
"Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde."
Sabe quando você e sua opinião estão sozinhas no mundo? Pois é assim que me sinto com relação a essa obra, enquanto todos amaram e foram só elogios ao livro eu não consegui sentir isso tudo.
A obra tem uma trama interessante, uma proposta bacana e diferente. As situações apresentadas são interessantes, a leitura do livro flui maravilhosamente bem, a escrita do Maurício é envolvente, mas eu não consegui me conectar com a trama. O autor abordou um assunto delicado e escreveu um livro repleto de sentimentos. Mas eu não consegui sentir esses sentimentos, não consegui me conectar emocionalmente com o livro e nem com os personagens. Foi como se eu estivesse acompanhando tudo de longe, sem conseguir sentir nada.
Veja bem, a obra não tem nada de errado. A narrativa é gostosa, a trama não tem furos, a história tem reviravoltas, situações inesperadas e originalidade. Mas, nos momentos que deveriam ser mais emocionantes, eu não senti nada. Pode ser que o problema esteja em mim, o que é totalmente compreensível, mas foi disso que eu senti falta.
Com os personagens, tanto secundários como principais, eu senti o mesmo problema. Apesar de toda a situação totalmente dramática, não houve qualquer envolvimento emocional de minha parte com eles. Os acontecimentos estavam ali, os diálogos foram interessantes (apesar de achar que alguns assumiram um ar forçado), mas nas partes em que eu deveria sentir alguma coisa, eu não senti.
Uma coisa bacana no livro é que o Maurício envolve muito a escrita, já que o protagonista é um escritor. Sendo assim, a obra tem várias dicas que podem servir muito bem para autores. Além da trama abordar temas como o processo criativo, técnicas de escrita e ter uma lição de moral relacionada ao processo de criação de uma história.
A edição do livro está bacana. A capa é bonita, ela traz vários elementos da história, e a diagramação interna está condizente com a obra. Os capítulos são curtos, o que torna a leitura ainda mais rápida, sem falar que o livro em si tem um pequeno número de páginas.
Em suma, A Máquina de Contar Histórias é um livro que tem tudo para agradar os leitores, mas, para mim, só não foi uma leitura tão bacana pela falta de envolvimento emocional que obtive com a obra.
Livro: A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 192
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635040
Ótima resenha. É bom ver os dois lados: do que não gostaram (ou no seu caso não sentiram emoção com o livro, resumidamente) e ver os que adoraram. O livro ainda parece muito bom, e estou louca para comprá-lo.
ResponderExcluirThe Lord of Thrones
Olá, Karla.
ExcluirTambém acho bacana conhecer os dois lados da moeda! Espero que com você a impressão seja diferente.
Beijos.
Oi, Inês!
ResponderExcluirSou suspeita para falar do Maurício, pois amo os livros dele e tenho até uma certa curiosidade em ler esse novo livro, apesar de toda essa questão emocional me deixar com um pé atrás. Uma pena que a leitura não funcionou tão bem para você :/
Beijão
Achei interessante sua resenha, mas que pena sobre não ter sido tão legal. ): enfim, adorei aqui e estou seguindo. ♥
ResponderExcluirVisite-nos! Beijos. <3
Que pena que você não conseguiu se conectar emocionalmente com a obra :T
ResponderExcluirMas realmente parece ser um livro interessante e muito bonito (ainda não vi ele ao vivo :3)
exatamente, é muito caro, né?
Um beijo!
Pâm - www.interruptedreamer.com
Eu to louco pra ler D: não que faça exatamente meu tipo de leitura -faço mais a linha eduardo spohr e tls- mas achei algumas quotes super interessantes e etc. Sinto por não ter gostado, sabe, acho que anda acontecendo muito oq aconteceu com acede, que todo mundo tava falando maravilhas, e todo mundo criou expectativas enormes, e no final não era TUDO ISSO...
ResponderExcluirXOXO
onthislastday.blogspot.com
Olá =).
ExcluirMinha relação com ACEDE foi meio que assim também, todos falaram tãão bem e quando eu fui ler não achei tudo isso. Mas ok.
Beijos.
Estou querendo muito esse livro, confesso que a capa me chamou atenção, tinha perdido um pouco o interesse porque já pessoas como você que disseram que não sentiram a emoção do livro, mas outras que amaram. Vou ler pra ver o que eu acho! :)
ResponderExcluirBeijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/
Olá.
ResponderExcluirÓtima resenha querida. Uma pena que você não tenha se conectado tanto assim com o livro. Tenho visto bastante resenhas positivas mesmo, mas ainda não li o livro e não posso dar meu comentário. Enfim, mais sorte com sua próxima leitura :)
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing
http://thisadorablething.blogspot.com.br/
Inês, já vi algumas resenhas bem positivas do livro, mas sempre apontando alguns negativos. Mesmo assim fiquei com vontade de ler o livro. Ótima resenha!!!
ResponderExcluirAbraços!
encantosparalelos.blogspot.com.br
Gostei de seu ponto de vista.
ResponderExcluirConfesso que esperava algo mais positivo, mas acho bacana expor realmente o que se sente ao ler um livro, não ficar com medo de parecer diferente enfim...
Quero ler o livro, porém acho que fiquei um pouco desanimado agora. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Oi Gabi
ResponderExcluirSei exatamente qual é a sensação de estar sozinha na opinião sobre um livro, sei também como é não gostar de um livro mesmo ele não tendo aparentemente nada de errado. Essa sensação de distanciamento, a falta de envolvimento emocional com a história já aconteceu comigo também.
A maioria das resenhas que tenho lido são positivas, mas já li algumas não tão empolgantes como a sua.
Vou dar uma chance a ele e tirar minhas conclusões. Começarei a ler sem expectativas.
Beijos
Mundo de Papel
Olá, Caline.
ExcluirEntão você me entende perfeitamente!
Eu confesso que ainda não vi uma resenha negativa sobre o livro, além da minha, mas vou aguardar sua opinião.
Beijos.
Às vezes é assim mesmo, Gabi.
ResponderExcluirOs livros alcançam as pessoas de forma diferente.
Estou super curiosa para conferi-lo, uma pena não ter te fisgado tanto.
A capa dele é uma coisa, linda? <3
Adorei a sua resenha..
Thati;
http://nemteconto.org
Eu to bem curiosa em relação a esse livro! Gostei muito da sua sinceridade na resenha, de dizer exatamente porque o livro não foi um dos seus preferidos!!
ResponderExcluirBeijos
livroscomchadastres.blogspot.com
A proposta é mesmo bem diferente, só pela sinopse e pela capa linda eu já tenho vontade de ler.
ResponderExcluirUma pena que você não tenha sentido toda aquela emoção, faz realmente muita falta.
Beijos!
Subitamente
Fanpage
Oi Inês
ResponderExcluirNão se sinta sozinha no mundo. É perfeitamente comum sentir isso. Gostar ou não de uma história é muito relativo. Por isso não podemos descartar totalmente uma leitura apenas pela opinião de outras pessoas.
Eu gostei da capa do livro e pretendo lê-lo. Espero que consiga me conectar com a trama. :)
Beijoo
Lu
http://sem-spoiler.blogspot.com.br/
Oii Inês, tudo?
ResponderExcluirO que é a capa desse livro? Eu achei tãoo fofa!!!!!
Já fiquei in love, heheh <3
Eu entendi o que você quis dizer com o livro, as vezes, não tem nada de errado mesmo, mas parece que não "toca" né?
Sei bem como é.
Senti isso com Garota exemplar, no caso, eu detestei o livro e acho que sou a única no mundo! hahahaha
Mas já li vários livros julgados por todos ótimos e nem foi tudo isso!
Mas gostar ou não, é muito pessoal, a leitura de um livro envolve muita coisa! Talvez, em algum outro momento da sua vida você volte a ler e ame! Isso já aconteceu comigo! hahaah
De qualquer forma, eu gostei muito da tua resenha, o livro já está na minha Wish, então, depois de ler, venho te contar como foi! hehehe
Beijos!!
http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/
Olá =).
ExcluirI'm not alone o/. Sim, essa sensação é um saco, eu confesso que ainda não li Garota Exemplar, mas você é mesmo a primeira pessoa que vejo dizendo que não curtiu. Vou ficar esperando sua opinião.
Beijos.
Que coisa, eu gostei do livro.
ResponderExcluirUma pena que você não tenha gostado. Talvez só não seja os eu momento. Isso já aconteceu comigo.
Eu li um livro e detestei... Anos depois me lembrei dele e li de novo. Desta vez sim eu amei!!
Vai entender...
Bjks
Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Olá, Lele.
ExcluirEu também gostei do livro, mas faltou esse envolvimento emocional com a trama. Quem sabe não é mesmo fase? Talvez eu leia outra vez e até chore...
Beijos.
Oi Gabi, adorei sua resenha, foi bom ver um outro ângulo do livro,para equilibrar a balança. Dessa forma, não criamos grandes expectativas (devido a tantas opiniões positivas). Vou querer muito ler esse livro e ver o que acho.Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirPS: Eu amo suas fotos, super criativas..vc é genial.
bjs
Olá, Aline.
ExcluirSim, é bom ler um livro com menos expectativas.
Oown, fico feliz que tenha gostado das fotos, me esforço tanto!
Beijos.
Não li o livro, mas acho muito legal quando o blogueiro dá sua real opinião sobre o livro, sem se importar com a editora!! Adorei sua resenha e confesso que isso aconteceu várias vezes comigo, a última foi quando li O Lado Bom da Vida, detestei!!! rsrsrsrs
ResponderExcluirBeijinhos
www.serleitora.com.br
Oi Gabi, tudo bem? Já vi esta semana umas duas resenhas sobre a obra do autor Mauricio, e todas foram bem positivas, o que desperta minha curiosidade. Quero ler em breve para saber minhas considerações!
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Oi Gabi, gostei muito da sua resenha.
ResponderExcluirAcho que devemos ser sinceros em nossas opiniões sobre o que lemos.
Eu simpatizo muito com o Maurício, ele é uma fofura de pessoa. Mas, ainda não li nenhum de seus livros. Sempre ouço elogios aos seus livros, e leio resenhas super positivas também. Mas, foi muito bom, poder ler sua opinião. O livro está em minha lista de desejados e assim que possível irei conferir, e espero dar mais sorte que você em sua leitura;
Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Olá, Lia.
ExcluirCompartilho da mesma opinião, devemos ser, acima de tudo, sinceros! Essa foi minha primeira experiência com o Gomyde. Espero que suas impressões sejam melhores que as minhas.
Beijos.
Oii,
ResponderExcluirEu queria muito ler esse livro pra saber o meu ponto de vista dela. Essa é a segunda resenha com a mesma opinião sobre o livro, gostei do seu ponto de vista e espero tirar minhas proprias conclusões em breve :)
Beijinhos,
Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
Loucaaaaaaaa para ler este livro.
ResponderExcluirPena que não gostou tanto.
Beijos
http://fernandabizerra.blogspot.com.br