudo é que ele é o primeiro de uma série que parece que vai se tornar gigante e eu realmente não estou disposta a acompanhar.

Quotes: 
"Às vezes eu queria não sentir nada." 
"Aquilo do qual eu me lembro e o modo como me sinto são as duas únicas coisas da qual não tenho como escapar, não importa o quanto eu queira."

Livro: Ícones
Autora: Margaret Stohl
Páginas: 384
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501062048

45 comentários:

  1. Li a sinopse e me interessei, mas ao ler sua resenha, me desanimei para colocar o livro na minha listinha, hahaha :(
    Mas, acho que para o autor tratar desse assunto (alienígenas), precisa tomar muito cuidado.
    Bem, pelo menos amei a capa! haha
    Ótima resenha!

    Beijos, Carol. E ah, um Feliz Natal <3
    http://www.pequenaleitora.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Inês!
    Não conhecia o livro, só li A hospedeira envolvendo alienígenas, mas como gostei da história imaginei que também poderia gostar de outros livros com esse tema. Confesso que quando vi a autora já desanimei um pouco, a escrita dela já não me convenceu em Beautiful Creatures, série que eu já terminei me arrastando, então dispensar a leitura...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Evelise.
      Se a escrita dela em Beautiful Creautres for que nem em Ícones eu vou passar longe! Rsrs. Eu também gostei de A Hospedeira.
      Beijos.

      Excluir
  3. É a primeira vez que vejo este livro e pelo o que estou notando, não irei colocar em minha lista de livros para 2015. Ele está igual ao Ergue-se a Noite porém, na metade do livro havia ficado super interessante. Já li vários livros que acabei abandonando por este mesmo motivo, raiva do personagem, raiva da estória ruim, raiva de tudo que tinha no livro (klkkkkk até do autor), no meu caso foi Teorema Katherine, pense em um livro ruim (pelo menos para mim sim), A menina que roubava livros, Cidades de Papel, esses são um dos livros que não consegui continuar a leitura pelo fato de ter tido a mesma "sorte" que você, ter antipatia pelos personagens, a leitura ser muito lenta e o livro nem se quer ficar bom.

    ∞ visita se quiser ∞ inocentementeingenua.blogspot.com.br ∞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jhessica.
      O Teorema de Katherine eu também tenho aqui, mas a verdade é que os comentários não são nada positivos e eu fico adiando a leitura. Nem sei se ainda quero ler =/.
      Beijos.

      Excluir
  4. OOoi,

    Eu gostei muito da escrita da Margareth em 16 luas... Mas não tinha me interessado pela obra. Pelo visto, você também não gostou muito! Uma pena que você não se envolveu tanto na leitura :(
    Os pontos que você citou, acho que o que mais me incomodou foi a leitura arrastada :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi

    Pelo visto esse livro foi decepção total, nem a capa agradou. O tema ETs nunca chamou minha atenção, nunca foi um tema de muito interesse pra mim. Acho que o único livro que li com esses seres foi A Hospedeira e eu nem sabia que se tratava de algo assim.
    Não me interessei por Beautiful Creatures por causa dos vários comentários negativos e nem o filme despertou meu interesse.
    Não tenho interesse nenhum em arriscar nessa leitura.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caline.
      Foi mesmo, decepção TOTAL. Com esse tema eu já li A Hospedeira e A 5 Onda e ambos me agradaram, já estava achando que nada com E.T.'s podia ser ruim, até porque sou fascinada no assunto, mas esse livro foi um balde de água fria (no inverno). Eu também não me interessei por Beautiful Creatures e nem mesmo pelo filme :p, rsrs. Acredita que esse livro vai ser adaptado pro cinema?
      Beijos.

      Excluir
  6. Oii. Não conhecia essa história e, realmente não me motivei a ler. Não gosto de livros relacionados a alienígenas, e me desmotivou ainda mais com os fatos que tu não gostou do livro. Sinceramente, passo essa história para quem gosta do assunto.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olha primeiro depois que li a sua resenha fiquei um pouco com receio até de comprar esse livro, porque ODEIO histórias que sejam confusas e com certeza eu daria 2 ou 3 estrelas para ele. Porque houve isso em alguns livros que li esse ano e não gostei por conta desse detalhe.
    As vezes os autores querem mostrar uma história e acaba fazendo outra coisa.
    Eu fiquei injuriada com alguns livros, mas fazer o que né?
    Isso acontece!

    Masss...Eu acho que ano que vem quem sabe eu tentarei ainda ler esse livro e o outro.
    Só para poder conhecer a escrita das autoras.
    Enfim...

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Quando vi a capa pela primeira vez, pensei: "tá faltando alguma coisa aí".
    Sua resenha fará com que eu passe um pouco longe desse livro.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ines, tudo bem querida?
    Ohh, que triste a leitura não ter fluido. Mas entendo sua dor, tipo, livros com repetição são um saco, até pq, tem horas que o autor parece chamar o leitor de bobo, devido a numero de vezes que dá enfase em alguma coisa. Pessoalmente não conheço nada da autora. Sei que ela escreveu Desseis Luas tambem junto com outra ne? Tenho vontade de conhecer a trilogia (se não me engano). Dizem ser muito boa. Esse ai pessoalmente, a sinopse em si, já não me motiva a leitura. Achei fraca, e pelo que você contou na resenha, ate meio forçado.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, David.
      É bem triste mesmo =/. Sim, talvez a parceria dela com outra tenha dado certo! A questão da repetição foi tão desnecessária, acho que foi um erro mesmo porque nem era pra dar ênfase =/.
      Beijos.

      Excluir
  10. Ainda não tinha ouvido falar, e pela sinopse não sei se leria, não costumo me interessar por coisas de alienígenas. Que pena que foi ruim, e a capa não é bonita mesmo não. Estou lendo a série Dezesseis Luas da autora junto com outra, é legal.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Inês! Poxa, tinha muita vontade de ler esse livro (por ele ser da Margaret e por ter uma premissa que parecia ser bem interessante) e fiquei super triste ao saber que ele pecou tanto! Fui ficando cada vez mais desapontado a medida em que lia as linhas da sua resenha. É uma pena saber que a Margaret Stohl (que junto com a Kami arrasou em Beautiful Creatures) tenha errado tanto em "Ícones"! :/

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Nossa, é bem complicado mesmo! A verdade é que o livro solo da Kami foi muito bem comentado e o solo da Margaret foi bastante criticado. Provavelmente a parceria das duas deu certo mais pela Kami, ou talvez a autora tenha se perdido sozinha. De qualquer forma fica a pergunta.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi, Inês!
    Eu realmente desisto de ler este livro. Juro. Esta não foi a primeira resenha negativa que li. É uma pena que a autora tenha escrito algo tão ruim.
    E o livro é até grande devido à qualidade.
    Parabéns pela sinceridade.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Olá! Já li toda a saga beautiful creatures e detestei, não pretendo chegar perto de mais nada da autora, ainda mais que você não gostou desse.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gabi! Tudo bem?
    Olha, vou te contar uma coisa, nem quando a Margaret Stohl contou com a parceria da Kami Garcia para escrever "Beautiful Creatures" eu fiquei curiosa para conferir a série, porque a sinopse era batida e as resenhas me desanimaram. Eu esperava que os livros independentes das autoras fossem melhores e apesar de "Ícones" ter uma sinopse até interessante (por favor, são alienígenas!!!) fiquei super decepcionada que nem esse atrativo especial salvou o livro :/ Se eu já estava desanimada, perdi completamente o fiozinho de curiosidade quando descobri que a história é a primeira de uma série. Se a Stohl não funcionará comigo, espero que o contrário aconteça com a Kami.
    Curti a sinceridade da resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Eu também achei a sinopse batida, muito 'mais do mesmo'. Fiquei mais curiosa pelos comentários positivos, mas realmente não me animei ao ler a sinopse. Pena que um tema são bom como alienígenas tenha sido estragado, eles perderam totalmente o brilho! Obrigado <3.
      Beijos.

      Excluir
  15. Não conhecia o livro, mas tem o tema que eu gosto *_* já quero ler

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  16. Gosto muuuuito de livros assim, com sua resenha e com essa capa que eu achei até bonita, deu muita vontade de ler!

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá =D

    Gostei da premissa do livro, e estava curiosa sobre ele.
    e então cheguei aqui e vi sua resenha. E sou grata XD
    Sinceramente, eu adoro o tema, mas se é da forma como você descreve na resenha, quero passar longe.
    Eu sei que não teria paciência com este livro. Você foi perseverante, eu provavelmente o abandonaria kkk

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Livy.
      Confesso que o que mais me passou pela cabeça foi abandonar o livro, mas eu não gosto de fazer isso, principalmente com obras de parceria =/. Acho que você se livrou de uma boa não querendo mais esse livro!
      Beijos.

      Excluir
  18. Não sou a maaaiooor fã de livros nesse estilo, sou mais próxima aquele velho e bom clichê dos romances dos dias atuais sabe?! Mas amei a resenha! Um beijo
    @luanagabrielyroza (insta)
    damaindelicada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Tenho um profundo fascínio e um exímio medo de adentrar em assuntos extraterrenos. Sempre penso que se a trama é bacana, fico feliz e satisfeita - até mesmo em acreditar que isso poderia ser real. Mas, se é ruim, é traumatizante. hehe A maneira como você descreveu, definitivamente, não me empolgou pra embarcar nesse livro. Tomara que outros, novos, supram todos esses erros de narrativa e conteúdo desse aí.

    Beijo, beijo - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Meg.
      Todos os outros livros me fizeram acreditar que coisas desse tipo realmente poderiam acontecer, mas esse realmente nem me deu essa sensação. Me irritei demais =/.
      Beijos.

      Excluir
  20. Pela sinopse já não me interessei muito, mas quando li que a protagonista é irritante e não houve uso de pronomes já desisti, coesão pra que?
    Alguns autores até podem optar por utilizar sempre o sujeito, mas essa marcação me irrita. Parabéns pela resenha sincera!!
    Beijos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Poxa, que pena que a leitura não conseguiu ser tão satisfatória :/ Eu gosto desse lance de alienígenas, então talvez eu dê uma chance para esse livro, apesar dos pesares. Vou ver ainda. Ótima resenha, espero que sua próxima leitura seja melhor.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ai, não gosto muito dessa autora. Li Dezesseis luas e detestei... Meu olho acendeu um pouquinho quando vi que o livro era sobre aliens (to pesquisando pra escrever algo nesse estilo) mas que péssimo que não foi satisfatório!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabel.
      Nossa, não é tão comum ver alguém que não curtiu Dezesseis Luas. Também amo aliens, mas realmente não acho que você deveria usar esse livro como referência, sério. Mas adoro obras com E.T.'s! Quando a sua ficar pronta pode me mandar a sinopse e capa, fiquei curiosa!
      Beijos.

      Excluir
  23. Olá Inês, tudo bem ???
    Não conhecia esse livro, a única coisa que eu conhecia era o nome da autora, rsrsrs, que é a mesma autora de Dezesseis Luas. Eu gostei bastante da história de Dezesseis Luas, e tive uma baita surpresa quando você disse que não gostou da história desse livro. Mesmo sem nunca ter ouvido nada sobre ele, eu imaginei que seria interessante !!!
    Pena que o livro é ruim, se não fosse sua resenha provavelmente eu iria comprar na esperança de que fosse um bom livro... Até porque eu pensava da mesma forma que você, se a história é relacionada a seres extraterrestres ela não pode ser ruim, rsrsrs
    Adorei a sua sinceridade na resenha, e gostei muito de ver todos os pontos fracos do livro, agora vou pensar duas vezes antes de ter vontade de comprar o livro, rsrsrsrs

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Tudo ótimo e você?
      Muito obrigado, sinceridade é comigo mesma, rsrs.
      Mas eu também achava que com aliens a coisa não tinha como ser ruim, mas me enganei, rsrs. A trama realmente não funcionou comigo.
      Beijos.

      Excluir
  24. É tão chato quando lemos algo que não nos satisfaz, não há nada mais desapontante =\

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  25. Quando li a sinopse e vi que o livro é sobre ET's fiquei curiosa para ler, pois sou igual a ti não consigo pensar que um livro que fale sobre et's seja ruim. Mas realmente pela sua resenha o livro deve ser bem ruim, não me agrado nem um pouco com livros de leitura arrastada.
    E se fosse eu que estivesse lendo eu nem terminaria, pois se tem uma coisa que me irrita é ler um paragrafo assim "Maria comprou pão. Maria foi para casa. Maria comeu o pão. Maria cagou" será que a pessoa já ouviu falar em pronomes. Adorei a resenha e gostei muito mesmo de você expressar sua opinião de forma sincera!

    No Capricho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viih.
      Oown, fico mega feliz que tenha gostado da resenha e da minha sinceridade. Muito obrigado. A ausência de pronomes me incomodou muito mesmo, chato ler algo assim.
      Beijos.

      Excluir
  26. Tenho escutado bastante gente reclamando desse livro.
    Neeeeeem vou tentar ler e ver a minha opinião.
    Ainda mais que além de chato é uma série gigante.
    Amo histórias com ETs, mas, dessa vez eu passo.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oii, tudo bem?
    Da autora já li 16 e 17 Luas, até gostei, mas a partir dos outros achei que ela se perdeu muito, Icones eu não conhecia, deu até medo agora!
    Bjs

    http://a-libri.blogsot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Que pena que a leitura foi tão desagradável assim :/ e olha que o livro não é curto, então imagino como deve ter sido chato. Isso se ela ainda também não brisou em relação ao tema dos aliens né haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem especial de natal, vem conferir!

    ResponderExcluir
  29. Olá Inês,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, não li nada de alienígenas ainda, mas pela sua resenha não vai ser por esse livro, mas gosto da capa....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Como a autora conseguiu decepcionar com uma história dessas? Agora fiquei curiosa, viu?!
    Acho que a capa poderia ser um pouco mais bonita, atrairia mais leitores, com certeza.
    Ah, agora eu fiquei curiosa! rsrs
    Boa sorte com a próxima leitura, espero que seja melhor.

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. A premissa parece interessante. Uma pena que lhe decepcionou.
    Nunca li nada voltado para os E.T's, mas eu gostaria de ler, acho que não será por esse.
    Abraços e boas festas,
    http://blog-leiturasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Ah, nossa Inês, sinceramente eu estou chocada! Gosto bastante da Margaret Stohl desde Beautiful Creatures e estava realmente pensando em comprar esse livro, pois achei a sinopse muito boa! Fiquei namorando na livraria e desisti de comprar Ele Está de Volta para (quem sabe) adquirir Ícones. Enfim, pretendo lê-lo ainda, mas fico feliz que sua resenha tenha diminuído um pouco minhas expectativas, assim se não gostar não irei me decepcionar tanto.
    Beijos!

    lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Inês tudo bem?
    Então depois de ler a saga Dezesseis Luas e me decepcionar por completo juro que fiquei com o pé atras com os lançamentos tanto da Margareth quanto da Kami, mas pensei: talvez separadas elas sejam melhor e pela sua resenha a resenha que já li do livro de Kami, já vi que elas são um desastre tanto juntas, quanto separadas obrigado por me fazer na perder meu tempo!!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  34. gabi se eu te contar que fiquei mais ansiosa pra ler depois de você falar os pontos ruins do livro KKKKKKKKKKKKKK sos
    acredito que só a narrativa vai me lascar, pq ninguém merece "eu me levantei", "agora me sentei" ZzZZzz

    besos
    ~nathália n.
    Livroterapias

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric