
Autora: Valéria Piassa Polizzi
Páginas: 290
Editora: Ática
ISBN: 850808742
Sinopse: No tom coloquial próprio dos jovens, Valéria Polizzi relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos.
A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo.
A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo.
-----------------------------------------------
Todos sabem a ansiedade que eu estava para ler esse livro. Confesso que nunca tinha realizado a leitura de uma obra na qual a protagonista tinha AIDS. Entretanto, quando soube o tema desse livro fiquei morrendo de curiosidade e aqui estou eu para falar dessa obra que deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas.
Acredito que nem existe uma espécie de explicação para a trama do livro, apenas que a personagem principal descobre que tem o vírus HIV e, consequentemente, a doença da AIDS e começa a contar sua vida a partir disso, suas experiências e a forma que ela começou a encarar a vida.
Os acontecimentos do livro não foram feitos para serem comerciais, atraírem um leitor em potencial para a venda do livro ou causar grandes impactos e reviravoltas. São apenas fatos que ocorreram na vida de uma pessoa comum, no caso a Valéria. Não são acontecimentos extraordinários e nem com extremas reviravoltas, é apenas um relato extremamente real sobre a vida de uma pessoa. Uma pessoa que tinha AIDS. Uma pessoa como qualquer outra.
Para mim, mais interessante do que os fatos em si é a maneira inusitada que a personagem tem de encarar o mundo, de levantar questões, de falar sobre assuntos polêmicos e nos fazer questionar um bocado de coisas que antes nem havíamos pensado a respeito. A obra tem uma linguagem direta, é quase um diálogo com alguém. Alguém com opiniões muito interessantes e uma história de vida surpreendente.
É claro que esse livro serve para, em primeiro lugar, conscientizar sobre a AIDS e deixar algumas coisas sobre a doença bem claras. Desmistificar certos fatos. Entretanto é também um livro sobre a vida, sobre questões que eram fundamentais em 1986 (época onde a história começou), que continuam sendo de extrema relevância em 2014 e que, provavelmente, serão extremamente importantes nos anos que se seguirão.
A protagonista é muito autêntica, de personalidade forte e extremamente decidida. Considero inclusive essa uma obra autobiográfica, afinal conta a história da Valéria Piassa escrita pela Valéria Piassa. Posso garantir que a Val é uma pessoa com uma maneira muito interessante e singular de enxergar o mundo, fala as coisas na lata (principalmente para seus leitores) e não tem medo de expressar seus reais sentimentos. Ela é verdadeira, é real (literalmente) e tem lições valiosas para passar para seus leitores.
A obra não é perfeita, em alguns momentos tem um ritmo lento. Mas isso se dá pelo simples motivo do livro ser repleto de divagações e reflexões internas da própria personagem sobre determinados assuntos. Saliento que o livro não é perfeito, mas a mensagem que ele passa se encaixa facilmente nessa categoria.
A capa da obra é bonita de sua própria maneira. A diagramação é linda também, tem desenhos diferenciados no início de cada capítulo, capítulos esses que se caracterizam por serem longos, eles são longos mesmo.
Em suma esse é um livro que recomendo para adultos, crianças, pais, educadores e pessoas que querem conhecer uma história de vida maravilhosa e, de quebra, ainda obter lições valiosas. A autora tem o dom de adentrar no mundo jovem e traduzir em palavras todos os sentimentos sentidos por eles. Já disse e repito que não é uma obra perfeita, mas vale a pena ser lida.
Outras edições:
Nunca ouvi falar deste livro e infelizmente a sinopse não conseguiu me atrair :/ Achei muito legal a sua resenha e, apesar de eu ter dito que não fui atraída, apoio totalmente a sua ideia de colocarem como leitura obrigatória nas escolas. Com certeza é muito melhor do que os livros sem sentido que passam para a gente ler. Esse pelo menos vale a pena. Beijos e tenha uma ótima quarta :D!!
ResponderExcluirmaluquice de garota
página no face
página no Twitter
Oie!
ResponderExcluirDia desses li uma entrevista com a autora do livro numa revista. É realmente tocante a forma como tudo se desenvolveu na vida dela. Quando li que ela havia escrito um livro, na hora já levei um susto por ser voltado para crianças e adolescentes, mas fiquei com muita vontade de ler!
Espero conseguir logo.
Beijos beijos :)
http://poesiadestilada.blogspot.com
Olá, Ana.
ExcluirCreio que esse é o melhor público para o tipo de livro que a Val escreveu, é necessário consciêntizar desde cedo sobre certos assuntos e o livro faz isso com maestria.
Beijos.
Amei a dica !!! Um livro pra familia, já quero!
ResponderExcluirBeijos, Nana ღ
●Nana Pinho em Cores
●Padrinhos de uma Flor
●#100HappyDays
Esse livro é maravilhoso! São poucos os livros que conseguem realmente passar a realidade da vida e dos problemas, esse drama que ela passou na vida dela e soube dar a volta por cima e escrever sobre isso, mostra muita superação! Minha bibliotecária disse que ela ainda está viva, e que publicou outros livros :)
ResponderExcluirPrimeira vez que entro no seu blog, adorei! Fico esperando sua visitinha lá no meu <3
bjs.
http://blogvermelhovintage.blogspot.com
Olá.
ExcluirSim, eu também já tinha ouvido que a Val está viva. Bacana saber de coisas assim, principalmente para quem leu o livro e sabe as barras que ela passou.
Beijos.
Oi Gabi!!
ResponderExcluirEu lembro da primeira vez e das várias vezes que li esse livro na minha adolescência! Foi mandado pela minha escola e me apaixonei no primeiro parágrafo e se tornou um dos meus favoritos até agora! Mesmo tendo sido lançado a um tempo atrás, continua sendo muito atual e ajuda aos leitores a tomar consciência sobre a AIDS!!
Beijinhos
Mirelle - meumundoemtonspasteis.com
Olá, Mi.
ExcluirEsse livro nunca vai deixar d ser atual, NUNCA. Apesar de ter seus defeitos é uma obra incrível =).
Beijos.
Lembro de ter visto esse livro na biblioteca da minha antiga escola, mas nunca me interessei pela leitura. Leria agora, depois de ter lido sua resenha, porque ainda não li um livro em que a protagonista tivesse AIDS...
ResponderExcluirBeijos,
Curto muito livros que abordam temas mais sérios, temas que geralmente as pessoas não costumam tocar. Curti muito a indicação e espero ler em breve.
ResponderExcluircronicasdeumlunatico.blogspot.com
Oi, Inês! Tudo bem? Lembro que minha prima já me indicou esse livro, mas acabei me esquecendo dele... De qualquer forma, ainda hoje acho a proposta da história de suma importância, mesmo com os problemas de ritmo, não é fácil encontrar livros assim, onde o próprio personagem principal quebra paradigmas ou então é diferente do usual. Com certeza é uma leitura que preciso fazer, adorei a resenha!! Bjs
ResponderExcluirJéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
Olá, Jéssica.
ExcluirTudo, e você?
A autora foi muito corajosa ao expor sua história dessa maneira, para qualquer um ler, sem nenhuma vergonha. A admiro demais por isso e acho que o livro deveria ser lido por todos, sem excessão.
Beijos.
Nossa... você escreve bastante bem!
ResponderExcluirMe deu até vontade de ler esse livro, mesmo não sendo minha ideia anterior...
Adoro livros que quebram paradigmas!
bjs, Lu
http://resenhasdalu.blogspot.com.br/
Nossa, to vendo muitos livros nos blogs que eu nunca vi na vida. Gostei da resenha, apesar de não ser bem o que eu gosto de ler. Quem sabe eu não tento?!
ResponderExcluirBeijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/
Também acharia interessante ao extremo, obrigarem esta leitura nas escolas. Estou com vontade de lê-lo principalmente porque é um assunto bastante polêmico e enfim, acho que vai ser bem legal. Vou tentar ler! Beijos!
ResponderExcluircoff-cake.blogspot.com
Parece ser um livro diferente que faz a gente refletir um pouco sobre o que passou e sore a vida no geral
ResponderExcluirseria interessante mesmo ser obrigatorio nas escolas com os adolescentes e jovens! Vamos ver ;D
Um beijo!
Pâm - www.interruptedreamer.com
Gostei muito da sua resenha, já tinha lido uma outra sobre, mas não tinha mostrado tantos pontos interessante e acabei deixando passar, o livro parece ser muito bom e informativo, gosto do fato de não ser um livro comercial, com um ponto alto só pra vender e chamar atenção. Espero poder ler o livro um dia.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho. Beijos :*
Claris - Plasticodelic
Olá, Claris.
ExcluirÉ exatamente aí que o livro se destaca, ele acaba não sendo comercial, mas vendeu muito e é lido por várias pessoas. E não sem merecimento, a autora merece!
Beijos.
Já ouvi falar, mas nunca li. Tenho vontade, muita gente diz que realmente é bom.
ResponderExcluirTambém achei importante a temática trabalhada nesse livro.
bjs
blogtrashrock.blogspot.com
Oi, Inês! Menina, nunca ouvi falar desse livro na vida e gostei muito da premissa. Gostei, gostei mesmo. Nunca li um livro no qual a protagonista ou qualquer outro personagem é portador de AIDS. Gostei da dica. E parabéns pela resenha. Ficou bem clara.
ResponderExcluirUm beijo grande!
Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥
Oi! Como a maioria das pessoas que comentaram, não tinha visto esse livro em lugar algum até hoje, mas a sinopse me deixou bem intrigada. Tenho uma certa curiosidade com essa doença e queria saber como ela funciona e tal.
ResponderExcluirSua resenha ficou muito boa, apesar das três estrelas, me fez querer ler o livro.
http://www.whoisllara.com/
Olá, Lara.
ExcluirEu também me senti intrigada ao conhecer o livro, fiquei com muita vontade de saber mais da doença e da história incrível da Val. Mesmo o livro sendo 3 estrelas ele é muito bom, só não é perfeito e isso custou duas estrelas dele.
Beijos.
Nunca li nada que tivesse uma personagem portadora do virus HIV. Mas fiquei extremamente interessado :)
ResponderExcluirDavid - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)
Eu já conhecia esse livro mas nunca havia visto ninguém o resenhando. É bem infanto-juvenil, não seria algo que eu leria agora, mas só para conhecer talvez, já que é uma escrita mais para adolescentes =)
ResponderExcluirÓtima resenha e sim, acredito que livros como esse deveriam ser lidos na escola.
♡ Blog ♡ Instagram ♡
Não conhecia o livro e também nunca li nenhum livro com esse tema, mas fiquei instigada a conhecer melhor a trama, então no futuro, possa ser que eu leia.
ResponderExcluir*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Oi Ines, não conhecia este livro, mas concordo com você quando fala que deveria ser passado nas escolas. Livros assim chamam muito mais a atenção dos alunos. Não aguento mais ver os professores passando aqueles livros que nenhum aluno aguenta mais ler (não preciso nem citar quais), acho que livros assim fariam os alunos tomarem gosto pela leitura.
ResponderExcluirJá quero muito conferir esta obra, valeu pela dica.
Bjs www.booksever.blogspot.com
Olá, Filipe.
ExcluirTambém acho que os professores deveriam passar mais livros que fariam os alunos se interessarem pela leitura, mas o nosso sistema de ensino é muito fraco =/.
Beijos.
Oi, Inês! Tenho "Depois daquela Viagem" aqui em casa, porém, nunca li. A temática me chama bastante atenção, pretendo pegá-lo em breve.
ResponderExcluirBeijo
Oi Gabi,
ResponderExcluirEu amo esse livro <3
Já li a obra umas 5x, tenho algumas frases decoradas e simplesmente sou encantada pelo modo como a Val conta a história dela.
Acho que a barra que ela passou, todas as coisas de estar com AIDS em plena década de 90, quando isso era um absurdo... Enfim, foi incrível.
Há uns anos atras ela dava várias palestra (não sei se ainda faz isso haha), o livro virou até peça de teatro :) E sem duvidas, também acho que devia ser leitura obrigatória na escolas, rs. É um bom ensinamento. Pra todo mundo.
Beijos,
Ká Andrade
http://teens-books.blogspot.com.br/
Olá, Ká.
ExcluirA história de vida da Val é mesmo incrível! A Val tem uma personalidade muito forte e uma forma super interessante de ver o mundo, isso deixa o enredo do livro muito rico!
Leitura obrigatória para todos! Depois de finalizar a leitura eu dei uma pesquisada pra ver se a Val ainda estava viva e parece que sim o/. É incrível saber de tudo que ela passou, mas continuou lutando e hoje tá bem.
Beijos.
Nossa, que forte. Eu leria!
ResponderExcluirOi Flor!
ResponderExcluirEu li esse livro faz anosss mesmo! Foi o primeiro livro ''grande'' que li acho que quando tinha uns dez anos! Pro colégio ainda! Tenho carinho por ele por isso e lembro que gostei muito!
Amei ver ele aqui e concordo não é perfeito, mas é uma boa leitura!
Beijos
http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/resenha-vitimas-do-silencio-janethe.html
parece mt bom mesmo , vou procurar saber mais dele :)
ResponderExcluirhttp://temgenteolhando.blogspot.com.br/
Não conhecia o livro, mas parece ser interessante, vou procurar mais sobre ele, quem sabe não acabo lendo?
ResponderExcluirBeijos
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Ainda não conhecia esse livro, mas me interessei bastante pela temática. Gosto bastante de autobiografias e no mundo literário são poucos os livros que falam de AIDS, quanto mais se expor a relatar o seu próprio caso. Com certeza irei ler!
ResponderExcluirBjs!
www.booksandmovies.com.br/
Olá, Jessica.
ExcluirSão pouquíssimos os livros que falam de AIDS sem ser aqueles mais descritivos e didáticos, assim é ruim. Acho que o da Val é o que melhor faz isso, sem falar que, de quebra, é uma autobiografia!
Beijos.
Oi Gabi!
ResponderExcluirEu li esse livro quando tinha 14 anos, e estava na 8 série. Peguei na biblioteca da escola, e li assim, sem saber do que se tratava, e me deparei com uma história baita chocante e muito bonita. Eu recomendo para todas as pessoas lerem. É incrível, não sei dizer sobre a escrita, pois faz muito tempo que eu li e posso mudar de opinião, mas sim pelo enredo, que é forte!
Ótima resenha.
Beijos.
Olá, Gabriel.
ExcluirA história da Val pode parecer chocante porque ela expõe tudo, sem pudor e nem vergonhas. Mas sim, é uma história linda, incrível e verídica. O enredo é maravilhoso, o livro tem alguns probleminhas, mas nada tira o fato de que é uma grande obra!
Obrigado, fico feliz que tenha gostado.
Beijos.
Já li algumas entrevistas dessa autora por conta do lançamento do livro e da doença há muito muito tempo....nunca li o livro, mas acho que o conteúdo didátido do mesmo sempre deve ser divulgado.
ResponderExcluirbjs
Oi! ^^
ResponderExcluirEu li esse livro para o vestibular (era leitura obrigatória para a UFV no ano que eu fiz vestibular) e foi o livro que eu mais gostei de ler. Concordo com você. Deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas pois não é um livro engessado que fala sobre a AIDS em termos técnicos. Ele mostra a vida de uma garota que tem a doença e como ela reage com isso. Passa uma ideia bem mais próxima da realidade do que qualquer livro-palestra sobre o assunto.
Beijusss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
Ola!
ResponderExcluireu li esse livro quando era menor e depois como leitura obrigatória para o colégio.
uma das partes que mais gostei foi quando ela se emociona em "ver neve"! Muito pensamento de todo brasileiro!
adorei a resenha! me recordou saudosamente das divagações da Valéria! :)
um beijo Lara!
meusmundosnomundo.blogspot.com.br
Já li esse livro. Simplesmente, maravilhoso.
ResponderExcluirParabéns pela resenha. Beijos!
http://ymaia.blogspot.com.br/
Oi Inês , adorei este livro, acho que foi um dos primeiros que li em minha escola , a historia dela de superação é muita linda.Dê uma passadinha no meu blog também ! te espero em ! Beijos :D
ResponderExcluirhttp://livrosecontos.blogspot.com.br/