2 de novembro de 2015

Resenha - O Vitral Encantado

Livro: O Vitral Encantado
Autora: Diana Wynne Jones
Páginas: 304
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501092076
O avô de Andrew Hope acabou de falecer e lhe deixou seu casarão como herança. Mas muito mais do que isso. Ele era um grande mago e Andrew herdou também o campo de proteção da propriedade (o que automaticamente o torna responsável pela segurança de todos os que vivem ali) e um curioso artefato: um vitral de muitas cores e claramente mágico. Quando o jovem Aidan Cain, caçado pelos temidos Perseguidores, surge em sua porta à procura de abrigo, Andrew encontra nele um amigo para desbravar os arredores do casarão. Mas com Aidan ele vai descobrir que o passado de sua família pode ter muito mais magia do que imaginava. Diana Wynne Jones nos proporciona uma aventura delicada e cheia de humor britânico moderno. Vitral Encantado é um prato cheio para os fãs de Neil Gaiman e outros autores de fantasia.


 Há tempos eu não lia uma fantasia mais juvenil como essa, foi uma agradável surpresa adentrar nesse universo tão ingênuo, lúdico, genuíno e encantado. Tinha esquecido como a literatura pode envolver magia de uma forma totalmente leve e tão deliciosa de ser lida.

 Nos primeiros momentos a história realmente possui uma leitura arrastada, com muitos personagens e acontecimentos que não nos prendem, essa foi, aliás, uma das razões de eu ter tirado uma estrela do livro, além da escrita da Diana possuir algumas descrições desnecessárias que diminuem ainda mais o ritmo de leitura. Depois, após a leitura ter engatado, a obra adquire um ritmo calmo, com momentos divertidos e encantadores, apesar de serem sempre absolutamente simples. Talvez tenha sido mesmo a simplicidade a maior coisa que me cativou. O livro envolve sim magia, mas de uma maneira mais leve, talvez até descompromissada. A autora não se preocupa em criar grandes e complexas tramas, muito pelo contrário, a atmosfera do livro é de extrema calmaria e aconchego, uma vez que a história se passa em um pequeno vilarejo. 


 Basicamente essa história inspira tranquilidade, além de trazer o bucolismo como grande característica. A maneira que toda a trama está interligada com a natureza é incrível, tudo é cercado por muita vida, tanto animal como vegetal, isso me inspirou uma calma tão grande!

 Os personagens são muito interessantes, eles não se preocupam em seguir padrões, são lúdicos, mas não de um jeito clichê. Sinceramente, eu gostei muito da caracterização deles, além de ter me divertido muito com suas atitudes. O nervosismo do Sr. e Sra. Stock foram o ponto alto do livro. Enfim, foram essas pequenas características que foram me ganhando.

 A parte física dos personagens é outra coisa bem interessante de ser citada, eles possuem penteados espalhafatosos, aparência robusta e outras características diversas que os tornam ainda mais mágicos. Típicos de livros de fantasia voltados para um público mais jovem, vale dizer que eu estava realmente sentido falta desses atributos.


 A autora segue um ritmo bem natural em sua narrativa, não tenta forçar situações ou se aprofundar demais na magia em si. Não que isso tenha sido um problema, mas várias coisas realmente ficaram sem explicação, como as contrapartes, além de eu não ter entendido dezenas de outros elementos. Então algumas questões ligadas a mitologia criada por ela ficaram no ar, assim como certas pontas soltas presentes na trama, situações que não foram bem amarradas.

 A edição da Galera está linda visualmente. Essa capa é perfeita, a ilustração é tão incrível que eu simplesmente não consigo parar de admirar. Além de ser bem condizente com a história em si, tendo inclusive os elementos que caracterizam o bucolismo que eu citei anteriormente. A diagramação também está linda, tudo está perfeitamente caprichado. Só fiquei um pouco triste com a revisão, encontrei pelo menos cinco erros diversos relacionados a isso. Creio que essa já é uma quantidade que deve inspirar mais cuidado.

 Em suma, O Vitral Encantado é um livro que traz calma e nos remete a infância. A obra possui sim defeitos, mas também nos proporciona momentos de leitura agradável e diversão. Os pontos negativos e positivos estão em igual proporção, então cabe a você julgar se a leitura vale a pena ou não. No fim das contas, é um desses livros que indicaria de maneira despretensiosa.

CLASSIFICAÇÃO:

32 comentários:

  1. Oi, Inês!
    O livro me chamou a atenção pela capa e sinopse, mas não é o tipo de leitura que costumo fazer.
    Sua resenha me deixou interessado... talvez essa estória me agrade. Já vou procurar o ebook.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece-me uma boa recomendação, fiquei curioso em espreitar. Estou certo que é uma óptima leitura :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  3. Oi ...
    Adorei a capa desse livro , mas , li alguns comentários a respeito dele que não gostei .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Inês!
    Ah, parece uma graça.
    Eu gosto de literatura mais infanto juvenil de vez em quando. Faz bem para a alma, né?
    Mesmo que um livro seja arrastado no começo, não desisto. Vai que melhora, que foi esse caso.
    Sempre bom dar uma chance!
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teca.
      Definitivamente faz bem pra alma, esse começou chatinho e confuso, mas ficou incrível <3.
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá, Inês.
    Eu achei a capa desse livro linda e o nome dele é muito chamativo para que gosta desse estilo de livro. Eu não sou muito de ler livros assim, por já estar mais velha hehe, Mas ainda gosto de ler um de vez em quando. Então se der eu lerei ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Inês! Tudo bem?
    Esse livro tem uma capa encantadora e suas fotos ficaram lindas!!
    Gosto desse toque de magia nos infanto juvenis, mas confesso que não o leria no momento! Mas obrigada pela dica :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Fico feliz que tenha gostado das fotos, também adorei essas <3. A capa é mesmo linda, entendo quando simplesmente não nos interessamos por um livro.
      Beijos.

      Excluir
  7. A capa desse livro está maravilhosa! Pela sua resenha fiquei com super vontade de ler, pois ele faz bem meu estilo. Parece ser daqueles livros juvenis que podem ser lidos por todas as idades, e que sempre passam uma mensagem diferente né?

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia.
      O livro é mesmo ótimo e uma boa recomendação para todas as idades, não cheguei a notar uma mensagem tranmitida nesse em especial, o que me deixou bastante surpresa, mas a leiura é bacana, além de possuir altos e baixos.
      Beijos.

      Excluir
  8. Poxa, adorei a capa desse livro! Mas confesso que pela sua resenha não fiquei com muita vontade de ler não, ultimamente estou precisando de livros mais arrebatadores, que me prendam e não me soltem até eu termina-los, e acho que esse não é o caso de O vitral encantado :/

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina.
      Te entendo perfeitamente e preciso concordar que esse, pelo menos comigo, não foi tão arrebatador. Mas não é uma leitura ruim, na verdade ele é bem relaxante.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi Inês!

    Adorei sua resenha, sentir bem o quanto você foi sincera. Comprei esse livro semana passada numa promoção da Saraiva por 9,90. Gostei da sinopse e amei essa capa. Imaginei que seria uma leitura no minimo agradável,

    Beijos!

    P.S: Houve algumas mudanças no meu blog, mudei nome, mudei a aparência… Tô numa fase de mudanças. The Nice Age agora é Devaneios de um Cindy, tornei algo mais pessoal. Vou fazer um post explicando tudinho, mas por enquanto tô na correria, ajeita aqui e ali.
    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Inês! Tudo bem? Bastou eu ver essa capa linda e você dizendo que o universo do livro é "ingênuo, lúdico, genuíno e encantado" que eu fiquei com vontade de ler a obra! Os pontos negativos me intimidaram, mas mesmo assim quero ler "O Vitral Encantado"! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Sim, o livro tem bastante ingenuidade, um universo bem lúdico e exala calmaria. Acho que, apesar de não ser perfeito, você iria gostar.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi, Inês!
    Achei a capa linda e o nome chamativo. Porém, a premissa não chamou minha atenção :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oi Inês, tudo bom?
    Ai da autora de Castelo Animado já me deixa bobo, é simplesmente um sinonimo a perfeição.
    Gente, falta fantasias boas assim, pelos seus elogios, agora quero ler

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Inês!
    Eu adoro fantasias, mas apesar de a sinopse, capa (<3) e sua resenha terem me agradado bastante, não sei se eu me arriscaria na leitura.
    Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Inês!
    Tudo nesse livro chamou minha atenção *-* (Capa linda <3) Amo fantasia e achei interessante a história. Mas, não sei se leria por agora. Quem sabe mais tarde?
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Gooooosto bastante desse tipo de narrativa, me torna mais leve ler esses gêneros! obrigada pela dica!

    Desses Dias Meios

    ResponderExcluir
  16. Ah. Que pena que deu 3 estrelas. Gostei da narrativa. Abraços.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Inês! =) Tudo certinho?
    Bem... eu o leria pra tirar minhas próprias conclusões, pena que estou com tantos livros na fila de não lidos. Mas, sem dúvida, o projeto gráfico ficou impecável. Amei as fotos que você colocou pra ilustrar o post.
    Beijo!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erica.
      Fico feliz que tenha curtido as fotos, eu também gostei muito dessas em especial <3.
      Beijos.

      Excluir
  18. Tudo bem minha flor?

    AMO o gênero e só por isso já vou ler o livro. Sua resenha está maravilhosa, de verdade, meus parabéns. Capa fenomenal, sinopse maravilhosa e inspiradora, resenha sincera e bem explicativa. Não espero nada menos desse livro, já está na lista de leitura e em breve lerei! *-* Obrigado pela magia!

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ewerton.
      Muito obrigada pelos elogios, eu fiquei encantada com seu comentário e muito feliz também. Fico feliz que tenha gostado da resenha e encontrado uma obra que te deixou curioso.
      Beijos.

      Excluir
  19. Ola Inês
    Tudo bem flor?
    Adoro livros que envolve Fantasia, Magia e etc.
    Entendo perfeitamente quando livro incia de forma lenta.
    mas como este não foi apenas uma dos pontos negativos do livro, talvez eu não leria!
    Não tenho certeza ainda, pois adoro livros que abordam a natureza que são leves e tranquilos
    Então talvez eu de uma chace ao livro.
    adorei a resenha e as fotos.
    Beijinhos
    resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, o livro tem pontos altos e baixos, os dois são bem diversos, então não cheguei a recomendar o livro, mas deixar o leitor levar tudo em conta e escolher. Geralmente faço isso quando dou 3 estrelas. Fico feliz que tenha gostado das fotos, muito obrigada <3.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oi Inês,
    Acho essa capa super fofa...e apesar da idade, não dispenso juvenis.
    Parece ser interessante, mas uma pena que a autora peca em algumas partes.
    Ainda por abordar a natureza, me atrai.

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Oiii
    Acho que por enquanto meu momento está pedindo mais romances. Não sei se com você é assim, mas tenho algumas "épocas" que leio mais determinado gênero. haha
    Mas sempre guardo o nome de livros assim para ler em outro dia!

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa.
      Te entendo completamente, na maioria das vezes eu também estou mais inclinada a ler romances.
      Beijos.

      Excluir
  22. Oi Inês, tudo bem ???
    Menina, simplesmente amei as fotos que você tirou para essa resenha, elas ficaram lindas, encantadoras, e esse efeito que você usou na imagem deixou tudo ainda mais lindo !!! Como você fez esse efeito nas fotos flor ?!
    Confesso que não conhecia esse livro, mas achei a história uma graça e gostei ainda mais de saber que o livro é calmo, nos transporta para um bom estado de tranquilidade !!! Não sei se me identificaria com a narrativa como um todo, mas definitivamente darei uma chance para o livro. Adoro fantasias, não me canso delas !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  23. Oi, inês.
    Puxa, gostei do livro.
    Apesar de ter um começo meio lento e que não prende o leitor, com descrições desnecessárias,
    a temática depois é bem desenvolvida e com pitadas de humor,
    além de ser lúdico e juvenil.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric