"Maia é uma jovem publicitária bem-sucedida. Tem um emprego estável, um namoro estável, uma vidinha estável. Até demais. Certo dia, tentando imaginar como seria sua vida no futuro, o casamento, os filhos, visualiza duas crianças loirinhas correndo... Loirinhas? Então ela se dá conta de onde vem aquela cor de cabelos: Diogo, o menino por quem se apaixonou à primeira vista aos 12 anos, numa cidadezinha do interior, onde costumava passar os fins de semana com a família. Acontece que ele se mudou para os Estados Unidos há mais de dez anos, e a essa altura da vida, já nem deve se lembrar mais dela.
Mesmo assim, num impulso, Maia pede férias na agência, inventa uma viagem de trabalho como desculpa para o namorado e vai para Nova York, atrás do seu primeiro amor. Primavera Eterna é a história de uma jovem cheia de sonhos esquecidos, que ousa arriscar tudo o que tem e acaba encontrando a si mesma. "
Primavera Eterna é um livro curto, se assemelha até a um conto. Tanto por ser breve como por ser superficial. Não é uma história aprofundada ou cheia de reviravoltas. O livro todo se passa em um dia apenas, em meio a acontecimentos do presente e flashbacks do passado da protagonista que vão ajudando a caracterizá-la.
É um chick-lit curto, que me pareceu muito raso e deu uma sensação de que necessitava de mais páginas. A escrita da Paula é interessante, engraçada e critica as coisas com um característico humor ácido.
Eu achei que o livro foi mediano, mas tinha condições de ser excelente, se, como disse anteriormente, a história fosse mais longa e aprofundada. Apesar disso, é uma leitura leve, rápida e divertida.
A protagonista é uma mulher de personalidade interessante, engraçada e com pouca sorte no amor. Eu acabei simpatizando com a personagem, apesar de achar certas atitudes dela muito radicais.
Os personagens secundários quase nem aparecem, a realidade é que a trama é tão curtinha que eles são só participações especiais daquelas bem rapidinhas que vemos nos filmes. Diogo, o amor da vida de Maia, tem uma personalidade bem real, nada do "principezinho encantado" que todos esperam. Achei esse aspecto do livro bacana.
A edição da Arqueiro está, como sempre, incrível. Essa capa é linda, toda a diagramação também, as folhas são mais grossas que o comum e incrivelmente macias, sem falar na revisão impecável.
Em suma, Primavera Eterna é uma obra que deixou a desejar por sua falta de aprofundamento. Mas é uma leitura rápida gostosa de se fazer, por vezes divertida e que pode ser uma boa pedida para quem procura algo mais divertido e leve.
Quotes:
"O sucesso, quando não é baseado naquilo que você ama e em que acredita, não significa felicidade."
"Mas não havia mais como me enganar, eu era um sistema de erros. (...) O amor que eu acreditava estar morto há tanto tempo, ah, o danado tinha recebido o adubo do tempo. O maldito adubo do tempo."
"Eu agora tinha fome de viver a vida que eu não tinha."
"Às vezes o fim é o começo, se houvesse um fim nunca teria existido. Porque é infinito. E no infinito as palavras sempre serão artesanais e os toques sempre serão soletrados, ainda que com letras diferentes."
Livro: Primavera Eterna
Autora: Paula Abreu
Páginas: 128
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413236
Por mais que seja clichê (acho que deve ser), eu adoro embarcar nessas histórias. Adorei a dica e apesar da pequena critica, eu vou ler, sem dúvida! ;-)
ResponderExcluirBeijos,
Carol
www.pequenajornalista.com.br
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirDe vez em quando os autores gostam de correr e isso atrapalha a história,não é verdade? Estou bastante preocupado com o cenário literário do momento, pois a maioria dos livros estão com essas características nada agradáveis. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Me apaixonei pelo livro. Pela sinopse, ele tinha tudo pra ser perfeito. Deu até vontade de ''reescrever''. Haha, super se encaixou comigo, porque além de fazer parte do genero que eu gosto, a protagonista é publicitária e vai pra New York. To começando a achar que escreveram pra mim \õ
ResponderExcluirUma pena que o livro seja superficial :/ Mesmo assim vou procurar pra ler.
Sou nova leitora por aqui, amr. Adorei seu blog. Super beijo
www.iamcamilakellen.blogspot.com
Olá, Camila.
ExcluirAcho que reescrever a obra seria uma boa ideia, rsrs. Mas se você acha que foi escrito pra você é melhor ler mesmo!
Beijos.
Oi!
ResponderExcluirUma pena isso ter acontecido com o livro mas ainda assim parecer ser uma historia bem gostosinha, não sei se lerei mas deu vontade :).
Beijos
Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/
Hello, Inês! bom, acho que Chick -lits em geral tem essa falta de aproveitamento, falta de se aprofundar. Mas se é divertido e rápido, vale a pena. Eu acho, nunca li um chick-lit. RsRsRs
ResponderExcluirBjs - já leu a Cura Mortal? Ainda nem assisti Correr ou morrer :(
Com um sorriso,
Gabryel Fellipe
Olá, Gabryel.
ExcluirEu já li até Prova de Fogo, mas preciso urgentemente ler A Cura Mortal e ver o filme, isso que dá morar em um lugar no meio do nada.
Beijos.
Eu ando com muita vontade de ler um chick-lit mas ainda não me decidir, nunca li algo assim, um conto basicamente, como é rapido não vejo como me conectar com ele... mas quem sabe um livro desse estilo....
ResponderExcluirPri ;*
http://closettgarden.blogspot.com.br
Apesar de tudo, gostei super da capa e da história. Vou dar uma chance, deve ser ótimo para desocupar a mente e deixar-nos mais leves! rsrsrsrs. Não sou muito de chick-lit, mas de alguma forma, esse me chamou a atenção. Sua resenha ficou bem descritiva, é sempre bom quando vamos ler um bom livro, sabendo o que esperar dele! Bjokas...
ResponderExcluirentreumlivroe-outro.blogspot.com
Ola! Obrigada pela visita em meu blog, pode voltar la sempre que desejar! :D
ResponderExcluirGostei das frases que você citou no final, mas nao gostei tanto do livro por ser algo bem raso. Ainda não me decidi se quero ou não ler... ainda estou pensando sobre isso. De qualquer forma, valeu pela resenha!
Se cuida <3
conclusoesnoturnas.blogspot.com.br
Oie =)
ResponderExcluirComo sempre a editora Arqueiro capricha nas edições. Eu achei a capa linda ^^.
Agora, eu já tinha tido esta impressão, de que o livro é meio raso, em alguns comentários que tinha visto do livro. Já achei que ele é meio curtinho, pela quantidade de páginas... Mas.... Se um dia tiver a oportunidade de ler, lerei sem compromisso, pois realmente parece ser bem leve e divertido. Vale para ler depois de uma ressaca literária kkk.
Beijos,
Livy
No Mundo dos Livros
Olá, Livy.
ExcluirSim, a Arqueiro sempre arrasa. Sou fã do trabalho deles <3.
Beijos.
Eu já ouvi falar desse livro! Só não me despertou muito interesse porque não sou muito de chick lit, e ai descobrir que ele é meio superficial me deixa meio na dúvida se vale a pena, na real.
ResponderExcluirbjos,
Bianca
www.blogsomaisum.blogspot.com.br
Oláaaa!!!
ResponderExcluirEu não tinha ouvido falar desse livro, mas pelo título eu já me interessei.
Pena que, como você disse, ele é curto e faltou o aprofundamento. Achei bem bacana a história, e talvez eu coloque na minha listinha para comprar.
Adoro livros curtos para se ler em apenas um dia!!
Beijosss
http://our-constellations.blogspot.com.br/
Olá! Acho que dependendo da ocasião, eu iria gostar desse livro, por exemplo, depois de uma semana de provas eu adoro ler algo leve, então ele seria uma boa pedida,
ResponderExcluirhttp://www.whoisllara.com/
Esse livro é bem característico de primavera mesmo, né? A capa nos transmite exatamente a sensação da estação. E que pena ser tão curto assim :/ é muito chato quando a história tem tanto potencial, mas o autor não sabe aproveitar. No entanto, acredito que a intenção da autora era fazer algo resumido mesmo, não uma história gigantesca que só fica enrolando; ela queria ir bem ao ponto principal. Digo isso porque a Leeh, aqui da Caverna, escreve contos, e eu vivo enchendo a cabeça dela pra que ela escreva algo maior, mas ela diz que se se prolongar muito, ela vai acabar se perdendo haha
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova de "Fangirl" no blog, vem conferir!
Olá, Carol.
ExcluirVerdade, mas acho que o livro pode ser curto, mas bem desenvolvido. O que, infelizmente, não foi o caso desse.
Beijos.
Olá, Fer.
ResponderExcluirO engraçado é que li o livro todo EXATAMENTE em uma tarde de domingo. Rsrs, coincidência?!
Beijos.
Olá Inês. Bacana Resenha... parece ser um bom livro.
ResponderExcluirhttp://geekiebooks.wordpress.com/