10 de outubro de 2014

Resenha - O Doador de Memórias

"Em um mundo aparentemente ideal não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.
Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar."

 Com a proximidade da adaptação cinematográfica da obra, a Arqueiro lançou uma nova edição do livro aqui no Brasil, que antes era conhecido por poucos. Confesso que gosto tanto de distopias que não costumo recusar a oportunidade de ler uma. Essa em especial me marcou por sua qualidade inigualável e história muito bem escrita.

 Mais uma vez a ideia de "sociedade perfeita" é abordada. A questão de como seria se tudo fosse "perfeito". Dessa forma a autora retrata até mesmo a importância das escolhas, dos erros e traz mensagens subentendidas que nos fazem refletir sobre vários aspectos da vida. 


 A história é bem escrita, bem delineada e muito interessante de se ler. A autora fez um livro curto, mas que vai direto ao ponto e não deixa a desejar no desenvolvimento da trama. É tudo muito bem amarrado, a leitura prende e os acontecimentos são interessantes. Sem falar que ao longo de toda a narrativa nós ficamos ávidos por respostas que SÃO dadas, mesmo que esse seja o primeiro volume de uma série. A história tem uma boa finalização, o que faz com que o leitor opte por ler ou não a continuação, já que a obra tem um final fechado.

 O protagonista tem uma construção interessante. A personalidade dele me fascinou e o fato de todos os sentimentos sentidos por todos serem deixados bem claros foi um ponto positivo. 

 Os personagens secundários também me conquistaram. Nada é forçado, eles tem personalidades únicas, encantadoras e interessantíssimas. Mesmo em uma sociedade onde tudo é padronizado, a autora conseguiu deixar claro as diferentes personalidades de todos.

 Não existe romance na obra, o que eu achei algo extraordinário. Vejam bem, eu gosto de romance, mas nem sempre ele se faz necessário em uma história, como no caso dessa. O fato dele não aparecer deu mais foco ao que era de fato importante na obra e o diferenciou de outras tramas. 


 A edição da Arqueiro está, como sempre, impecável. Sem erros de revisão, a capa muito me agradou, apesar do protagonista ser mais jovem do que o rapaz que aparece na imagem. Existe nela aspectos de toda a obra que não posso citar por ser spoiler, mas depois que conhecemos a história e analisamos melhor a capa esses detalhes ficam perceptíveis.

 Em suma, O Doador de Memórias é uma distopia incrível, com tudo na dose certa e uma história arrebatadora e envolvente. Os personagens são bem desenvolvidos e a sociedade "perfeita" criada pela Lois nos fará questionar muita coisa em nossa própria vida. Amei a obra e recomendo fortemente!

Quotes:
"O pior de ser quem guarda as lembranças não é a dor que se sente. É a solidão. As lembranças precisam ser partilhadas."

Livro: O Doador de Memórias
Autora: Lois Lowry
Páginas: 190
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412994


43 comentários:

  1. Olá Gabi, como vai?
    Ainda não tive a chance de ler a obra, mas confesso que AMEI o filme <3
    Adoro uma distopia e essa é tipo.. Incrível, pois foi pensada quando eu ainda era um bebê, haha!
    Adorei as fotos que você tirou, lindas demais *-*
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    No blog: Resenha premiada - "As Amazonas das montanhas"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thati.
      O bacana desse livro é que ele é uma distopia que foi escrita antes das distopias virarem moda. Fico feliz que você tenha gostado das fotos.
      Beijos.

      Excluir
  2. Ai meu coraçãozinho !!!
    A algum tempo eu estou namorando esse livro nas prateleiras das livrarias mas até agora não tive coragem de me aventurar pela história ... Mas confesso que isso não deve durar muito tempo, rsrsrs, logo logo eu não resisto a tentação e compro um exemplar para mim !!!
    Gostei muito da sua resenha, agora eu tenho certeza de que vou gostar do livro !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Estou com muita vontade de ler esse livro.
    Achei interessante não ter um romance, alguns livros focam tanto no romance que a distopia em si sica para segundo plano.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook - Tem promoção lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  4. Gostei, mas não do final!
    Estou louca para ver o filme!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Que resenha incrível. Tenho muita curiosidade em ler O Doador de Memórias, até deixei de ver o filme para ler antes. Sua resenha me deixou muito mais curiosa, e ele já está na minha booklist.
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
  6. Oláaaa!!!
    Todos estão falando bem do livro. Estou curiosa para ler.
    Adoro distopias, e acho que também irei gostar dessa!
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ter uma ótima trama, e estou louco para lê-lo. Assisti o filme no cinema e adorei e se o filme é bom, imagine o livro. Adorei sua resenha
    Abraços
    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha, adorei!
    Tenho muita curiosidade em ler esse livro, só estou vendo críticas positivas. E como também adoro distopias, tenho certeza que vou gostar.
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sabe, eu não estou com a menor vontade de ler esse livro, não sei se é por causa do frisson em cima do filme, ou se porque está na moda, mas por mais que me simpatize com a sinopse, não consigo me forçar a comprá-lo por enquanto.
    Quem sabe quando passar a "febre"

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Érica.
      Sei como é esse tipo de sentimento, rsrs. Estava assim também, mas tem uma hora que isso passa! Comigo foi assim com ACÉDE! Só que eu acabei lendo e não curtindo tanto.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi, Inês! Tô com muita vontade de ler esse livro (e assistir o filme também)! Me parece ser ótimo! Adorei a sua resenha e as suas fotos (que ficaram lindas)! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, nossa!!

    http://cronicas-de-seda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive a chance de ler a obra, mas confesso que amei o filme. Sua resenha ficou muito boa, e me deu ainda mais vontade de ler o livro. Beijos.
    http://lecry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Inês! :D
    Ah, admiro tanto resenhas como a sua. Prende o leitor do começo ao fim e isso é difícil para quem não conhece nada sobre o livro que é citado. É diferente quando para o leitor, o livro já tem uma certa repercussão e a resenha serve apenas para complementar sua opinião já formada ou mudá-la por completo.
    Para mim sua resenha foi única, pois realmente me interessou e se tornou uma leitura pretendida. Muito bacana, sua palavras despertam o interesse de qualquer um.
    Um beijo!
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mirella.
      Nossa, MUITO obrigado mesmo. Fico mega feliz que você tenha gostado da resenha <3.
      Beijos.

      Excluir
  14. Eu também amei!!! É uma distopia incrível, estou ansiosa pela continuação!
    Gostei do filme, mas achei o livro melhor...


    Eu estou aqui para divulgar o blog Meg's Army, do qual eu faço parte, onde tem postagem todo dia, cada dia por uma pessoa, todas integrantes de um clube do livro. Eu já estou seguindo seu blog (sou sua seguidora 2000!!!!) espero que possa seguir o meu e visitar lá!

    Dudi
    - Meg's Army Book Club - megsarmybookclub.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Inês, acredita que eu ainda não sabia que o livro era um relançamento? Tenho vontade de lê-lo e de ver o filme. Gostei da resenha.
    Vai ter uma maratona de resenhas no meu blog, com prêmio para os comentaristas, te convido para participar :) : petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Foi bom saber que a autora vai direto ao ponto nesse livro, é bem chatinho quando tem muita enrolação! Ah, que alívio, não sabia que esse livro tinha final fechado!
    Estou com muita vontade de assistir a adaptação desse livro para o cinema!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha, ficou ótima. Tenho muita vontade de ler este livro também e fiquei mais curiosa após ler sua opinião. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha. O livro é realmente incrível! Adorei as fotografias, ficaram lindas *OOO*

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Estou muito curiosa pra ler e ver o filme! *-*
    Amei as fotos que vc tirou, e não tem romance? Eu gosto quando tem, haha.
    Bjbj
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha visto uma resenha do filme e adorei, agora fico sabendo que tem um livro *-----*
    Distopias são maravilhosas ♥

    tofalandoisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Adoro distopias e tenho muita vontade de ler esse livro. Ótima resenha, despertou mais minha curiosidade pela leitura. Adoro romances, mas as vezes é bom uma leitura voltada a outro ponto, interessante.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  22. Quando vi que se tratava de uma distopia, onde há uma sociedade perfeita é quase impossível não fazer um link com "Admiravel Mundo Novo", uma das melhores distopias do mundo, ainda assim já pela sinopse é possivel notar que as semelhança param por ai, to bastante curioso para ler esse livro e ver o filme por motivos de: Meryl Streep KK

    Adorei a resenha

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erick.
      Por incrível que pareça eu ainda não li Admirável Mundo Novo e nem tinha a obra na minha lista de desejados. Foi bom eu ler seu comentários, assim consegui ler a sinopse do livro e me interessei muito!
      Beijos e fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos.

      Excluir
  23. Oi Gabi, (quanto tempo, haha estava sem tempo nenhum para comentar, mas voltei :D)
    Adorei a resenha!
    Vi alguns comentários diversos sobre o livro. Gosto muito de distopias e acho a premissa dessa história incrível - acho que essa questão de sociedade perfeita e a relação com as memórias, muito legal mesmo.
    Espero poder ler o livro (e ver o filme - apesar das criticas negativas que tenho visto) e tirar minhas próprias conclusões!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ká.
      Verdade, eu estava sentindo falta de você por aqui!
      O livro é incrível, não sei do filme...
      Beijos.

      Excluir
  24. Eu queria muito, muito ler esse livro. Parece ser bem legal mesmo.
    Já vi o filme e quando fui ver não sabia que era uma adaptação, assim que descobrir eu fiquei louca hahaha, quero muito ler.
    Ainda bem que gostou da história e de como é o enredo, juro que não sabia que tinha continuação *0*
    Adoreeeeei a resenha você expressa muito bem sua opinião sobre o livro, o que posso ter certeza de que é vou adorar a história.
    Beijooooooooooooos <3
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Inês, tudo bem?
    Adorei sua resenha!
    Eu quase pedi esse livro de parceria da arqueiro, mas acabei pedindo outros.
    Espero de qualquer jeito ler esse livro em breve, já que todo mundo que leu gostou bastante.
    Sua resenha ficou simples e muito precisa. Gostei bastante dela.
    Achei interessante o fato de não ter um romance no livro, já que isso é algo meio que sempre aparece nos livros, independente do gênero!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Infelizmente, esse é um livro que não me chama a atenção. Nem o filme eu quis assistir... tanto que li o final dele em um site que conta finais de filmes, rs.
    Eu não sou muito fã de quando as editoras fazem capas de livros baseando-se no livro, mas essa ficou tão bonita. Mas, fico feliz que tu tenha gostado do livro. Geralmente eu gosto de distopias, não sei porque esta não me chamou atenção...
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Também achei maravilhoso o livro. Não tinha muito interesse, mas ainda bem que decidi ler, nos faz refletir muito. E concordo com você quanto a não ser necessário romance em certas situações, mas logicamente muita gente não acha isso, assim como o diretor do filme que resolveu enfiar romance na história kk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Começo de Tudo" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Eu também refleti muito! Uau. A falta de romance nesse livro foi um ponto tão positivo que chega fiquei aliviada, rsrs. Estou numa péssima ma´re para romances e acho que nesse livro só iria atrapalhar. Não vi o filme ainda, mas já estou apreensiva.
      Beijos.

      Excluir
  28. Penso igual. É um livro incrível! Não tem como um fanático por distópico deixar de gostar dele. Muito foda!
    Pessoalmente também achei legal essa coisa de não ter romance, mas você viu que o cinema romantizou até o livro? Putz! Tudo bem que funcionou na tela, mas nem precisava, né? O máximo dessa história é a sociedade, não as pessoas. Elas são só condutores.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Nós, fanáticas por distopias, adoramos. Confesso que estava precisando de uma distopia refrescante, as últimas que tinha lido eram tão sem personalidade que chegaram a ser decepcionantes. Ainda não vi o filme, mas com todos esses comentários já estou até apreensiva.
      Beijos.

      Excluir
  29. que fotos perfeitas!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Olá! Quando vi que esse livro iria ser relançado fiquei morrendo de vontade de lê-lo, a história para super interessante e amo distopias.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  31. Lendo algumas sinopses e resenhas, o livro me lembrou Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. Mal posso esperar para ler!

    Samara - www.infinitoslivros.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Inês, tudo bem?
    Com o lançamento do filme de O Doador de Memórias, criou-se todo um burburinho em cima, né? Mas apesar de saber do que se tratava não tinha lido nem uma resenha. Fico feliz que você tenha gostado, hoje em dia com tantas distopias é difícil criar algo novo e original, mas parece que a autora conseguiu!
    Ouvi que o filme não agradou muito, não consigo imaginar porque, mas tenho que conferir pra ver o que eles fizeram. Não sabia que era uma série, mas se os livros forem curtinhos não é muito ruim hahaha estou meio cansadas de séries, mas quem sabe eu leia e fique só com o primeiro mesmo já que ele fecha bem a história.
    Adorei as fotos, como sempre. Especialmente a segunda :3
    Beijão :D
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Estou louca para ler o livro, pois, amei o filmes então com certeza vou amar o livro!
    Simplesmente maravilhosa essa distopia!
    Beijocas

    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Eu só vi o filme desse livro, mas eu fiquei com tanta raiva pelo final. Eu espero que o livro seja tão bom quanto, adorei sua resenha, está faltando mais distopias incriveis e originais no mundo literário.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Muito boa sua resenha, não entrega a história! Eu tenho vontade de ler esse livro e ver o filme... Não sei por que ordem começo, mas a história me parece muito interessante...
    abs!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir
  36. Faz um tempo já que esse livro esta na minha biblioteca pedindo para ser lido. Depois dessa resenha senti vontade de ler. um abraço
    http://www.sabordelivroscom.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric