2 de abril de 2014

Resenha - Época de Morangos

Livro: Época de Morangos
Autora: Rafaella Vieira
Páginas: 320
Editora: Gutenberg
ISBN:  9788582351239
Sinopse: Um dia, aos 13 anos, Jordana vê de longe um rapaz e tem a certeza que ele é seu Príncipe Encantado – um desconhecido que é o mais lindo e perfeito garoto do mundo. Um tempo depois, descobre que ele estuda na sua própria escola, porém é mais novo que ela, e nem sonha com namoradas ou amor. O tempo vai passando, e aos poucos os dois vão descobrindo as dores e as delícias da adolescência e juventude, e entre encontros e desencontros, buscam a felicidade ao lado do verdadeiro amor, que pode nascer à primeira vista, mas durar para sempre.
   -------------------
  Época de Morangos conta a história de Jordana, uma menina que se apaixonou por um garoto que encontrou na Disney e desde então ela tem certeza que ele é seu príncipe encantado, a pessoa que ela vai ficar para o resto da vida.
 
 Imaginem a surpresa da garota ao ir para a escola no primeiro dia de aula e descobrir que esse mesmo menino está estudando lá ?! Agora ela vai lutar para conquistar esse rapaz e fazer o amor dela acontecer.
 
  Eu tive vários problemas com este livro, o primeiro dele é não saber para que público a obra é destinada. A verdade é que Jordana é imatura demais para podermos indicar o livro para pessoas um pouco mais velhas ( leia 15, 16, 17...), mas ao mesmo tempo o livro tem conteúdo relativamente pesado, com descrições de sexo e coisas que não indicaria que fossem lidas por um público de 12, 13 anos por exemplo. Aí fica complicado! Eu realmente não consegui entender qual o tipo de público que a autora pretende alcançar com a obra , inclusive é um grande engano para quem lê a sinopse, olha essa capa e imagina que é um livro que pode ser lido por todas as idades. As cenas de sexo são explícitas mesmo, apesar das palavras não serem chulas nem nada eu não tenho certeza se esse é um livro adequado para o público alvo que ele se diz destinar.
 
  A escrita da autora flui, isso é inegável. Conseguimos  ler o livro rápido e as páginas passam sem nem percebermos.
 
  Nós acompanhamos a vida de Jordana desde os 13 anos até ela ter mais de 18. A sinopse não deixa isso muito claro, mas em certos momentos eu achei que o nome do livro e a sinopse dele deveriam ser diferentes, algo no estilo: "Aventuras e desventuras amorosas de Jordana".
 
  O livro tem muitas referências atuais como seriados, músicas, filmes, atores e esse tipo de coisa que faz parte da cultura pop hoje, mas que amanhã pode parecer ultrapassado. A autora coloca muito trecho de música em inglês para complementar os momentos vividos pelos personagens e não se preocupa em traduzir. Eu consegui entender, mas acredito que nem todos os seus leitores sabem falar inglês e, provavelmente, não se sentirão confortáveis tendo que parar a leitura para olhar a tradução.
 
  Jordana é a protagonista mais sem noção de todos os tempos. Inclusive no comecinho do livro é quase insuportável acompanhar os pensamentos e comportamentos da personagem que não age de acordo com a idade. Ela me pareceu ser uma menina de 9 anos ou coisa parecida. Mesmo que a personagem pensasse em seu "príncipe encantado" o tempo todo acredito que a autora poderia ter dosado melhor a descrições desses pensamentos.
 
  Acompanhamos a protagonista por cinco ou seis anos de sua vida e existe uma evolução, mas ela é bem sutil. Li cenas da Jordana de 18 anos e acreditei que condiziam com o comportamento da Jordana de 13.
 
  Os personagens secundários são bem mornos e estereotipados, o "grande amor da vida dela" é perfeito e não tem nenhum defeito, tanto fisicamente como mentalmente. Isso me irritou profundamente. O livro em si tem uma padrão de beleza bem definido, todos os personagens são muito bonitos, realmente não curto quando isso acontece, cadê a diversidade?!
 
  Minha personagem favorita foi a Jaque, a única que parecia ser diferente e ter vida própria. Muito divertida e original.
 
  Tive dificuldade em imaginar certos personagens, incluindo a protagonista e seus amigos,  pois não haviam descrições sobre a aparência deles.
 
  Este livro foi inspirado no diário da própria autora, que é brasileira, e na sua vida. Achei esta parte em especial bem interessante pois tudo o que lemos, por mais absurdo que seja, é real. A única coisa modificada é o nome dos personagens.
 
  O trabalho da editora é incrível, como sempre. As folhas são mais grossas que o comum, o que torna o livro mais resistente, a capa é muito bonita combinando com a história e gosto muito do fato da editora estar apostando em autores nacionais.
 
  De maneira geral este é o tipo de livro cheio de defeitos, como eu já citei ao longo da trama, mas que é fácil de se ler e pode ser intercalado com outros livros mais intensos.
 
 
(não existem outras edições)

41 comentários:

  1. Eu entendo suas reclamações sobre a Jordana e sua indignação, hahaha.

    A pior parte é que REALMENTE existem pessoas imaturas assim, mas como protagonista do livro, isso pode cansar o leitor! :P

    Como vc leu (e comentou <3) na minha resenha, o maior problema pra mim é relação espaço-tempo e os adolescentes soltinhos indo em altas festas com 13 anos (Gossip Girl? haha)

    Beijos,
    Lygia - Brincando com Livros
    @BrincandoLivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lygia.
      Pode parecer mentira, mas de fato existem pessoas como Jordana. Dá para acreditar?!
      Também achei tudo muito irreal, mas encontrei grande problema em descobrir o público alvo da autora!
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi,
    Confesso que estava curiosa com esse livro, mas depois da resenha acabei desanimando.
    Bjs!!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  3. Ai gente, pior (ou melhor, sei la hahaha) q pela tua resenha, mesmo vc tendo ficado tão revoltada com a menina... me deu vontade de ler ! ;)

    Mas, realmente, se tem cenas de sexo assim como vc disse, eu não deixaria uma filha da mesma idade da protagonista, por exemplo, ler esse livro.

    Beijão amôura !!

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anna.
      Ué, mas vai que você tem uma opinião diferente! Eu não indico, mas...
      Eu também não deixaria, até porque não faz o mínimo sentido ter cenas assim em um livro 'juvenil'.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá Inês.
    Esse não é o tipo de leitura que me agrada.
    Ficar confusa quanto a faixa etária é complicado, principalmente quando comentamos em algum lugar na internet né?
    Eu acho que a maturidade dos personagens é fundamental na caracterizaçao deles... esse tipo de erro me desgosta muito.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel.
      Sim, esse tipo de coisa é bem complicada! Pessoas desavisadas irão comprar o livro na livraria para suas filhas sem saber do conteúdo. Tem uns que são imaturos, mas evoluem, Jordana nem isso =/.
      Beijos.

      Excluir
  5. Gostei da resenha Inês. O título do livro é bem instigante, pena que ele pecou em alguns aspectos... Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Não curti a parte " cheio de defeitos " da questão.
    Também adoro livros que citam várias coisas da cultura pop atual, principalmente os antigos... que nos fazem conhecer coisas novas.
    Esse será ótimo para isso no futuro, mas no momento não me é muito atrativo.
    Acho que não leria, mas não posso negar que adoro essa capa.


    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula.
      A capa é mesmo lindíssima <3.
      Mas confesso que não gosto de ver referências ultrapassadas, é bem raro eu pesquisar todas.
      Beijos.

      Excluir
  7. Que legal! Não sabia do que se tratava o livro, adorei.
    Principalmente pelo fato se ser baseado na vida da autora, e seu diário ter sido usado como fonte!! Show!! Gosto muito disso!!
    Adorei a resenha!!

    Bjkas


    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar do livro, mas não sei se leria, por conta dessas cenas fortes de sexo (sim, isso me deixa tensa rsrsrs). Mas parece ser um bom livro, apesar disso, e é ainda mais interessante por ter sido inspirado no diário dela :D
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata.
      Também confesso que não sou a maior fã de livros com teor sexual, rsrs. Também achei bacana o fato de ter sido inspirado do diário dela, pena que tem todos esses erros.
      Beijos.

      Excluir
  9. Esse seria um livro que me atrairia, mas todos os defeitos que você citou me fizeram querer fugir dele, porque provavelmente me irritariam muito.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Tinha vontade de ler esse livro, agora estou com um pé atrás. Seria um livro que me irritaria muito, mas quem sabe mais para frente eu resolva lê-lo.
    Beijos!

    Borboletas Literárias

    ResponderExcluir
  11. Oi! Menina, gostei da tua resenha, mas fiquei com o corpo inteiro para trás agora. Sério! Personagem imatura, cenas de sexo explícito em uma história que pela sinopse aparenta ser juvenil é algo bem "hã?"

    Um beijo! Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeni.
      Concordo completamente! O livro é bem sem noção e do modo que você colocou as coisas tudo pareceu mais sem noção ainda, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  12. Não sei se seria uma boa leitura. A capa já me fez ficar com um pé atrás.
    A história mesmo sendo um juvenil tem muito sexo explicito. A não sei, se ia gostar de ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá...

    Fiquei totalmente com o pé atrás. Não tinha lido nenhuma resenha, queria ler o livro porque adoro a Rafaela e a sinopse parece ser interessante. Mais odeio esse tipo de personagem principal, vontade de matar!
    hahahaa Mesmo assim acho que tentarei.

    Beijos

    Cintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cintia.
      Essa é minha primeira experiência com o trabalho da Rafaela e não foi uma das melhores, sinceramente. Mas a personagem principal é desses que queremos matar!
      Beijos.

      Excluir
  14. Inês, não sei se conseguiria lê-lo, já que você falou que a personagem é um tanto quanto imatura :/

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Inês!
    Nossa, que livro mais esquisito '-'
    Pela sinopse eu achei mesmo que se tratasse da história de amor de 2 pré-adolescentes, tendo aquela magia da descoberta e tal como foco, mas pelo visto não é bem assim.
    Acho essa capa maravilhosa, e a sinopse pré-adolescente já não me atraía, depois da sua resenha então... Atrai menos ainda, hehe.

    Ah, acabei de voltar a ativa com o blog! Dá uma passadinha lá :D
    Um beijo,
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Achei esquisito mesmo!
      Achei a história meio contraditória tendo em vista que é voltada ao público juvenil =/.
      Beijos.

      Excluir
  16. Acho que hoje as editoras, ou os escritores erram muito no ponto em público em questão. Acho que vou morrer lendo livros com personagens imaturos, mas com fortes cenas de sexo. Sem falar, que o enredo é incrivelmente trivial, e eu realmente não me sinto atraído por isso. Mas ótima resenha. Você apontou os pontos negativos e positivos da melhor maneira possível.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tom.
      Isso é de fato uma ótima observação, concordo contigo, Tom! Eu até gosto de livros com enredos triviais, acho bacana ler sobre algo que pode de fato acontecer comigo ou aconteceu algo parecido...
      Bem, muito obrigado, fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijos.

      Excluir
  17. Logo de cara o livro não me interessa muito e depois de ver essa resenha digo que não leria mesmo. Sei lá...coisa estranha essa confusão que o livro traz para o leitor.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ele parece ser bom, mesmo assim acho que não leria, estou fugindo de livros desse genero por enquanto.

    https://mundodosmngas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Hey
    Não curto muito esse estilo de protagonistas, me irritam.
    Esse livro me cativou pela capa e compraria por ele.

    Acho que depois de ler sua resenha, não sei se o faria apesar de ter vontade de lê-lo.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  20. Na adolescência SEMPRE me apaixonava por desconhecidos....rs.... acho que é normal.

    www.corujicesnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Realmente a capa e a sinopse dão outra visão desse livro. Tenho interesse em ler, mas acho que irei me irritar muito com a protagonista. Acho que as pessoas crescem a medida em que ficam mas velhas e o fato dela não mudar tanto me deixa com receio.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      É isso, acredito que o fato dela amadurecer é algo natural, mas que infelizmente não ocorre no livro.
      Beijos.

      Excluir
  22. Flor, percebi que somos iguais em muitos pontos. Esse padrão de beleza extrema, a falta de características de personagens, acho que é isso o que mais me mata, pois amo, de todo coração, ter a personagem ali, na minha mete.
    Como você também, adorei a capa e fiquei surpresa por você dizer sobre as cenas de sexo, apesar que depois que vi a capa da para entender que tem, mas como você disse, com a sinopse e capa, isso realmente não é esperado. Gostei de ler na sua resenha sobre a indicação da faixa etária para leitores. Hoje, quando menos esperamos existe algo impróprio nos livros. Eu mesma comecei uma lista de livros que tenho aqui e que deixaria minha filha ler, e conforme ela for crescendo, vou acrescentando outros gêneros para ela.
    Acho que, o fato da protagonista achar que de cara já achou o amor de sua vida, mostra tamanha da infantilidade dela, tenho raiva de personagens assim, mas ainda assim, você conseguiu me criar o desejo de conferir esse livro! Obrigada e como sempre, ótimas dicas, Flor! <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.
      Também adoro formar uma imagem do personagem, mas a falta de descrições sobre eles tornou isso ipossível! A capa e sinopse não deixam claro o real conteúdo do livro, o que achei MUITO errado.
      Também tenho raiva desses amores que acontecem muito rápido, mas ok.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado!
      Beijos.

      Excluir
  23. Esses pequenos defeitos sempre me incomodam muito durante a leitura, mas acho legal ressaltá-los, pensarmos que os livros não são "intocáveis" e que rendem (e merecem!) muita discussão a respeito, sabe?


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  24. Amei a resenha <3

    http://garotasliterais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia sobre o quê se tratava. Infelizmente ele está mesmo cheio de defeitos, mas pelo menos é uma leitura que flui, uma leitura que pode ser realizada sem compromissos. Mas não o procuraria para ler neste momento.
    Enfim, ótima resenha ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeniffer.
      Que a leitura flui é inegável, mas com todos esses errinhos nem sei se indico.
      Beijos.

      Excluir
  26. O livro é tão lindo, nunca imaginei que teria tantos defeitos...
    Sua resenha ficou ótima e muito sincera. Adorei!

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Nossa, eu não imaginava que o livro fosse dessa maneira ahahaha Eu gostei bastante da capa dele mas pelo que li na resenha, não é pra mim! Tenho certeza que iria me irritar muito com a personagem principal!! Achei meio complicado esse negócio do público, eu realmente não fazia ideia de que o livro poderia ter cenas de sexo explicito, e isso as vezes pode ser perigoso né? Vai que uma menina novinha pede o livro pra mãe e tals ahauhauhau

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  28. Concordo plenamente! Apesar de não ter lido o livro inteiro ainda (li algumas páginas, e não suportei), percebe-se que a protagonista tem uma mentalidade muito infantil. Os pensamentos, o jeito de falar, tudo! Me irritou bastante, quase taquei o livro na parede de tanta raiva. Porque encaremos os fatos: é uma enganação. A sinopse e a capa fazem com que pareça um livro infanto-juvenil decente. O tipo de livro que você vai ler, vai surtar, e recomendar pras amigas e tudo mais. Não é assim, e isto me frustrou demais.
    Quem sabe um dia eu termine o bendito livro, mas por enquanto.. ://

    http://the-librocubicularist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Ganhei esse livro esse dias da minha amiga. Ainda não tive a chance de ler, mas amei a resenha e me deu mais vontade ainda de ler. Obrigada. Um abraço
    http://www.sabordelivroscom.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric