25 de setembro de 2014

Resenha - O Condado De Citrus

"A Flórida do condado de Citrus não se parece em nada com aquelas imagens de televisão, com um clima convidativo, coqueiros e surfistas. Shelby Register, de quatorze anos, se muda para a cidade com cheiro de pântano com seu pai e irmã após a morte da mãe. Talvez a única coisa que a interesse seja o tal Toby McNurse, um delinquente sem cura que cumpre suas dezenas de detenções acumuladas. Já Toby não vê sentido na vida, nas paixões dos adultos, nas diversões dos amigos. Só sabe, em seu âmago, que está em seu destino fazer o mal. E ao observar as angelicais irmãs Register, sabe que o chamado de sua alma está prestes a ser atendido."

 Um sentimento de estranhamento me acompanhou durante toda a leitura desse livro. Exatamente como aconteceu com Se alguma vez.... É o tipo de leitura inusitada e que te provoca sentimentos diferentes.

 O autor desse livro escreve de forma incrivelmente sensível, até as coisas mais simples em suas mãos ganham narrativas inesperadas e significados exóticos. É como ver a vida de um ponto de vista amplificado. Os sentimentos vividos pelos personagens são incrivelmente pungentes e realçados pelas circunstâncias.

 Apesar disso eu não acho que o livro funcionou bem para mim. Como citei no começo da resenha, meu estranhamento ocorreu ao longo de toda a leitura do livro e os acontecimentos narrados pelo autor me fizeram desacreditar na trama, são acontecimentos loucos ao extremo. Eu fiquei com uma angústia ao longo de toda a leitura. 


 A história do livro tem foco em três personagens distintos, todos os três igualmente peculiares e com sentimentos incrivelmente pungentes. Eu não consegui sentir afinidade por nenhum deles, apesar de ter despertado uma estranha curiosidade pelo sr. Hibma e os fatos o envolvendo.

 A edição da Galera Record está mal revisada, mas a tradução me impressionou, afinal ao longo da leitura é possível perceber como esse é um livro delicado de traduzir. A capa da obra muito me agradou, acho que conseguiu transmitir a atmosfera sombria da obra e mostrar que esse não é um juvenil comum.


 A escrita do autor tem um tom poético e por mais que os acontecimentos ao longo do livro não despertassem meu interesse e a leitura da obra fosse arrastada, ele narrava tudo de um jeito tão peculiar que as coisas ganhavam graça. Sem falar nos diálogos que sempre tinham alguma parte interessante ou trecho marcante. Apesar de tudo eu marquei milhões de quotes ao longo da leitura e posso dizer que o maior ponto positivo na obra é, sem dúvida, a escrita do John.

Em suma, esse foi um livro que me causou estranhamento e angústia ao longo da leitura, não acho que a obra tenha funcionado de fato para mim e a leitura demorou mais do que deveria. Porém não posso dizer para que vocês não leiam, afinal as impressões podem ser diferentes. O que não posso deixar de citar é que a história tem um sensibilidade genuína na narrativa que me encantou muito, apesar de tudo. 

Quotes:
"Toby não se incomodaria de andar a noite inteira, limpando a mente de tudo. Desejava poder saltar os próximos anos de sua vida até o momento que fosse ele mesmo, o que quer que isso significasse." 
"Qualquer coisa o enfraquecia - o cheiro errado, a cor errada no céu, pensar em todas as tardes tediosas que já passara na vida e todas que ainda estavam por vir." 
"Quando tenho uma ideia, fico totalmente a mercê dela." 
" A coisa mais rebelde que um jovem pode fazer é sentar-se ao ar livre e ouvir os pássaros." 
"Todas as coisas erradas que você já fez podem ficar para trás. Agora você tem a chance de fazer o que é certo." 
"Shelby queria algo mais dramático, mais honesto. Queria um oceano bravio ou invés das águas calmas do golfo. Queria um clima capaz de matar. Queria o respeito de alguém que soubesse de verdade como julgar."

Livro: O Condado de Citrus
Autor: John Brandon
Editora: Galera 
Páginas: 286
ISBN: 9788501094469


34 comentários:

  1. Hum, não sei se leria esse livro, mas achei interessante.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio do olhar sensível do autor me lembrou um pouco A Menina que Roubava livros, lembro que o autor falava tantas belezas sobre coisas como o céu de uma forma que nunca parei para reparar. A capa é bonitinha, chamou a minha atenção, talvez eu leia, mas não como um livro urgente. Bom, gostei da resenha!
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
  3. Olá Inês, tudo bem?

    Esse livro não desperta nenhum pouco a minha atenção, por isso creio que eu não daria muito certo com ele, por diversos motivos. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Inês!
    Eu quero muito ler esse livro. Parece ser interessante. Mesmo você não ter gostado tanto, eu acredito que a leitura funcionará comigo e pretendo dar uma chance ao mesmo.
    Espero não me decepcionar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Inês,

    Achei a sinopse bastante interessante e fiquei me perguntando quais os motivos da sua angústia durante a leitura. Não sei, mas achei essa capa demais! haha Sério. Achei muito bonita.

    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamiris.
      Eu também amo essa capa <3. Acho que é uma leitura estranha, porém válida. Talvez você goste mais que eu.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Inês, tudo bem?
    Achei a capa desse livro bem bonita, pena você não ter gostado tanto da leitura, mas entendo seus argumentos!
    Tem livros que realmente nos causam uma sensação de estranhamento o que acaba por desandar um pouco do ritmo de leitura.

    Beijão ;*
    www.livrosesonhos.com

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante, mas sinceramente não sei se seria um livro que eu leria, posso estar julgando pela "capa" mas as vezes não me vejo lendo alguma espécie de livro.

    ótima resenha, ótimo Blog! Meus parabéns.

    Um beijo.

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas desde que vi o lançamento dele já não tive muita vontade de lê-lo. Confesso que achei essa capa bem desinteressante e que ela contribuiu na minha decisão, mas também a premissa não me chamou muito a atenção, sendo assim esse é um livro que deixo passar.

    Beijos
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Poxa, que pena que você não gostou tanto assim dos personagens e tudo mais. Mas eu sei bem como é esse sentimento durante uma leitura hahaha é difícil :s
    Mas pelo menos a escrita do autor de conquistou, quem sabe num próximo livro, não? rs
    Eu não conhecia a história, mas parece diferente!

    beijos
    Leeh - Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leeh.
      Definitivamente essa é uma história diferente, mas a escrita do autor é incrível, só que achei a atmosfera do livro não tão legal, um pouco crua e macabra. Mas isso pode ser um ponto positivo para várias pessoas.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi ines,
    Finalmente vim retribuir sua visita. Então não conhecia esse livro, mas sinceramente ele não me atraiu muito e pela sua resenha também acabei não sendo tão fã do mesmo, acho que essa dica vou passar.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. oie Inês
    menina, agora você me deixou com um carrapato atrás da orelha kkkkkkkkkk
    Eu solicitei o livro, justamente por achar que seria uma leitura estranha, e peculiar, assim como Se alguma vez...
    Acho que estou numa vibe meio louca, e espero curtir a leitura rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jac.
      Olha só, se você gostou de Se alguma vez... vai gostar desse, simples assim! Se joga! Hahaha.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi, Inês!
    Nossa, pela sua resenha eu acho que não iria gostar muito desse livro também.
    Não curto muito historias assim, que nos cansam, que se arrasta.
    Mas a sua resenha foi muito boa, deixou claro o que você sentiu durante a leitura.

    Beijinhos!
    Jaque - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. A capa do livro e linda..
    Mas a sinopse nem me interessou.. Provavelmente nao vou ler.
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  14. Oi meu bem!
    Pra falar a verdade, eu nunca tinha lido nada a respeito desse livro, mas antes de falar da resenha, preciso comentar. Que diagramação linda! Pelas fotos parece que o livro é realmente muito bonita.
    Eu adoro obras e que o autor consegue abusar da sensibilidade, que provoca no leitor diversas sensações diferentes e faz com que enxerguemos as coisas de forma diferente. Porém, não é sempre que eu consigo gostar de livros assim. É preciso que eu esteja no momento certo, sabe?
    Fiquei curiosa pra conhecer melhor a obra, quem sabe não leio e volto pra contar o que eu achei?
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana.
      A obra por dentro é normal, mas por fora é linda demais. Eu mesma achei essa capa incrível. Sim, tudo tem um momento e acho que também não estava na época certa para esse tipo de leitura.
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi Inês, tudo bem?

    Fiquei beeeem dividida com sua resenha! Eu amo livros quando o autor demonstra o sentimento do personagem, de modo como esse o fez. Mas como não funcionou pra você... Só que talvez possa funcionar pra mim, como você ressaltou: Cada um tem uma perspectiva diferente. De qualquer modo, sua resenha conseguiu me deixar curiosa pelo livro.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. A sinopse e a capa me chamaram a atenção, mas desanimei ao ler a sua resenha. Tenho tantos livros na fila que não acho que valha a pena arriscar, por enquanto, colocar um livro arrastado nela.

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Apesar da angustia que você disse que a leitura te proporcionou, eu me encantei pela estória. Pelo que me disse fiquei muito curiosa! Entrou para lista!
    Beijinhos ♥
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá! Estou meio receosa com relação a essa editora nos últimos tempos, os livros te vindo muito mal traduzidos e revisados, espero que seja só uma fase e quando eles passarem por ela leio este livro que você resenhou, ele me deixou bem intrigada!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      Infelizmente o que mais tenho encontrado é revisão ruim nos livros da Galera, uma pena =(. É um livro diferente, talvez te agrade. Não custa tentar...
      Beijos.

      Excluir
  19. Olá!

    Morri de vontade de ler esse livro.
    Essa capa <3.
    Amei a resenha.

    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
  20. A Sinopse me chamou bastante a atenção e apesar da sua avaliação ter sido baixa não me desanima, é como tu disse as opiniões divergem!

    Vou dar uma chance!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  21. Oie =)

    Sinceramente não tenho vontade de ler este livro.,
    E acho que ao ler me sentiria igual a você, com um certo estranhamento. Acho que a leitura não iria fluir.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bom? Que pena que a leitura não funcionou bem pra você =/ É tão chato quando isso acontece!
    Não é um livro que eu leria, mas, a premissa parece ser bem interessante. Apreciei a sinceridade ;D

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  23. Oi, Inês! Tudo bem?
    Confesso que nem a sinopse havia me animado para ler esse livro, depois da sua resenha então... Quando a história não funciona desde o começo, dificilmente irá melhorar depois né? De qualquer forma, o quotes que você colocou na resenha super me agradaram e eu fiquei aqui pensando se vale a pena dar uma chance para "O Condado de Citrus". Algo que me desanimou foi saber que, mesmo que a tradução esteja bem trabalhada, a falta de revisão é, no mínimo, ~broxante~. É uma pena quando isso acontece :/ Mas enfim, caso surja a oportunidade de ler esse livro, vou pesar os prós e os contras, mas não creio que ela esteja próxima de acontecer... Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Eu marquei mil quotes ao longo da leitura, não coloquei nem metade na resenha. Acho que é consequência da boa escrita do autor. Porém é um livro diferente, talvez te agrade. Agora a falta de revisão é mesmo uma pena.
      Beijos.

      Excluir
  24. Caramba que capa mais maravilhosa, nunca li nada parecido, e confesso que não me chamou muito atenção, mas acho que se fosse adaptado Tim Burton faria um belo trabalho ahaha.

    http://booksandflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Gabi

    Sei bem como é ler um livro, enxergar seu potencial mas não conseguir se conectar à história. A capa desse livro me lembrou Diga aos Lobos que Estou em casa, mas lendo sua resenha vejo que eles não tem nada em comum.
    Esse livro parece ser uma história bem sombria e apesar de não ter te agradado tanto eu fiquei bem interessada nele. Acho que a premissa é bem interessante, talvez só precise ser lido no momento certo e com uma revisão melhor.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da proposta desse livro. Apesar da capa não ser tudo isso, a sinopse chama muita atenção.
    Parece ser um livro super intenso, daqueles que deixa a gente pensativa por uns dias após lê-lo. Confesso que fiquei com medo das atitudes do tal do Toby, rs. O que será que ele vai fazer?
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, Cecília.
    Talvez tenha sido proposital, mas eu me senti desconfortável lendo um livro que abaixava minha vibe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Eu gostei muito da capa e a sinopse me atraiu, mas sua nota não me estimulou a ler , não existe nada pior que uma leitura arrastada já passei por isso sei bem como é

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    Post novo no blog SORTEIO no blog Livros com café

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric