21 de julho de 2014

Resenha - A Desconstrução de Mara Dyer

"Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la...."

 Um livro incrível.
 Eu sou uma dessas pessoas que é bem rígida na hora de julgar uma obra, mas quando o livro é bom faço questão de sair indicando e exigindo que as pessoas leiam. Com A Desconstrução de Mara Dyer não foi diferente, nem um pouco. 

 A trama é uma reunião de clichês reinventados e que, por incrível que pareça, juntos deram muito certo! Veja bem: o livro tem ensino médio, bad boy, coisas macabras, a menina má, mas ainda sim é uma obra incrivelmente original e surpreendente.


 A história tem cenas bem tensas e eu recomendo ler o livro de luzes acesas porque você vai querer ficar a noite toda acordada só para finalizar a leitura. Logo nas primeiras linhas a trama já te fisga, coisa rara de acontecer, e você não tem nem um pingo de vontade de parar de ler o livro. Acredite em mim. As cenas mais macabras me deram medo, mas como sou muito medrosa não deveria ser usada como referência.

 Mara, a protagonista, tem seus clichês, mas também é original. Sem falar que sua mente não é lá muito sã, então não dá parar acreditarmos em tudo que presenciamos ao longo do livro, o que faz com que a narrativa seja bastante inconstante e peculiar, de uma maneira boa.
 Os personagens secundários são muito originais. Exceto, é claro, a menina popular que faz de tudo para ferrar com a vida da protagonista e o par romântico de Mara. Entretanto nem esses dois me incomodaram e os outros personagens são incrivelmente reais, com personalidades totalmente únicas e excêntricas, o que fez com que o livro ganhasse ainda mais pontos comigo.

 O par romântico de Mara, apesar de ter aquela típica personalidade clichê de bad boy me conquistou e teve tanta, mas tanta química com a protagonista! Há tempos eu não via um casal tão bem entrosado, pontos para a autora!
 A única coisa que me fez tirar uma estrela do livro foi o fato da autora inserir muitos mistérios e situações e dar pouca explicação para eles. Eu sei que ainda teremos continuações, mas me pareceu que muitas questões e mistérios foram inseridos nesse volume e o leitor recebe poucas respostas sobre tudo isso. Quero ver como a autora vai desenvolver esse tópico mais para frente.

 A escrita da Michelle é fantástica, única e com um toque de humor. Ela faz analogias incrivelmente interessantes, usa palavras inusitadas e tem um humor negro sensacional. São poucas as vezes em que faço observações relacionadas a escrita, mas esta autora mereceu destaque especial nesse quesito.

 A edição da Galera Record está maravilhosa. Essa capa é linda de morrer e a diagramação também não deixa nem um pouco a desejar, é perceptível o carinho da editora com a obra. 

 Em suma, A Desconstrução de Mara Dyer é um livro incrivelmente original, bem escrito e com uma atmosfera macabra que vai conquistar diversos leitores. Tirei uma estrela pelo problema citado anteriormente, mas nada disso anula a grandiosidade da obra de uma maneira geral. Se você está atrás de uma leitura diferenciada em meio a tantos clichês, este é o livro certo

Livro: A Desconstrução de Mara Dyer
Autora: Michelle Hodkin
Páginas: 378
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501098580

55 comentários:

  1. Oi Inês!!!
    Por que escrever uma resenha tão incrível?
    Por sua culpa vou ter que ler esse livro.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi

    Eu já estava de olho nesse livro antes mesmo dele chegar por aqui. A capa tão misteriosa foi o que atraiu minha atenção.
    Não tinha muita noção do que tratava o livro e agora fiquei bem curiosa. Sou medrosa demais então posso usar você como parâmetro sim, rsrsrs. Nunca me assustei com livros, vamos ver se dessa vez será diferente.
    Também fico muito incomodada quando os autores inserem um monte de mistérios e não nos dão nenhuma resposta. Mas pelo visto pelo aqui isso não é um grande problema.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caline.
      É um saco todos esses mistérios sem solução, ainda mais quando parece que a autora apenas sai "despejando" as coisas sem se importar em dar uma única resposta. Mas esse livro é bem tenso, acho que pelo menos com esse você iria sentir medo.
      Beijos.

      Excluir
  3. Uau, a capa é perfeita! Nunca tinha visto falar desse livro, mas adorei a resenha, e a história parece muito, muito boa.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Nossa com uma resenha tão positiva, vou ter que ler esse livro!rs
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá Inês! Não conhecia esse livro, mas a capa dele já me deixou apaixonada, que linda! Adorei a resenha, me deixou super curiosa sobre a história. A proposta é muito legal e eu não vejo a hora de poder ler essa obra. Com certeza vai para a minha lista de desejados. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, como vai? Eu já tinha visto uma resenha desse livro em um canal literário e assim como você fizeram vários elogios a obra da Michelle Hodkin. Eu já tinha colocado esse livro na minha lista de desejos, mas acabei não comprando. Mesmo assim ele ainda é mais um dos que quero ler.
    Beijos, l0nely-star.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi!

    Como não sentir vontade de ler o livro depois de uma resenha dessa? Sempre vejo comentários positivos sobre esse livro, até agora não vi ninguém que não tenha gostado e isso faz as minhas expectativas aumentarem. Já está na minha listinha e espero poder ler logo!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Meu deus como eu amei a resenha!!! Vou acrescentar esse livro na minha listinha de desejos hahahha
    http://estantedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, parece ser muito bom mesmo esse livro! Acabou de entrar para minha lista de must read, haha. Já tinha lido a sinopse antes e parece que agora ele tem até continuação...

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata.
      Sim, ele tem uma continuação que foi lançada, se não me engano, mês passado.
      Beijos.

      Excluir
  10. Gostei da estória do livro,
    é muito bom quando um livro nos prende, né?beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Inês :)

    Estou louco para ler A Desconstrução de Mara Dyer. Sua resenha me instigou tanto que já estou olhando os preços do livro no Buscapé. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha está muito legal, me deixou curiosa!! :)
    Embora eu nunca tenha ouvido falar do livro...
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tenho um medinho de ler um livro que não tem explicações para os tantos mistérios! Mas esse livro eu gostei, você falou com tanta alegria e amor, que eu cheguei a sentir. Rs'
    E que capa!

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    El Costa, do Confins Literários.

    ResponderExcluir
  14. Acho que fiquei com um pouco de medo kk, mas o livro parece ser bem interessante.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Oi Inês, eu gostei muito da sua resenha. Ela está completa e clara, parabéns!
    Eu não conhecia esse livro, existem tantos livros bons que eu fico louca porque não posso ter todos de uma só vez rs
    Vou colocar esse livro na minha lista de leitura no skoob =D
    Beijos ^^

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Inês!

    Esse livro é uma das minhas leituras atuais, todo mundo falando né, tive que conhecer a obra. Tô no comecinho e parece tudo muito interessante. Mara parece ser uma protagonista incrível. Curioso como ela vai desenrolar a história.

    Italo,
    leitorespossessivos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Italo.
      A Mara é mesmo uma protagonista muito incrível, é amor demais por ela <3. Espero que você goste tanto quanto eu!
      Beijos.

      Excluir
  17. Oiii =DD
    Eu sou doida por este livro mas eu já percebi que ele dividi as opiniões!
    Mas eu to morrendo de curiosidade já faz um tempo..apesar que agora to preocupada com os clichês, apesar que vc disse q ficou um livro original!
    Vamos ver neh =DD
    Adoorei as fotoos!
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lih.
      É um livro que pega vários clichês e os transforma em coisas originais, vale a pena ser lido.
      Fico feliz que tenha curtido as fotos <3.
      Beijos.

      Excluir
  18. Ola.. Omlivro parece ser ótimo. E estou louca pra lê-lo, so falta dinheiro pra comprar a série...
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabi!
    Tava com saudade daqui, faz um tempinho que eu não acompanho meus blogs favoritos!
    Ah, sobre a resenha.... :)
    Muita gente fala muito bem desse livro! Inclusive o Júnior do Olhos de Ressaca ( não sei se você já viu os vídeos no youtube. Se não, eu recomendo, eles são bem divertidos e eles falam de um assunto que gostamos muito: livros! o/ ), mas você falou que tem cenas macabras e eu fiquei receosa. Porque? Adivinha? Eu também sou medrosa, mas acho que não tanto quanto você. Então vou arriscar, só falta achar por um bom preço! ;)
    Beijão!

    Hemilly/ Bagagem Literária
    http://bagagemliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hemilly.
      Oown, a parte do "meus blogs favoritos" me tocou, rsrs.
      Eu conheço o Olhos de Ressaca, mas não acompanho porque não costumo ver vlogs. Mas leia mesmo é livro, é muito bom e macabro de um jeito bacana.
      Beijos.

      Excluir
  20. Inês, estou louca para ler esse livro! A sua resenha só me deixou com mais vontade ainda de lê-lo!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Inês! Meu, meus parabéns: a sua resenha está incrível! Gostei muito e me deu ainda mais vontade de ler o livro. O que me desanima um pouco é que já lançaram o segundo, mas acho que vale a pena correr atrás, não é mesmo?

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  22. Gabi! Estou louca para ler este livro! tem anos que venho namorando ele, a primeira vez que o vi foi num desses blogs literários e a resenha era do livro em inglês, então imagine a minha felicidade quando sou que ele iria ser lançado aqui? Quase morri! haha
    Bom, fico muito, mais muito feliz em saber que o livro é bem escrito, e que a autora reinventa esses clichês, só me fez ter mais vontade ler o livro! A capa com certeza está maravilhosa, que bom que eles deixaram a capa original, porém ainda não vi sua diagramação.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Até só li uma série que me deixou com muito medo e tinha sempre que manter as luzes acesas, foi Diários do Vampiro.
    Logo estou ansiosa pra ler outro livro assim.
    Obrigada pela dica!
    Beijos.

    O Outro Lado da Raposa
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
  24. Esse livro realmente parece ser bom e a capa e linda, fiquei curiosa, adoro livros com partes tensas.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler agora. Hahaha
    Fiz uma de Um Gati de Rua Chamado Bob, vem ler: whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oii,

    Eu peguei esse livro duas vezes e não comprei :( Me arrependo muito. Vou tentar comprar o mais rapido possivel.
    A capa é incrivel.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  27. Não sei se coloco o livro na minha lista de futuras leituras , rsrsrsrs
    O fato dele ter uma história interessante me leva a querer ler, mas a questão de ser macabro me desanima :(
    beijos !

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Inês, tudo bem?
    Este livro está na minha lista de desejados faz muito tempo e ele já tem até continuação, você viu?
    Ai, por mais que seja clichê é bem o estilo de coisa que eu gosto de ler. Eu fazia este tipo de brincadeira da tábua no colégio, é uma coisa de dar medo demais... hahahahaha
    Ótima sua resenha!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Greice.
      Eu vi a continuação, por isso mesmo que tomei vergonha na cara e li logo o primeiro volume. Eu nunca vi essa brincadeira pessoalmente, só a do copo e a do compasso, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  29. Ainda não li este livro, mas tenho muita vontade.
    Espero gostar

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá Inês! Tudo bem?
    Venho criando uma vontade imensa de ler este livro, pois todos os blogs e vlogs que eu sigo e que já fizeram resenha falam super bem desse livro.
    Sua resenha ficou bem clara no que você achou do livro *-*
    Será que a autora não pensou em deixar esse mistério para que nós leitores nos angustiássemos e que se possível possamos pensar no que aconteceu?
    Beijinhoss
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  31. Percebo que tenho mais um livro para a minha wish list hahahahah Muito boa a resenha amore, parabéns!!
    http://estantedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Eu já li várias resenhas desse livro (felizmente, a maioria positivas), e simplesmente fiquei muito curiosa pra ler. Acho a ideia original (mesmo que tenha alguns clichês), e muita gente elogia a autora, e por eu não estar acostumada a ler livros nesse estilo, fico ainda mais curiosa.
    A capa é linda, de uma maneira meio macabra hasuaha
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá! Tenho esse livro na minha estante faz um bom tempo, mas ainda não me animei para ler, alguns dizem que é bom, outros não, mas acho que agora que a continuação foi lançada eu vou dar uma chance para ele. Gostei da resenha!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      Esse livro também tava empacado na estante, só mesmo o lançamento da continuação que me deu motivação pra ler.
      Beijos.

      Excluir
  34. Eu já li esse livro e achei-o perfeito. Nem sei se já falei dele no meu blog!
    Entrou para a minha mini lista dos livros preferidos. A escrita é tão inteligente que às vezes eu pensava se o que estava a ler era só a mente da Mara D. A pregar-lhe uma partida ou não.
    Eu não gosto de clichés mas eu juro que este fugiu à regra porque, de alguma maneira, a escritora parecia escrever algo novo.
    Eu amei o facto que tantas perguntas fossem postas, adoro mistério! E aquele final! Estou desejosa de ler o segundo livro!
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cátia.
      Achei que o problema não foram as perguntas lançadas, mas justamente a falta de respostas pra elas. Mas creio que tudo isso será resolvido no segundo volume.
      Beijos.

      Excluir
  35. O livro parece muito bem elaborado, envolvente e inteligente. Achei a ideia super original, e tava mesmo precisando ler algo diferente agora, pra mudar um pouco!
    Beijos!

    Subitamente
    Fanpage

    ResponderExcluir
  36. Estou louca pra ler esse livro! Tipo: preciso! é muita gente falando muito bem dele e minha curiosidade só aumentou..
    Vou ver se consigo ler ainda esse mês!
    Beijos,
    http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Confesso que ainda não tinha visto nenhuma resenha do livro, mas gostei da capa.
    Algumas partes parecem ser sinistras né..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Eu nunca li esse livro. Mas só o fato de vc ter falado que a história é perfeita já fiquei doida para ler.
    Muito boa a sua resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Não conhecia esse livro,mas confesso que sou muito curiosa de ler livros de resenhas perfeitas como a sua rsrs,então em breve depois que eu terminar de ler meus vários livros ao mesmo tempo rsrs,vou tentar ler esse.
    Beijos flor
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Só o nome já me fez querer ler o livro, e com essa resenha minha vontade aumentou ♥ Gosto de clichês de vez em quando, como aconteceu em A Seleção, mas também gosto de coisas diferentes. Saindo totalmente do clichê. Isso aconteceu comigo em Coraline. Por isso quero ler esse livro, mesmo com as coisas macabras ♥
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oi Inês!
    Nossa…não esperava tantos elogios para esse livro. Realmente, pela premissa ele parece apenas mais do mesmo. Que bom saber que a autora conseguiu fazer algo original com os clichês.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Eu adorei essa resenha, me deu muita vontade de ler o livro. Achei o título bem bacana e a capa é muito linda. Eu gosto bastante de livros que dão arrepios e frio na barriga, mesmo me dando um pouco de medo.

    Bjs, Raquel.

    http://morethanaworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Não conhecia o livro, editora Record está com várias publicações excelentes. Este me chamou atenção não só pela história, como também essa capa. Meu Deus, além de bonita ela é muito chamativa e curiosa.

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Gabi! Olha vou te confessar, "A Desconstrução de Mara Dyer" está nos meus desejados desde o começo do ano, mas não foi por conta da história em si (achei a sinopse até meio confusa), mas porque me falaram que tem uma história real envolvendo a autora e essa coisa de insanidade + premonição + ocultismo. Não lembro muito bem, acho que ela recebeu uma mensagem ou telefonema de uma menina e foi a partir disso que a autora escreveu esse livro! Depois você vê isso... hehehe
    Mas sua resenha está maravilhosa! Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      Li sobre isso também, o que torna tudo ainda mais macabro. Leia logo o livro, você vai se surpreender (e sentir medo!).
      Beijos.

      Excluir
  45. Oi, tudo bem?
    Minha amiga está lendo o livro e ja me indicou muito mas não é muito o meu tipo de livro.. Mesmo assim sua resenha ficou muito boa e a capa também é linda!

    Beijos,
    Giovanna
    sonhandocomlivros.com

    ResponderExcluir
  46. Carambolas, eu sinceramente quero cavar um buraco no asfalto e me enterrar agora mesmo! Já vi diversos comentários positivos sobre esse livro, mas ainda não li. Ok, tenho uma desculpa: não tive oportunidade ainda. Quero MUITO ler e espero que, ainda com os clichês, essa obra me agrade tanto quanto te agradou (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric