5 de maio de 2014

Resenha - O Vale dos Mortos

Título: O Vale dos Mortos
Autor: Rodrigo de Oliveira
Páginas: 300
Editora: Faro Editorial
ISBN: 0
Sinopse: Com passagens por Brasília, Estados Unidos, China e França, O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia a transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro, ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para reestabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo. Uma história com muita ação, suspense, que vai deixar você eletrizado.

------------------------------
 
   O livro O Vale dos Mortos narra os eventos que ocorreram no planeta Terra no ano de 2017. Um estranho planeta ao fazer sua rota e passar próximo à Terra acaba causando um efeito bizarro na população: algumas pessoas desmaiam e quando acordam já não possuem mais seu corpo, se tornam zumbis sem alma e famintos por carne humana. 

 Esse fato ocorreu mundialmente e as pessoas que conseguiram se salvar terão de enfrentar grandes problemas e ter um grande extinto de sobrevivência, pois agora não existe mais nenhum lugar seguro na Terra, os zumbis estão em todo lugar.

 A trama do livro é bastante interessante, sendo, inclusive, uma distopia.  A primeira nacional que leio.  Zumbis não são novidade na literatura, mas a forma que o autor expôs esses monstros e explicou a origem de tudo, deu para essas criaturas um toque de originalidade.

 É bem visível que o Rodrigo fez muitas pesquisas para escrever esta obra que, mesmo sendo ficção, tem uma base bastante real. Lugares, teorias, pessoas e fatos que são citados realmente existem, o autor mesmo explicou que fez pequenas modificações apenas para poder realizar uma trama bem amarrada. O livro, de uma maneira geral, é recheado de dados que enriquecem a trama, mas que também trazem informações novas e úteis ao leitor.

 A teoria que foi usada para explicar todos os acontecimentos é bastante plausível e, inclusive, tem fundamentos bíblicos. Esses acontecimentos foram expostos de maneira cuidadosa, fazendo o leitor se adaptar com todos os fatos antes da história realmente acontecer. Senti que em vários momentos o autor “preparou o terreno” para o leitor. Nenhuma informação é jogada e deixa a pessoa que está lendo confusa ou cheia de perguntas. Até mesmo o leitor mais leigo do gênero, como eu, consegue compreender a obra em todos os sentidos.

 A narrativa é recheada de acontecimentos, extremamente rica. Várias coisas acontecem ao longo das 298 páginas do livro, fatos esses que se olhados separadamente podem dar a impressão de serem utópicos, mas que se analisarmos no contexto da trama são incrivelmente reais. O autor teve o cuidado de tornar os acontecimentos bastante plausíveis, nada parece ter acontecido de maneira mágica ou com soluções rápidas.

 No começo o autor mostra os acontecimentos de um ponto de vista mundial, mas depois ele deixa essas informações um pouco de lado. Entendo que esse foi um recurso dele para ter um gancho para o segundo volume, entretanto gostaria de ter visto mais desta parte.

 Os personagens são todos muito reais, com defeitos e qualidades. Vi em cada um ali cidadãos brasileiros comuns, pessoas que poderia encontrar em qualquer lugar, todos com uma história de vida e personalidades incrivelmente reais.

 A edição da Faro Editorial ficou impecável. As folhas são mais grossas que o normal, o que dá mais resistência ao livro. Por dentro a obra é lindíssima, com cada detalhe bem planejado e um trabalho extremamente caprichoso. Foi meu primeiro contato com a editora e já gostei muito do que encontrei. Achei uns dois errinhos de revisão, mas nada muito escandaloso.

  De maneira geral, O Vale dos Mortos é um livro extremamente inteligente e viciante. Com uma trama muito bem pesquisada e qualidades de Best-seller. Quem acompanha o blog sabe que não saio distribuindo elogios à toa, por isso posso afirmar que a obra do Rodrigo merece cada elogio que foi escrito. Leiam o livro e se deliciem com uma obra nacional de qualidade.
 
(não existem outras edições)

 

24 comentários:

  1. Oi!
    Não sou nem um pouco fã da temática zumbis, acho qualquer coisa relacionada a eles estranha e chata, mas esse livro parece ser muito bom, já vi várias resenhas dele e nenhuma era negativa.
    Me interessei bastante pela escrita do autor, que pela sua descrição, já pude saber que ela é do jeito que eu gosto, real e bem amarrada.

    Beijos,
    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      Engraçado que eu me sentia exatamente do mesmo jeito antes de ler esse livro! Mas mudei totalmente minha concepção sobre esses seres. Acho que você iria gostar, eu mesma confesso que sai de minha zona de conforto.
      Beijos.

      Excluir
  2. Já sentia muita vontade de ler esse livro, essa capa é tão bacana, mas ao mesmo tempo capa de terror. Enfim, achei legal tudo o que você disse sobre o livro, o que me chamou mais atenção é o fato dele falar de um assunto tão batido e mesmo assim agradar a tantas pessoas, seja na sua resenha ou de outros. Enfim, acho que deve ser uma história que mesmo com um assunto tão abordado na atualidade, deve ter pontos originais.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato.
      Quando eu vi essa capa também achei que era um livro de terror, mas nem é.
      A capa passa uma impressão bastante errada sobre o livro. É uma obra bastante original, eu gostei.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oiii, gostei muito da sua resenha. Pena que o livro não me chamou muita atenção... Pois é! Não gosto de livros com este tema, heheh!

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas a sua resenha desperta a vontade de ler. Pena que também não sou muito fã de zumbis e esse assunto ta meio batido mesmo.

    Mas se for bom mesmo deve valer a pena!

    http://meuoutroladoescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Inês... Tudo bem?
    Eu gostei muito de sua resenha, eu fiquei super interessada nesse livro. Na verdade j[a tinha lido uma resenha dele em outro blog e foi somente elogios... Eu gosto dessa temática, acredito que quando eu tiver oportunidade vou comprá-lo. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Inês, tudo bem?

    Cara, com certeza eu não leria esse livro. Sou muito medrosa para isso. E mesmo que eu lesse, esse seria daqueles livros que eu só poderia ler de dia HUAHUAHUA

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, flor! :)
    Quanto tempo não passo aqui, haha.
    Não curto muito zumbis... De fato, é um tema batido, só perdendo para os vampiros.. Porém, a trama pareceu muito legal e acho que posso até dar uma chance, apesar de não curtir a temática. O legal é ver que é literatura nacional! Que bom :D

    Amei a resenha, muito bem escrita!
    Beijos :3
    www.vicioempaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Arine.
      Sim, faz bastante tempo que você não passa por aqui!
      A temática é batida e não me agrada muito, mas surpreendentemente o livro me agradou demais, muito mais do que eu esperava. É literatura nacional de qualidade!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha =).
      Beijos.

      Excluir
  8. Zumbis são meu mais novo vicio, mas gente, parece ser bem forte esse livro. Já quero *-*

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Inês!
    Até hoje só li um livro a respeito de zumbis e gostei bastante.
    O Vale dos Mortos tem sido super bem comentado, estou extremamente curiosa para ler.
    Tá certo que acho um tema já meio batido e rebatido,mas é tão bom quando aparecem novos livros com uma história viciante, né verdade?
    Beijos

    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  10. Oii Inês..
    Adoro a capa deste livro e tenho certeza que vou viciar assim que começar a lê-lo... Adorei sua resenh, me deixou com mais vontade de ler.

    Beijos

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ja tinha ouvido falar do livro, ele parece ser bem legal e alem de tudo aborda um temo que eu gosto.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. faz lembrar o the walking dead. adoro a serie, em livro não sei se gostaria assim tanto. beijinho

    Chocolate Rosa Menta

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Não conhecia o livro, não que eu lembre. E na sinopse e no inicio da tua resenha eu achei muito clichê, porém a medida que você vai desenvolvendo a resenha vai demonstrando que o livro não é tão clichê assim, seria sim um livro de zumbis que eu me arriscaria a ler, pois não sou muito fã do gênero.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com
    www.tyciahadi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu AMO livros de Zumbis, então já fiquei curiosa hahaha
    Não conhecia o livro, mas já adicionei a minha listinha.
    Gosto de coisas fortes, que me choquem e façam pensar, e personagens realistas (como você citou que esse livro tem) sempre melhoram muita a estória.
    Além disso, achei a capa bem criativa, e a gostei da audácia do autor ao tratar de um tema complicado, mas tão interessante como isso;
    Ótima resenha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yasmin.
      O livro é de muita qualidade e como você curte livros com a temática de zumbis, tenho certeza que irá gostar. É sempre bom dar uma chance!
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi Inês; ^^
    Nossa, fiquei interessada. A história parece ser muito boa e bem escrita, pelo que você falou. Acho que já consigo até imaginar esse livro virando filme. Se tiver oportunidade (leia: dinheiro, tempo - o segundo quesito é mais fácil de se dar um jeito) vou ler com certeza!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  16. Aiii, sou viciada em zumbisss! Li a Outra Vida da Novo Conceito que também é meio de zumbie e amei demais e adoro este tema e este livro pela sua sinopse me chamou muito a atenção. Gostei dele e vou ver se acho no skoob.

    Valeu pela ótima dica!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa que tudo esse livro. Não conhecia, mas parece muitooo bom mesmo e o melhor de tudo que é uma obra nacional com cenário aqui no nosso país! Perfeição..essas pesquisas são muito importantes para que a obra traga um pouco de realidade para quem lê. Me interessei muito.Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma.
      Isso que me encantou, é uma obra ambientada no Brasil e com tudo muito explicadinho e de qualidade. O livro me encantou por ter sido tão bem feito, recomendo à todos!
      Beijos.

      Excluir
  18. Oie :)

    Menina do céu! Você não tem noção do quanto estou desejando este livro. Sou louca por histórias de zumbi, e esta parece excelente. Adorei sua resenha, é bom saber que o autor se empenhou muito para fazer uma história crível (apesar de fantástica), e ainda por cima com uma qualidade digna de livros best-sellers ;D Eu quero, como lidar? Espero poder conferir em breve!

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  19. É exatamente isso que pensei, tem qualidades de Best-Seller. O potencial é alto, viu? Eu adorei de início ao fim, as teorias, o sangue derramado, os relacionamentos e o crescimento da trama. A sequência promete :P Adorei a resenha :)

    http://www.ohmydogestolcombigods.com/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric