18 de agosto de 2014

Resenha - O Caminho Para Casa

" Durante 18 anos, Jude pôs as necessidades dos filhos em primeiro lugar, e o resultado disso é que seus gêmeos, Mia e Zach, são adolescentes felizes. Quando Lexi começa a estudar no mesmo colégio que eles, ninguém em Pine Island é mais receptivo que Jude. Lexi, uma menina com um passado de sofrimento, criada em lares adotivos temporários, rapidamente se torna a melhor amiga de Mia. E, quandoZach se apaixona por ela, os três se tornam companheiros inseparáveis.
Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrenca, mas o último ano do ensino médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação. Toda vez que Mia e Zach saem de casa, ela não consegue deixar de se preocupar.

Em uma noite de verão, seus piores pesadelos se concretizam."

 A única coisa que me fez querer ler esse livro foi a Kristin Hannah. Desde que eu li outro livro da autora, Amigas Para Sempre, me apaixonei pelo trabalho primoroso da mesma.

 A Kristin aborda temas da atualidade, temas esses que muitas vezes podem parecer "esgotados" nas mãos de outras autoras, mas que com a Hannah se renovam. A história aborda temas tão presentes no nosso cotidiano que podem ser considerados banais, mas que aqui ganham uma roupagem nova. 

 O mais interessante é que as histórias dela falam sobre pessoas, sobre medos, anseios, inseguranças, acontecimentos. E é tudo muito aprofundado, especialmente por conhecermos os personagens desde cedo. Assim sabemos suas motivações, as explicações para certas atitudes deles e por aí vai. Às vezes nem concordarmos com certas ações descritas, mas entendermos as motivações dos personagens e o que os fizeram chegar até ali. 


 Existe também um amadurecimento psicológico absurdo ao longo da história, nós vemos os personagens tomarem escolhas boas e ruins na vida, passarem por dificuldades, darem a volta por cima. É todo um processo de descoberta deles mesmos que nós, leitores, podemos acompanhar. O mais legal é que ao término da leitura dos livros dela nós nunca somos os mesmos. Sejam pelas lições dadas de maneira sutil, seja pela experiência adquirida pelo processo de amadurecimento dos personagens... O veredito final é que o leitor sempre vai ter algo para aprender com os livros escritos pela Hannah.

 O romance principal do livro é fascinante. Nada forçado e nem repentino, a química dos personagens aumenta aos poucos e no fim você já está torcendo com todas as forças para que eles terminem juntos. É um amor avassalador, real e cru que, por incrível que pareça, não assume ares forçados.

 Outra coisa legal no livro é que nele não existem vilões, ninguém é 100% bom ou mal. Existem sim pessoas que fizeram escolhas boas ou ruins na vida e sofrem as consequências disso.


 Eu chorei muito ao longo da trama e aplaudo de pé a autora por isso. Há muito tempo eu não me emociono tanto lendo um livro e as minhas lágrimas são apenas provas das sensações que a autora consegue provocar no leitor. A forma que a gente se conecta com os personagens e a trama em si é surreal.

 A edição da Arqueiro está impecável. Não encontrei um erro de revisão, a tradução está ótima e a capa tem um significado especial para a história. Só achei que a forma como a menina loira foi posicionada deixou a imagem artificial, parecendo uma montagem.

 Em suma, recomendo com muito fervor a leitura desse livro, como todos os outros da autora. É uma história real, pungente e que merece ser lida. Aliás, que DEVE ser lida. 

Quotes:
"O amor é uma escolha."  
"Lexi aprendera muito tempo atrás que haviam coisas que, embora desejasse, ela nunca teria. E sabia que doía menos se ela tentasse não querer o impossível." 
"Mesmo fugindo da dor, nunca se está a salvo dela." 
"Talvez você precise se quebrar um pouco, para poder se reconstruir."

Livro: O Caminho Para Casa
Autora: Kristin Hannah
Páginas: 351
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410815 




31 comentários:

  1. Inês, primeiro: está lindo, visualmente, o Blog!
    (E, MOÇA: você tem parceria com a Fantasy! QUE LINDO! Parabéns!!!!)
    Pois bem, falando da resenha e do livro em si: acho essa capa tão feinha... Mas é maravilhoso saber que o conteúdo supera com primosidade. Adoro, de fato, escritas que tragam instropecções e aprofundamentos de questões humanas. É interessantíssimo e lindo quando funciona assim. Já ouvi muito falar da Hannah, se não me engano aqui mesmo, nos eu Blog (estou enganado?...), e sempre me interessei em ler algo dela. Não me é novidade a qualidade da edição desse livro da Arqueiro: ela é uma das melhores nesse quesito.
    Enfim, adorei! Mil beijos, Inês!


    Achou O Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Breno.
      Muito obrigado, pelo elogio ao layout e pela parabenização pela parceria com a Fantasy <3.
      Olhando melhor eu também acho que a capa é feinha, o que é uma pena já que a história é incrível. Sim, eu já falei (e muito bem!) dessa autora aqui no blog outras vezes. A Arqueiro é fantástica mesmo, estou apaixonada pela editora <3.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Inês :)

    Eu só li um livro da Kristin até hoje, que foi Jardim de Inverno e adorei. Estou louco para ler outras coisas dela. Ela realmente tem essa coisa de colocar personagens nem extremamente bons e nem ruins, é muito legal. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha eu sempre vi gente elogiando essa obra da autora, mas nunca tive a chance de ler.
    Espero poder ter oportunidade, porque pela sua resenha, acabou me chamando bastante atenção.
    Vou dar uma olhadinha nele quando eu for na BIENAL DE SP. Quem sabe eu garanto o meu exemplar lá e começo a ler ele em seguida. Espero poder gostar como você.
    Adorei tudo que vc colocou, principalmente o seu ponto de vista que me agradou bastante =]
    PARABENS linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Já estou te seguindo tá?
    Se cuida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvana.
      Compre mesmo, esse livro é incrível e super merece ser lido!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi...

    Tenho dois livros dessa autora, mais ainda não dei uma chance a ela. Pela sua resenha sei que também vou chorar litros!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Inês!
    Não conhecia esse livro, mas tenho muita vontade de conhecer o trabalho da Kristin Hannah!
    Sua resenha ficou ótima o que fez despertar meu interesse em ler o livro ^^
    Beijos

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha você me convenceu! Eu gostei muito da sua resenha e fiquei com vontade de comprar ele. *-*

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia o livro e adorei a capa dele.
    Parece ser meu estilo de leitura.
    Dica anotada.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi

    Esse livro foi meu primeiro contato com a Kristin e desde então espero ansiosa para ler outros livros da autora. Tive meus problemas durante a leitura, mas esse livro é especial, despertou em mim os mais diversos sentimentos e me marcou bastante.
    Achei que o livro precisava de um final melhor. Poderia ter sido mais trabalhado, melhor desenvolvido, achei tudo muito rápido. Mas fora isso foi uma leitura e tanto.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caline.
      Eu confesso não ter tido muitos problemas, mas fiquei comparando esse com outro dela que eu já tinha lido. Mas sobre o final: eu gostei.
      Beijos.

      Excluir
  9. Se emocionar lendo um livro é muito perfeito! E, pela sua resenha, percebi que a história teve um peso muito forte sobre você, e fiquei com vontade de ler pelo entusiasmo como falou dele, e esses quotes estão incriveis.
    Bjs.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi,
    Da autora, já li Amigas para sempre e Por toda eternidade da autora, livros que me conquistaram completamente.
    Acho que a Kristin Hannah tem um poder de escrita singular, que faz que a gente se envolva na leitura de forma primordial. Adorei a resenha e espero poder ler outra obra dela em breve (Jardim de inverno parece ótimo, também!!).
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ká.
      Conhecia a autora com Amigas Para Sempre também e desde então virei fã! A Hannah é mesmo muito talentosa!
      Beijos.

      Excluir
  11. Olá!

    Adorei a resenha! gostei do livro!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. oi ^^
    Eu nunca li nada dela, mas tenho esse livro na minha estante. Uma colega me falou bem da autora e eu achei esse livro no sebo e comprei. Depois de ler sua resenha estou ainda mais empolgada! Gostei principalmente do fato dos personagens parecerem reais, de não ter vilões, todos tem seu lado bom e ruim!

    tem postagem nova no meu blog, espero vc por la!
    bjs

    Hey Dudi!
    http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dudi.
      Também adorei esse aspecto dos personagens, se você já até tem o livro é bem mais fácil.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês!
    Livro simplesmente perfeito!
    Adoro Hannah e esse foi um dos que eu mais gostei
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Uau, essa é uma daquelas resenhas de tirar o fôlego.
    Pelo que eu vi você foi mais feliz que eu na escolha do livro, haha.
    Estou pensando seriamente em ler O Caminho para Casa, não o conhecia, mas adoro livros que nos trazem fortes emoções, até porque vou fugir um pouco dos meus suspenses policiais.
    Grande abraço e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá moça!
    Já li um livro da editora Arqueiro, realmente, eles são muito bons no que fazem, não tinham erros alguns, pelo menos não que eu tenha percebido, até porque não sou expert no meu idioma nativo.
    Adorei o livro e a capa, parece ser muito bom, o fato de não existir vilões é até assustador, raramente um livro não tem vilão.
    Bjs http://queen-ofsilence.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Livia.
      Sim, eles são mesmo impecáveis na edição do livro <3.
      Pois é, raramente um livro não tem vilão mesmo, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  16. Olá, Inês, tudo bem?
    De fato a premissa do livro não parece ser uma novidade. Fiquei curiosa para ler a obra para conhecer o trabalho de escrita de Kristin Hannah. :)

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  17. Oi, Inês!
    Assim são os bons autores: sabem construir bons personagens e boas histórias, escapando do clichê e, acima de tudo, passando para o leitor aquele aprendizado, aquela reflexão sobre a vida que faz valer a pena a leitura...
    A sinopse desse livro é incrível, assim como parece ser a escrita da autora e o desenvolvimento da história..
    Ótima resenha, parabéns!!

    Gostei muito do seu blog, estou seguindo! Quando puder,faz uma visitinha lá no meu, ficaria muito feliz em te receber!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olááá!
    aaah, já ouvi falar tanto desses livros... dessa autora. Estou cada vez mais curiosa para conferir!
    saber que ela consegue nos emocionar assim, significa que ela entende bem as emoções humanas e sabe como retrata- la! Mas acho que o que eu mais gostei foi saber que nao tem 100% vilões e bonzinhos!
    espero conferir essas leitura LOGO!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      Sim, a autora super entende dessas assuntos, ELA ENTENDE! Leia mesmo porque a mulher é talentosa!
      Beijos.

      Excluir
  19. Oii flor!
    Ainda não tinha ouvido falar do livro, ou da autora, mas fiquei muito curiosa para conferir!
    Adorei tua resenha, como sempre, muito bem escrita :)
    E adorei a capa, é linda, super doce!
    E adorei saber que não existe mocinhos e vilões. Sério, tem livros que isso me deixa louca. hahah
    Concordo com você, ninguém é 100% alguma coisa!

    Beijos!

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =3.
      Oown, fico feliz que tenha gostado da resenha e achado bem escrita! Valeu <3.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oiee.

    Tenho muiita vontade de ler o livro e espero gostar dele.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. ainda estou me preparando para ler esse livro!sei que vou chorar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ótima resenha, até então não conhecia nada sobre o livro, deu até uma vontade básica de ler, porém sou aquele tipo de pessoa que evita leituras chorosas, hahaha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Inês!
    Essa capa me chamou uma atenção ENORME ! Que obra mais linda. E pelo que você falou, parece ser um livro delicado e envolvente, que lhe conquista principalmente pelo dom da simplicidade. Os personagens parecem ser reais e ao longo da história acredito que você possa se identificar com eles.
    Achei super interessante, mesmo abordando um conteúdo, que no momento, não está me atraindo tanto. De qualquer forma, adoro histórias que te trazem lições e pelo que você falou, a autora é recheada disso.
    Um beijo enorme! :)
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric