23 de novembro de 2015

Resenha - Os Bons Segredos

Olá, pessoal. Hoje vim fazer uma resenha especial para um livro especial que ganhou meu coração, finalmente a Sara Dessen entrou na minha vida e me mostrou o motivo dela ser uma autora tão bem sucedida. Então vou tentar falar desse livro fora de série pra vocês. Clique em LEIA MAIS para ver o resto do post.

"O mundo fuciona de um jeito realmente engraçado. A gente fica sem uma coisa que realmente deseja, mas então o universo oferece uma compensação inesperada." pág. 377

 Eu já havia lido outras duas obras da autora, confesso que tinha gostado, mas nada que realmente me ganhasse. Então comecei a ler Os Bons Segredos com poucas expectativas e acabei me surpreendendo muito positivamente. Ler um livro da Sarah é como estar em casa, a escrita dela é tão familiar que você começa a se conectar com os personagens na instante imediato que começa a leitura.

 A história é incrível, possui um ritmo de leitura super fluído, ao mesmo tempo que as coisas acontecem gradativamente. É uma trama relativamente simples, do tipo que aconteceria com qualquer pessoa, completamente livre de rótulos e convenções do gênero (outra coisa que me surpreendeu positivamente). A verdade é que tudo me pareceu absurdamente verdadeiro, existe uma simplicidade genuína que torna tudo ainda mais convincente. A autora aborda temas que nem sempre vemos com tanta frequência em livros do tipo, nada parece forçado e as coisas não acontecem repentinamente, muito pelo contrário, o ritmo dos acontecimentos é lento, mesmo a leitura sendo extremamente fluída.

 "Mas essa é a questão. Você sempre acha que quer ser notada, até ser notada." pág.9

 Existe uma evidente evolução na protagonista, não é algo que ocorre da noite pro dia, por isso mesmo tudo é ainda mais convincente. A mudança dela ocorre de maneira tão lenta e realista que é provável que nem seja perceptível para muitos. A Sydney é uma dessas protagonistas fáceis de se identificar, não existe nada de completamente diferente ou o que alguns chamariam de especial, o que torna tudo ainda mais incrível. Ela é uma menina comum, não possui beleza radiante, nem dotes excepcionais. Comete erros, acerta muitas vezes e possui sentimentos extremamente reais, se torna até impossível não compartilhar os sentimentos da mesma. Essa é uma das coisas que fazem um grande livro, uma protagonista forte e de fácil identificação.

 Os outros personagens seguem essa linha inusitada, existe um realismo neles, são pessoas comuns, mas que quando olhadas com mais atenção se mostram personagens originais, carismáticos, únicos e muito interessantes de serem acompanhados. Não sei de quem mais gostei, adoro o fato deles errarem muito, também acertarem bastante, mas nunca perderem a autenticidade. Na verdade, se preciso mesmo falar dos personagens, não posso deixar de dizer que existe uma variedade muito grande deles, de diferentes formas físicas e circunstâncias. Outra coisa absurdamente cativante no livro.

 O romance é inesperado, talvez seja isso o que mais gosto. Geralmente quando o par romântico da protagonista aparece nós percebemos de cara que eles vão viver um romance, mas nesse livro é diferente. É quase como na vida real mesmo, uma pessoa que não esperávamos. Basicamente, tudo ocorre de maneira natural  e eu gostei muito deles juntos. Não é o tipo de química avassaladora e com uma paixão idealizada, mas o tipo de relacionamento natural, simples e, mais uma vez, extremamente cotidiano.

"Eu acho que não tem nada de vergonhoso em tentar consertar as coisas. É melhor do que simplesmente aceitar o estrago." pág. 238

 Aliás, como já disse, amo o tom cotidiano do livro todo. Não sei se jamais serei capaz de traduzir a simplicidade cativante da obra misturada a uma sensação de familiaridade que não vai embora até que a última linha tenha sido lida. Simplesmente incrível.

 A edição da Seguinte está impecável, revisão incrível, diagramação simples e bonita. Essa capa é linda de um jeito pouco óbvio, justamente da forma que um livro desses merece ser retratado. A imagem possui um significado muito grande para a trama e, de certa forma, dá margem a diferentes interpretações. Acho incrível quando isso acontece e, há tempos, não percebo algo do tipo. Seria muito fácil colocar uma menina na capa, ou simplesmente um casal (o que é recorrente no gênero). Mas o livro não é só um romance, nem só uma obra sobre relações familiares conturbadas. É um livro sobre uma menina que teve coragem o suficiente para ir em busca de si mesma, e se encontrar nunca é fácil. Nisso nós precisamos concordar.

 Esse livro virou um dos meus favoritos não somente por todos os elogios que teci nessa resenha, mas por, ao fim da leitura, eu querer simplesmente que todos conhecessem essa obra magnífica e cativante. Quando uma história te passa tanta verdade e te encanta dessa forma você não tem outra escolha se não favoritar e tentar fazer uma resenha que faça jus a qualidade da mesma. Espero ter conseguido. Sério gente, simplesmente leiam esse livro.

CLASSIFICAÇÃO:


34 comentários:

  1. é tão bom achar um livro que nos identificamos e achamos ele mega gostoso de ler! me fez ficar curiosa!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por livros que conseguem transmitir tão fortemente a realidade. Ainda mais quando as histórias conquistam logo de cara.
    Eu tinha gostado desse livro por causa da capa, mas não tinha procurado muito a respeito da história. Sua resenha me fez colocar ele no carrinho! Quem sabe a Black Friday ajude :P
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, acho que nesse caso esse seria o livro perfeito, além de eu ter me apaixonado completamente pela história <3.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oiii!

    Eu não conehcia esse livro e achei ele uma graça, principalmente pelo fato do romance não ser tão obvio assim no enredo, eu gosto desse tipo de livro onde não tem o foco no romance e tem algo mais profundo no enredo.
    Sempre confio em suas reseenhas por que sei o quão exigente vc é em uma leitura e saber que o livro te agradou me enche de vontade de ler.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Que honra ler isso, saber que alguém confia na minha opinião. Esse livro você pode ler sem medo então, eu absolutamente adorei e acho a história incrível <3.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá!

    Não o conhecia, mas adorei a forma como você o retratou. Você foi tão convincente ao pedir para que lêssemos o livro, que agora terei que ler! E a capa é simples, porém muito bem feita, o que a torna especial e maravilhosa!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro. A capa é linda.
    Boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz uma resenha desse livro também pra por no meu blog, eu adoreiiiii muito a historia, mas eu queria saber o que ela falou com o garoto que o Peyton atropelou

    simplementeassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana.
      O livro é mesmo ótimo, gostaria de ter visto um pouco mais sobre isso e também não gostaria, na realidade não cheguei a sentir muita falta disso, apesar de concordar que se o assunto fosse abordado teria sido mais interessante.
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá!
    Eu curti a história. Acho que eu leria. A capa também chamou minha atenção, fiquei curioso com a sua explicação sobre o que ela representa para a obra. Você passou muita empolgação na resenha. Quero ler. Anotei!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Esses dias fui na Saraiva e quaaseee peguei ele. Mas sei lá, eu ainda não conhecia direito a estória e nem sabia se eu ia gostar..
    Mas já sei agora que posso confiar da próxima vez!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii, tudo bem ?
    Já tinha visto um monte de gente falar desse livro, mas nunca parei para ler alguma resenha sobre ele.
    Adorei sua resenha, e suas fotos.
    Depois vou dar uma olhadinha nele.
    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise.
      O livro é ótimo, espero que leia e goste. Fico feliz que tenha gostado da resenha e das fotos, obrigada <3.
      Beijos.

      Excluir
  10. Que fofura esse livro! Ele parece ser muito bom mesmo, você o elogiou bastante!
    bjs

    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Já li muita resenha positiva sobre esse livro, e cada dia estou mais interessada nele...
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ahhh meu Deus, é minha próxima leitura! O livro está aqui em cima da minha mesa. Recebi na quinta e estou paquerando ele até agora. Lendo essa resenha fiquei mais maluca pela obra ainda.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila.
      Então você nem tem empecilhos, é só ler logo, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  13. Acho a capa desse livro muito linda, mas nunca tinha lido nada sobre ele até hoje.
    Gostei da sua resenha e das fotos, me deu mais vontade de saber mais sobre essa história :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monique.
      O livro é ótimo, pode ler sem medo. Fico feliz que tenha gostado da resenha e das fotos.
      Beijos.

      Excluir
  14. Estou doida para ler esse livro. Nunca li nada da Sarah Dessen mas pelas resenhas parece ser uma baita escritora. Essa é uma resenha 5 estrelinhas que eu li e isso só aumenta mais minha vontade de ler. Curiosa para saber mais sobre a vida da Sydney e acompanhar esse romance inesperado que eu também adoro nos livros. :)

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada dessa autora, mas o jeito que você falou da escrita dela me deixou tentada a conhecer!
    Esse livro parece ser um amor ♥ Vai entrar pra minha lista de fim de ano!
    ps: MOLIEEEEER, QUE LAYOUT MARAVILHOSO ESSE SEU ♥
    Beeijos

    http://jubaqueen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlia.
      Fico feliz que tenha ficado curiosa e gostado do layout, fiz com o maior carinho e trabalho <3.
      Beijos.

      Excluir
  16. Nunca li nada da Sarah, mas morro de vontade. Sua resenha me motivou a (talvez) comprar heheh

    Beijos,
    Natália
    http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Recebi este livro na sexta-feira passada e não vejo a hora de iniciar a leitura, será a minha primeira experiência com a autora e espero gostar tanto quanto você.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Resenhei o livro essa semana também. Gostei bastante da obra, assim como você, principalmente por causa da realidade transmitida e desse ritmo mais natural. Porém, dei 4 estrelas por alguns detalhes que me desagradam um pouquinho.
    Contudo, em geral, concordo com você: a obra é excelente.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Acabei dando cinco estrelas e um coração de favoritado, mas fiquei curiosa pra ler sua resenha e saber dos pontos que te desagradaram, vou passar lá pra ver. Aah, e o ritmo mais natural é bem bacana mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  19. Que livro fofinho!
    Eu definitivamente não sou fã de romances, mas esse me chamou bastante atenção.
    Principalmente pela capa, que achei linda!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Sou apaixonada por livros assim, que nos surpreende de uma forma verdadeira e cativante, bom, eu não li o livro, mas adorei a forma como você se expressou na resenha.
    Beijos,
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
  21. Gente, eu tenho que parar de ler as resenhas feitas por você, sério! Eu amei o jeito que você descreveu o livro e, sinta-se lisonjeada (grande coisa eu sou né, haha!), eu quase nunca leio livro de romance! Mas eu acabei de abrir o Google Doc pra pôr ele na minha wishlist, acredita?
    Um abraço, sucesso ai no blog!
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia.
      Nossa, fico lisonjeada sim por ter te convencido e causado tanta comoção. Sério, espero que leia o livro e goste tanto quanto eu.
      Beijos.

      Excluir
  22. Olá!
    Gostei da sua resenha, porém o livro não me chamou muita atenção!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Inês.
    Gostei da temática do livro, com as coisas acontecendo de forma natural, como no cotidiano.
    Como você disse, não é o tipo de química avassaladora e com uma paixão idealizada.
    É algo diferenciado no meio de tantos livros em que as coisas acontecem muito rapidamente.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego.
      Exatamente isso, me parece um prêmio ler algo tão verossímel em meio a esses romances atuais.
      Beijos.

      Excluir
  24. Olá Inês, tudo bem contigo ???
    Essa é a segunda resenha que tenho a chance de ler desse livro, e confesso que fiquei ainda mais curiosa e morrendo de vontade de conhecer essa história. Sua resenha foi tão bem escrita, ficou tão cheia de emoção, pude perceber muito bem que você gostou do livro, que seus elogios foram lançados por amor a história.
    Já adicionei o título na minha listinha, assim tenho ele próximo dos meus olhos e quando tiver a oportunidade poderei ler e conhecer essa história !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric