5 de outubro de 2015

Resenha - Minha Vida Fora de Série 3

Livro: Minha Vida Fora de Série 3
Autora: Paula Pimenta
Páginas: 424
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582352557
Dois anos se passaram desde a 2ª temporada de Minha vida fora de série. Priscila, agora com 19 anos, percebe que tem que deixar a adolescência para trás e começar a lidar com as responsabilidades da vida adulta: o namoro com Rodrigo, cada vez mais sério; o início da faculdade, que ela ainda tem dúvidas se escolheu a certa; as novidades na família, que mais uma vez transformam seu cotidiano. Mas, como nos seriados que tanto ama, ela também vai passar por muitas reviravoltas e confusões, e descobrir que alguns acontecimentos de episódios passados podem afetar os atuais. Não perca mais esta temporada imperdível da vida fora de série de Priscila.

 ESSA RESENHA NÃO CONTÉM SPOILERS A PARTIR DAQUI, NEM DESTE VOLUME E NEM DOS ANTERIORES.

 Acho que quem acompanha o blog sabe o carinho que eu tenho pela Paula Pimenta e seus livros. Apesar de, nos últimos tempos, não ter lidos obras tão boas como no início de sua carreira. Não sei se fui eu que mudei, ou se foi a escrita da Paula, mas creio que hoje vou fazer algo que realmente não imaginei que faria: escrever uma resenha não tão positiva para um livro da série Minha Vida Fora de Série.

 Basicamente eu sou apaixonada pelos livros sobre a Priscila, o primeiro da série eu devorei em um dia, aconteceu algo semelhante com o segundo e ambos sempre me deixaram muito satisfeitas. Mas, infelizmente, acabei dando uma nota relativamente ruim para o livro de uma das autoras que considerei, por muito tempo, uma de minhas favoritas. 

 A história da Pri sempre foi muito elogiada por mim por aqui, é perceptível nas resenhas que fiz e nas vezes que cito a história em outros posts. Então comecei a ler esse livro cheia de expectativa, e não era pra menos, uma das minhas séries favoritas iria ter continuação e ela estava justamente em minhas mãos. 


 A história começa bem, assim que comecei a ler o livro senti aquele gostinho de lar novamente. O livro se passa dois anos depois de onde o segundo volume acabou e retoma acontecimentos importantes. Em muitos momentos a Paula conseguia me fisgar completamente, em outros eu simplesmente não conseguia me interessar pelo que estava sendo narrado, mas a escrita da autora é ótima e a prova disso é que, até nos momentos em que eu realmente não estava gostando do rumo da história, eu não conseguia parar de ler. Li 300 páginas em apenas uma sentada. Alguns conflitos me pareceram bobos, outros realmente condizentes e assim a obra foi se desenrolando, com momentos bons e ruins.

 Eu confesso, esperava outra abordagem da Paula. Já esperava que a história fosse tomar esse rumo desde a segunda temporada, mas a forma que ela conduziu a história não me agradou 100%. Esse volume é completamente voltado para o namoro da Pri com o Rodrigo, então nem esperem muitas outras esferas sendo desenvolvidas, apesar da autora ter, mais lá pro fim, começado a dar outro foco.

Mas agora vamos para as questões negativas do livro, as partes que me fizeram tirar duas estrelas:

  1. A Priscila me pareceu muito egoísta, mimada, fútil, infantil e boba. Nunca tinha tido essa impressão dela, mas nesse volume esses sentimentos começaram a aflorar em mim. Peraí, a menina já tem 19 anos e, às vezes, enxerga uma tempestade em um chuvisco. Muito drama. Já tinha até começado a pegar antipatia, sorte que, chegando no final, as coisas melhoraram nesse sentido e eu voltei a ter empatia pela personagem. Creio que a autora já está consciente de todos esses aspectos da protagonista, tanto é que já deu pistas de que isso é algo que pode mudar. Assim eu espero.
  2.  As coisas acontecem de maneira muito facilitada para a Priscila. Nem vou citar as situações para evitar spoilers, mas tem coisas que ficam até difíceis da gente acreditar. Entendo que aqui é ficção, mas são realmente coisas muito irreais. Sem falar que a personagem tem praticamente o mundo nas mãos, faz o que quer, é a garota perfeita fisicamente, cheia de talentos, tantos talentos que qualquer mulher de verdade ficaria no chinelo.
  3. O Rodrigo é muito idealizado. Isso já estava me incomodando em outros volumes, mas o cara é simplesmente perfeito. Não existe um defeito, ele é benevolente, bonito, carismático, filantrópico, carinhoso... Pense em todos os adjetivos positivos que você conseguir, pois é, ele é isso e mais um pouco. PARA. Eu não consegui acreditar nisso, eu sou o tipo de pessoa que gosta de um romance mais... tangível. De um cara mais tangível, não existe ninguém perfeito, pelo menos um defeito a pessoa precisa ter. PELO MENOS UM. Mas Rodrigo não, ele é o santo. Desculpa, mas isso não me convenceu, queria um Rodrigo mais carne e osso. Aah, e um pouco menos de idealização, por favor!
  4. Muita melação. Ok, eu gosto de romance, mas esse adquiriu um aspecto sufocante em algumas páginas, eu já estava agoniada com tanta perfeição em forma de casal. Vixe, chegou o momento do romance passar de fofo para insuportável. Chegou ao ponto de eu torcer pro fim do casal, não me chamem de maldosa, mas existe um limite de perfeição em forma de acontecimentos e o romance deles já estava me sufocando (e irritando, muito).
 Então, pelos pontos que eu citei já deve ter dado pra imaginar que eu esperava que a Paula explorasse outras vertentes. Sempre gostei muito de seus romances, mas a extrema idealização me irritou, aliás, chegou ao ponto de me sufocar. 

 Mas a boa notícia é que as coisas melhoram a partir da página 350, minha empatia pela Priscila voltou, com pouca força, mas voltou e a premissa que a autora deixou no final é algo que dá um bom plot pro próximo livro. Então eu fiquei animada novamente. Apesar de, às vezes, só querer que a Paula escreva um livro com uma protagonista mais "comum", que tenha problemas como falta de dinheiro e viva algo menos irreal.


 Entretanto, eu vejo uma luz no fim do túnel porque começamos a ver o inicio do amadurecimento da Priscila, que eu espero que ocorra de maneira mais efetiva e transforme realmente a protagonista em uma mulher, uma personagem mais madura e pé no chão. E não continue sendo uma garota de 19 anos que age como se tivesse 13. Então dá pra perceber que depositei várias das minhas esperanças nesse próximo volume, espero estar certa.

 Apesar de ter encontrado muitos aspectos negativos e ter descordado da forma que a autora conduziu a história, achei que os acontecimentos descritos (claro que com exceções, talvez até demais) foram necessários para o desenvolvimento da história.

 Em suma, Minha Vida Fora de Série 3 me decepcionou um pouco, apesar da escrita da Paula ainda continuar incrível, como sempre. Mas deposito minhas expectativas e esperanças no volume 4 e espero ler um livro mais pé no chão, menos fútil e menos idealizado. Tomara que eu esteja certa. De todo modo, este volume não é completamente ruim, exatamente por isso a nota não foi ainda menor, é uma obra que pecou em certos aspectos, mas que considero extremamente necessária para o rumo satisfatório da história. 

QUOTES:
"Essa é a graça de viver. A gente consegue se adaptar a tudo na vida. Cai e levante, aprende com o tombo e caminha outra vez... Mas a cada uma dessas quedas a gente fica mais sábia, mais forte." 
"Nenhum dos nossos passos está marcado. Tudo pode se transformar em um piscar de olhos e nos levar de volta a lugares para onde nem imaginávamos retornar."

CLASSIFICAÇÃO:


33 comentários:

  1. Ah que teso, é chato gostar muito dos primeiros livros e o terceiro ter tantas coisinhas negativas

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que pena que você não gostou muito ;/

    Ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas vejo sempre comentários positivos.

    beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ahhh! Que pena que não gostou muito do livro. Mas achei bem crítica a sua resenha.
    Boa semana!

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  4. Helloo, Gabriela! Tudo numa nice?!
    Amo as suas sinceridades. Nunca li nada da Paula, mas sempre tive muita vontade. Tem aquela coisa que já falei outras vezes: gosto de gostar de livros nacionais. Esses pontos que tu ressaltou aí não me agradam. Detesto perfeição e idealização mesmo sendo em ficção. Simplesmente não consigo conceber. Já li alguns livros que me fez torcer contra o casal porque estava tão irritada com a melação e o egoísmo deles que queria que se dessem mal! Pois é. Senti-me um pouco má, mas não consegui evitar. O final da leitura me causou frustração, óbvio. Pois é achei que esse livro é grosso, e ter 300 páginas de conteúdo que irrita não é bom. Acho que não vou ler. Até porque tenho fugido de romance! Estou lendo muita fantasia ultimamente e tenho gostado!
    Ah, eu Amei as fotos, eu vi o livro e pensei que legal, mas eu observei mais foi a tua escrivaninha. Super organizada e limpa. Tudo que a minha não é. Kkkk. Nada além de uma bagunça só. Gostei do seu cantinho!! Acho que os livros estão no beiral da janela né?! Acho legal e lindo ficar de cara para o céu!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alana.
      Fico feliz em ser sincera e depois ler comentários como esse. Eu também gosto de ler ivros nacionais, incluindo os da Paula, apesar dos da série que ela estar escrevendo pela Galera não estar me agradando muito. Perfeição eu também não costumo perdoar, gosto de personagens complexos e imperfeitos, ou seja, justamente o contrário. Fico feliz que tenha gostado das fotos, é raro eu tirar foto dentro do quarto e essa minha escrivaninha arrumada é pura ilusão, na maioria das vezes ela fica super desarrumada, rsrs. Apesar de eu estar me controlando mais em relação a isso nos últimos tempos. Estão no beiral da janela mesmo, mas só porque a janela dá pra dentro de casa, como moro no alto teria medo de colocar na janela e cair.
      Beijos.

      Excluir
  5. Nunca li nada de Paula Pimenta, já vi muitas resenhas positivas e algumas negativas, amei da sua resenha sincera é até bom para não criarmos tantas expectativas não é?

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  6. Que pena que não gostou.. é chato quando isso acontece né? Mas adorei a sinceridade na resenha.
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Ainda não li nenhum livro da série, mas até tenho vontade.
    Pena você não ter gostado muito desse terceiro.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Juh
    Tem sorteio lá no blog!!
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/2015/10/minha-caixa-de-correio-5-agosto-e.html

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    O único livro que li da Paula foi "Princesa adormecida", então não posso dá mt opinião sobre o trabalho dela. Torço para que a personagem amadureça logo! hahahaa
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  9. Oi ...
    Os livros de Paula Pimenta são até até legais , mas , também sempre dou poucas estrelas :(
    Acho que na maioria dos casos é que o livro não é destinado para a minha idade , 21 , acredito que os adolescente s gostarão mais.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane.
      Essa coisa de idade é bem relativa, já li livros destinados a um público mais jovem e gostei muito, é tudo questão da qualidade da história mesmo. Esse terceiro volume realmente não me agradou.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oii
    Gostei da escrita da Paula quando li Princesa Adormecida.
    Mas acho que a temática dos livros dela é para um público mais jovem. Então acabo não me interessando tanto nos outros livros dela..


    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa.
      É o que acabei de responder no comentário acima, acho essa coisa de faixa etária bem relativa, pra mim tudo depende da forma que se conduz as coisas. Um autor pode escrever um livro para meninas de 13 anos e, ainda sim, criar uma trama bem desenvolvida e que foge dos clichês, sabe?
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi, Inês! Tudo bem?
    Eu nunca li nenhum dessa autora e nem tenho mta vontade. Como a Raissa falou, tambem acho que a tematica dos livros dela é para um público mais jovem!
    Beijos

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markus.
      É o que acabei de responder no comentário acima, acho essa coisa de faixa etária bem relativa, pra mim tudo depende da forma que se conduz as coisas. Um autor pode escrever um livro para meninas de 13 anos e, ainda sim, criar uma trama bem desenvolvida e que foge dos clichês, sabe?
      Beijos.

      Excluir
  12. Eu não conhecia esse livro, mas já ouvi falar - bem - dessa escritora!
    Valeu a dica!

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Inês, tudo bem flor ???
    Já ouvi falar muito desses livros, muitas vezes me deparei com eles nas livrarias ou em sites quando estava pesquisando algum livro de meu interesse. Porém, preciso admitir que nunca me senti atraída pela história. Alguma coisa nela não bate com o meu santo, rsrsrs. Mas acontece né ?! Nem sempre vamos gostar de todos os livros e de todas as histórias, afinal, somos diferentes e curtimos coisas diferentes.
    Que pena que o livro te desapontou um pouco. Realmente não gosto quando estou lendo uma série e um dos livros me desaponta, desamina. Mas espero que no próximo livro a história te conquiste novamente !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Sei bem como é quando bate aquela antipatia inicial com um livro, entendo perfeitamente, já aconteceu comigo muitas vezes.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi Inês,
    Até hoje só li um livro da Paula, um de crônicas e gostei bastante.
    Queria essas séries dela, só comprei FMF1 por enquanto haha
    Quero ler quando estiver, com pelo menos até o três na estante.
    O spin-off até chama minha atenção também, mas lendo sua resenha, creio que acabaria retirando pontos pelo tópicos citados, são coisas que costumam me incomodar na leitura...ainda mais por ela focar somente no romance, boa parte.

    tenha uma ótima terça =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Oi Inês

    Eu adoro essa série, agora estou até com medo de não gostar tanto desse também. FMF é meu favorito, e aquele da Princesa que saiu pela Galera eu não gostei do primeiro e nem me animei com os outros.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.
      Eu também adoro essa série, li o primeiro e o segundo volume super feliz, estava muito ansiosa por esse, mas acabei me decepcionando. Também não curti muitos as releituras dela pela Galera.
      Beijos.

      Excluir
  16. Oi Inês!
    Sou uma grande fã da Paula, e confesso que o terceiro volume de MVFDS não me desagradou tanto, mas concordo com todos os pontos negativo elencados por você. Principalmente em relação ao fato de coisas irreais acontecerem com a Priscila. Sério, ela tem oportunidades na vida, que tem gente que passa anos tentando e não consegue. Também entendo o teor de ficção da coisa, mas sinceramente um pouco de realidade não faz mal pra ninguém. Sempre achei o Rodrigo muito perfeitinho, mas sabe que notei um defeito nele neste último livro? Achei a reação do personagem, a um dado acontecimento perto do final do livro, muito imatura e pouco coerente com a idade dele. Mas em suma, é uma série que continua me agradando, até porque a escrita da Paula e seus personagens são muito cativantes. Espero que o próximo volume seja um pouco mais satisfatório, e que a Paula inove, pra que a série não siga a mesma "receita de bolo" de FMF, pois vamos combinar, o final de MVDS 3 e FMF 3 são bem semelhantes.

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia.
      Também sou fã da Paula, ela era uma de minhas autoras favoritas, se não a favorita. Mas hoje já nem sei mais, muita coisa mudou, conheci novos autores e amadureci em minhas críticas. Ou talvez a escrita da Paula que tenha mudado. Muitas coisas WTF acontecem com a Priscila, a menina tem oportunidades demais, isso simplesmente não é possível. Como ela passa em primeiro lugar em um vestibular de biologia e não passa em um de veteriária. Nada a ver. Coerência zero. Não cheguei a considerar a atitude do Rodrigo um defeito de fato, apesar da Paula sempre fazer com que os personagens dela se comportem dessa forma. Mas, de fato, MVFDS está começando a ficar muito parecida com FMF. Assim não dá.
      Beijos.

      Excluir
  17. Nunca li nenhum livro da Paula Pimenta, acho que não faz muito meu estilo, como você disse, eu gosto mais de livro "pé no chão".
    Um grande beijo! ♥

    www.r-nuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Inês... Infelizmente não tenho vontade de ler nada da Paula Pimenta. Sei que ela é bem talentosa e tal, mas o gênero que ela escreve não me agrada.

    Ainda bem que há público para todos os gostos, né?

    Beijinhos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  19. Olá Inês, tudo bem?

    Acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro, tenho muita curiosidade em saber como é a escrita da autora, só leio resenhas positivas, quem sabe um dia...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ah, que pena que acabou sendo uma leitura mais negativa do que positiva :/ acho que é pela junção das duas coisas né, amadurecer e a escrita do autor que nem sempre é a mesma, as vezes eles estão num momento que se perdem e nós vemos isso em suas palavras. As capas dos livros da Paula são maravilhosaaaas, fico encantada por todas <333 mas já em Fazendo meu filme eu acabei me decepcionando, então nem me arrisco nessa outra série :( sua resenha ficou ótima, bem completa e sincera!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Sim, acho que eu mudei mais do que a escrita da Paula, apesar de acreditar que ela não está exatamente em um bom momento em relação a suas obras. As capas são mesmo lindas, especialmente as dessa série. Fico feliz que tenha gostado da resenha <3.
      Beijos.

      Excluir
  21. Oi Inês, tudo bem?

    Sou doida para ler essa série da Paula. Já tentei o Cinderela Pop, mas não gostei do livro, achei bem bobinho. Mas a minha curiosidade mesmo é com Fazendo o Meu Filme. Pena que o livro te decepcionou um pouco.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kel.
      Estou achando essas releituras da Paula pela Galera bem bobinhas mesmo, não estou gostando.
      Beijos.

      Excluir
  22. Nunca li nada da autora, mas sei que sua escrita conquistou muitos fãs.
    Tenho umas amigas que sempre falam muito bem da primeira série dela... eu nunca me interessei, mas acho que tenho um desconto. hehe
    Bom, gostei da resenha.

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Nossa, nunca li esse volume, mas já li os outros dois, e gostei mais do primeiro do que o segundo, você citou exatamente tudo que eu já cheguei a comentar com a minha irmã sobre os livros da Paula. Adoro Fazendo Meu Filme (daí que surgiu a ideia de criar meu blog também sobre filmes, já que tenho uma paixão tão grande quanta a personagem), estou lendo pela segunda vez, e por isso percebi muitos defeitos que não tinha visto da primeira vez, por exemplo como tudo dá certo magicalmente para a personagem (em MVFS então, nem se fale!), parece que as duas personagens a Priscila e a Fani nunca fazem esforço para conseguir nada, até no último livro, o pai da Fani é quem paga a faculdade dela e isso, a garota já está com 23 anos. 23 anos, e sem trabalhar? É foda, hein! A pessoa com 23 anos e papai pagando faculdade (Nada contra quem é rico, não é esse o ponto que eu quero chegar), a garota não rala na vida nunca, nem ela e nem a Priscila (apesar da Priscila tem o negocio da preocupação com os animais, acho isso legal, mas tirando esse fato), não se preocupa com nada de tão importante, e o ser humano vai ser bancado pelos pais até que idade? Tudo bem que ela fez estágio na Warner, mas com certeza não usou o dinheiro para ajudar os pais ou coisa do tipo. E ainda mais quem aos 23 anos se torna um cineasta famoso tão rápido, até Steve Spielberg (e muitos outros) demoraram anos para conseguir, e ainda mais com uma comédia romântica, é bem difícil de um diretor, roterista, conseguir muito sucesso logo no primeiro filme com esse gênero, mesmo sendo um dos meus favoritos, devemos cair na real, a não ser que você seja Garry Marshall (de Uma Linda Mulher e O Diário da Princesa) é possível, mas caso contrário.
    A Priscila dança, canta, faz não sei quantas esportes, é rica, tem varias amigas, tem o namorado perfeito, é bonita e ainda tem um monte de garoto atrás dela, e é confiante. Menos, Paula, bem menos, este tipo de pessoa não existe, não tem lógica!
    Bom, o Rodrigo é não é real, e acho que nem o Leo, principalmente sobre fatos que ocorreram no segundo livro de MVFS, nunca que um garoto no nível que a situação estava iria agir como o Rodrigo (infelizmente, mas deve haver exceções pra isso, eu espero), ou pelo menos resistir tanto quanto ele. Sem falar que os personagens tanto homens quanto mulheres são muito egoístas (o Leo, nem tanto), mas eles simplesmente esquecem o mundo quando estão com seus "amados" e só se preocupam com os seus próprios problemas.
    Só queria saber se o caso do Patrick vai ser igual a do Christian, ser for, vou ficar bem revoltada.
    Também concordo que a Paula deveria escrever sobre uma personagem que não seja rica e que faça as coisas acontecerem por si só, e não por uma "fada madrinha" ou num passe de mágica, como se na vida real fosse assim, e tudo na vida fosse fácil. Também prefiro personagens reais.
    Meu comentário saiu um texto, me desculpe, mas não consegui me controlar, rsrs.
    Adorei a resenha! Parabéns pelo blog está lindo! :D

    ResponderExcluir
  24. oiii,nao gostei muito da sua reseenha,mas e porque os livros da paula sao meus preferidos,e os defendo,acho que voce tem uma certa razao quanto a perfeicao do livro mas acho que o livro nao foi tao ruim assim,eu sei que voce botou seus sentimentos ai ,mas acho que mesmo o livro sendo perfeito demais,e um livro muito bom,pode ser cansativo mas o final vale a pena,mesmo assim adorei o seu jeito de espressra tudo o que voce achou,o 4 vai ser bom,eu acredito...

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric