26 de outubro de 2015

Resenha - À Procura de Audrey

Livro: À Procura de Audrey
Autora: Sophie Kinsella
Páginas: 336
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501104632
Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.

 A Sophie é uma autora renomada de chick-lits, eu sempre tive curiosidade de conhecer suas obras, principalmente por gostar do gênero que ela escreve. É bem verdade que eu tenho dois livros dela aqui em casa (que AINDA não li), mas quando vi esse sendo lançado tive que solicitar e, por ser de parceria, já não tinha mais desculpas: teria que conhecer o trabalho da Sophie. Que bom que isso acabou acontecendo.

 A escrita da autora é leve, divertida, fluída, irônica e cheia de elementos que tornam a leitura bem divertida e dinâmica. Então essa história é aquela que você pega, começa a ler e, quando percebe, já está quase terminando. 

 A trama em si é ótima, a Sophie colocou um pouco de drama mais profundo e uma grande dose de humor, para balancear. E deu certo. Os acontecimentos são muito interessantes, a gente dá risada (e muita!), suspira, torce e fica curiosa, porque, obviamente, existem segredos envolvidos e vamos descobrindo-os de forma gradual. 


 Os personagens secundários são ótimos. Talvez até mais interessantes que a protagonista, além de possuírem bastante destaque, o que é maravilhoso. O irmão de Audrey, Frank, foi a melhor pessoa de toda a história. Ele é engraçado, irônico, inteligente, perspicaz, sempre encontra formas de se livrar dos problemas e acaba nos arrancando muitos sorrisos. Sem falar que ele não possui características óbvias, Frank é uma combinação de defeitos e qualidades bem inusitadas, mas que deram absurdamente certo.

 Os pais de Frank e Audrey também são ótimos personagens. Eles possuem um toque imaturo, justamente para dar mais leveza para a história (além de partes realmente engraçadas), é difícil não ler e se identificar com certas situações. Daria a eles um dos postos de melhores pais da ficção (tem o Sr. e Sra. Weasley também, claro).

 Audrey garante a parte mais dramática da história, que foi muito bem balanceada com doses de humor dos outros personagens. Ela possui um probleminha, creio que pode ser chamado de doença, mas é bacana ver sua evolução ao longo da história, a forma que ela começa a conquistar autoconfiança (o que não é fácil para ninguém, precisamos confessar). Sem falar que ela é sim uma personagem muito interessante, gostei do fato dela ser a protagonista (apesar de ainda querer um livro em que o irmão dela está com os holofotes).


 O romance é crucial no desenvolvimento da trama, além de ser, claro, muito lindo e fofo (realmente não gosto de usar esse adjetivo, mas ele é o que melhor descreve o casal). As coisas vão acontecendo aos poucos, de forma bem natural, não é aquele amor explosivo e avassalador, mas sim algo mais simples e genuíno e essa característica foi algo que me cativou. 

 A edição da Galera Record está ótima, como sempre. Não me recordo de ter encontrado erros de revisão ou tradução. Essa capa é linda, misteriosa e cheia de significado para a história de uma forma geral, então eu não poderia ter aprovado mais a escolha. O livro em si está belíssimo, não tenho motivos para reclamar.

 Em suma, À Procura de Audrey foi uma obra que me surpreendeu muito de forma positiva, uma leitura que sabe dosar humor e drama de forma ideal e nos cativa desde as primeiras palavras. É óbvio que eu não poderia deixar de recomendar para vocês e aproveitar para dizer que estou querendo ler logo aquelas duas obras da Sophie que tenho aqui em casa. Que o tempo me ajude!

QUOTES:
"Acontece que parar no meio é a pior coisa que as pessoas podem fazer. É, tipo, um comportamento passivo-agressivo, pois não se pode rebater ou reclamar do que foi dito. Tudo o que se pode fazer é rebater o que se acha que estavam para dizer." 
"Não faz ideia do que Linus pensa. Pode ser algo bom, pode ser algo ruim. Muito provavelmente, não é nada. Ele é um garoto, é melhor se acostumar com isso."
"Você pensa demais. É esse o problema." 
"A vida é tipo uma escalada: você cai e se levanta de novo. Então não importa se der uma escorregada."

CLASSIFICAÇÃO:

36 comentários:

  1. Heey!
    Esse livro parece ser bem do jeito que gosto, com humor na dosagem certa haha
    Nunca li nada da Sophie Kinsella, mas essa obra parece ser ótima para começar ^^
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme.
      Foi o primeiroq que li da autora e gostei muito, acho que é mesmo uma boa obra para conhecer sua escrita.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi ...
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro , mas , como ele é meio carinho vou esperar até a black friday pra comprar ::
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oii, amei a sua resenha, esse livro esta na minha listinha de próximas compras.
    Beijos.
    missliterary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa bem interessante e alegre.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sophie Kinsella é muito amor né?! Sou apaixonada pelos livros dessa autora :)
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Inês

    Amei suas fotos, e a capa desse livro é maravilhosa, minha cor favorita...rsrsrs
    Os livros da Sophie Kinsella são ótimos para relaxar, leves, divertidos, com romance na dose certa, essa autora é sempre uma boa aposta.

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice.
      Fico feliz que tenha gostado das fotos, sem falar que a capa é mesmo linda <3. Esse foi o primeiro que li da Sophie, mas já gostei muito.
      Beijos.

      Excluir
  7. Muita gente recomendando o livro. Ótima resenha, bem estruturada.
    Curti a capa e os quotes do livro. Não é uma autora que me atraia muito, mas tem um ou dois livros dela que eu curti. Quem sabe eu não dê uma chance e leia esse? Curti muito o texto =)

    http://sonhos-empoeirados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andrizy.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, ele é mesmo ótimo e merece essa recomendação toda.
      Beijos.

      Excluir
  8. Conheço a Sophie e o trabalho dela há anossssssss mas também nunca li um livro sequer dela hahahaha... talvez essa seja a chance de começar a ler, pq adorei a história e a sua resenha, parece ser realmente ótimo! Entrou pra booklist :D

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ei Inês

    Sou fã da autora, já li quase todos os seus livros voltados para o público adulto, mas esse é seu primeiro juvenil, então estou curiosa. Eu tenho, mas não li ainda aff, fila está caótica.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nanda.
      Sei como é com essas coisas de muitos livros pra ler e uma fila, tenho esse probleminha também. Mas a obra está ótima, acho que você iria gostar.
      Beijos.

      Excluir
  10. Olá Inês, tudo bem?

    Li algumas resenhas desse livro e todas foram positivas, espero poder ler futuramente, ótima dica e resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto ele, mais ainda não tinha vontade de ler, a capa é mt fofa!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Inês!
    Nunca li nada da autora e até me sinto mal admitindo isso. Adoro chick-lits e acredito que os livros dela sejam ótimos só pelos constantes elogios que ela recebe.
    Esse livros está sendo muito comentado na blogosfera que já tinha despertado meu interesse, mas você conseguiu me convencer, mais uma vez, de que preciso ler. Adorei saber que a personagem evolui na história e fiquei curiosa para conhecer o irmão e seus pais.
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Os personagens são mesmo incríveis, então acho que você gostaria de conhecê-los. Qualquer pessoa em sã consciência gostaria. Chick-lits são ótimos e, pelas características desse, também o enquadraria no gênero. Apesar de ser mais um YA, a autora não perdeu as raízes.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês o/
    Já li Fiquei Com o Seu Número e amei! Quando À Procura de Audrey saiu fiquei louca pra ler também. Depois da sua resenha a vontade aumentou!
    Beijos.

    http://www.claramenteinsana.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Duane.
      Eu tenho Fiquei com seu número e Menina de Vinte dela, mas ainda não li. Agora já quero.
      Beijos.

      Excluir
  14. A autora tem uma escrita leve mesmo. As histórias servem coo férias para o leitor!
    Eu ando lendo muita resenha positiva desse livro. Muita mesmo.

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  15. Que bom que a obra te agradou :D essa autora tem tantos livros que também me dá muita curiosidade, só que eu já não tenho nenhum dela aqui haha adorei a resenha e assim que der lerei algo dela!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Paixão ao Entardecer", vem conferir!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Inês! Tudo bem?

    Amiga, que resenha legal!
    Não li os liros da Sophie, mas tem uma colega que adora todos os livros da escritora britânica.
    Sua resenha está ótima e como sempre você arrasa nos posts!
    Parabéns!

    Inês, está rolando uma TAG no Irmãos Livreiros
    Participe:
    Participe da TAG Livros e Travessuras do Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie, Gabriela! *-*
    Eu já li um livro da Sophie, gostei muito, mas quando vi que esse seria lançado não fiquei muito entusiasmada, acho porque estava evitando romance, ou porque cri que seria um chick lit como todos os outros. Enfim, eu gostei do que apresentou na resenha e realmente fiquei com vontade de ler. É super verdade essa coisa de a gente ás vezes gostar mais dos personagens secundários roubadores de cena ahaha!! *-* Incontáveis foram as vezes que preferia o secundário ou só continuava a leitura pelo mesmo.
    E essa parte de casal fofo kkk. Eu não costumo falar assim também, mas pelo motivo de me achar bem durona e séria, mas ás vezes dá uma doideira e eu falo coisas bem melosas e animosidades que me fazem questionar se sou eu mesmo falando porque acho todo o romance meio diabético... (principalmente nos meus livros: eu escrevo algo bem meloso em determinadas obras e faço careta depois quando vou ler o que já escrevi kkk) Anyway, às vezes eu falo e às vezes eu gosto de romance fofo, acho que é o meu preferido, aquelas paixões avassaladoras não me convencem e não gosto.
    Gostei demais da tua resenha!! Fiquei com muita vontade de ler o livro e já vou passar na frente de um monte da fila. *-*
    Beijin...
    * Ah, eu já respondi a tag que tu me indicou e gostei bastante de responder!!
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Xará.
      Bom, esse livro não é bem um chick-lit, mas tem elementos do gênero. Só que é um livro voltado para um público mais jovem, então foi enquadrado como YA. Mas pode ler sem medo, acho que você iria gostar. Esses personagens secundários que roubam a cena são puro <3. Esse adjetivo fofo me parece muito fraco, superficial, então eu nem costumo usar, mas às vezes não existe uma palavra que melhor define. Fico feliz que tenha gostado da resenha, se você já tem o livro fica bem mais fácil.
      Beijos.

      Excluir
  18. À Procura de Audrey também foi o primeiro livro da Sophie Kinsella que eu li, porque a sinopse me chamou bem mais atenção que os outros livros dela - me identifiquei com a Audrey, tenho distúrbio de ansiedade generalizada - , e também não me arrependi nada, nada! :D Além de ter adorado a evolução na história, eu amei que o romance não "cura" a Audrey automaticamente, e fiquei impressionada com as descrições das emoções da Audrey mesmo. Como alguém que já teve ataque de pânico por uma coisa relativamente besta, foi bem incrível ler uma descrição tão bem feita, e uma narração que se encaixa com a idade da personagem, mesmo com todos os problemas.

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luísa.
      A Sophie é ótima autora, ela faz as coisas gradualmente e sabe nos envolver verdadeiramente, o romance não foi a resposta de tudo e isso foi incrível. Sinceramente, ela arrasou em todos os sentidos com esse livro.
      Beijos.

      Excluir
  19. Parece ser uma obra muito interessante, fiquei com imensa curiosidade para o ler. Belíssima sugestão :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  20. Olá, Carol.
    Acho que todos nós já sofremos bullying por algum motivo, mas o foco do livro não é tanto o bullying, mas a doença desencadeada pela personagem após isso. Entretanto acho que você iria gostar de qualquer forma.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Inês,
    Quero muito ler esse livro pelo simples fato de falarem muito bem da autora. Adoro a união entre o trágico e o cômico e a sinopse é muito chamativa. Enfim, gostei muito da sua resenha!
    Beijos - Historiar

    ResponderExcluir
  22. Oi! Essa resenha veio em boa hora, sério! Eu adoro a Sophie Kinsella e estava sentindo falta das suas histórias, então me deparei com À Procura de Audrey. Acabou que eu li uma resenha sobre a personagem ter apenas 14 anos e me desanimei, já que tô mais familiarizada com a escrita dela ser voltada mais pro chick-lit. É muito muito bom saber que a Sophie tem a habilidade de trazer um pouco de drama e assuntos sérios pras suas histórias. Isso só me faz ter vontade de largar esse comentário aqui pela metade e correr pra ler o livro pra compensar.

    Beijos!
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. oi , tudo bem ?
    Adorei a resenha ! O livro me pareceu bem interessante

    Seguindo aqui , quando der de uma passadinha no meu cantinho
    scrawlinthesky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Inês, tudo bem contigo ???
    Preciso admitir que, até um tempinho atrás, nunca tinha ouvido falar no nome da autora, shame on me. Porém, nunca é tarde demais para descobrir histórias e autores novos não é ?! E hoje, já tenho adicionado o nome desse livro na minha listinha de futuras leituras.
    Achei a premissa do livro ótima, mas o que me encantou e fisgou de vez, foi o fato de que a autora conseguiu contar toda a história com muito bom humor, ter criado elementos engraçados ao longo da narrativa e ainda trazer uma dose equilibrada de drama !!! Parece ser a fórmula perfeita para uma boa história.
    Gostei muito de ver esse livro sendo indicado aqui no Memórias de Leitura, pois sempre gosto das suas opiniões sobre os livros que comenta. Acho que você sabe ponderar muito bem vários aspectos do livro e sempre leio suas resenhas para tirar a dúvida sobre algum livro !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  25. Oi, Inês.
    Cada vez mais minha lista de desejos vai ficando maior por causa das suas resenhas!
    Esse livro já me ganhou.
    Gosto desse tema bullying, superação, romance.
    As doses de humor num livro é sempre bem vinda e é tão legal sorrir de personagens engraçados.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  26. Oi Inês!
    Tô pensando em começar a ler Sophie por esse livro,já que ele me parece não ser o tipo de chick lit que normalmente ela escreve,parece ser mais um livro YA,estilo que eu amo!!
    Aí se eu gostar de escrita dela aí sim vamos para o chick lit kkkkkkkkk
    Adoro esses livros com doses de humor e temas polêmicos :D
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Inês.
    Ouço falar muito bem dos livros da Sophie, mas ainda não li nenhum. A sua sugestão está anotada.
    E gostei muito do último quote.
    Abraços.
    Minhas
    Impressões

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric