14 de março de 2014

Resenha - Jogador nº 1

Livro: Jogador nº 1
Autor: Ernest Cline
Editora: Leya
Páginas: 464
ISBN: 9788580442687
Sinopse: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade.
Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna.
Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.
--------------------------------
 
  Em um futuro não tão distante a humanidade está totalmente destruída, a miséria e fome se espalham pelo planeta e a única válvula de escape, tanto para as pessoas mais pobres como para os com boas condições financeiras, é um jogo chamado OASIS. Uma realidade virtual com milhares de mundos onde você pode ser o que quiser e ter a aparência que desejar.
 
  Tudo muda quando o criador do jogo morre, decidindo deixar toda a sua fortuna e a posse do OASIS para a primeira pessoa que encontrar as chaves e atravessar os portões que levarão direto ao ovo. Objeto que simboliza o final da busca e ganhador do grande prêmio. Mas esta busca não será tão fácil pois para encontrar o ovo é necessário um vasto conhecimento sobre os anos 80, sobre o OASIS e muita garra para enfrentar todos os inimigos e obstáculos do caminho.
 
  Wade Watts é o nosso protagonista, um garoto pobre sem pai e nem mãe. Ele é a primeira pessoa a achar a primeira chave, a partir deste momento toda a sua vida muda, tanto virtualmente quanto na realidade e a busca por um dos maiores tesouros da história está apenas começando!
 
  A história toda é muito boa, uma distopia que surgiu muito antes do gênero se tornar tão popular e me conquistou por uma premissa tão singular e curiosa. Eu adoro buscas e afins, sem contar minha fascinação pelos anos 80! Imagine tudo isso junto em apenas um livro?! O desenvolvimento da obra não peca em nada e o autor soube narrar fatos, tanto do presente como do passado, sem tornar a trama monótona. Inclusive os detalhes mais nerds não confundem um leitor mais leigo. Sabe aquele livro que tem tudo explicado, mas não exageradamente? Pois então! Senti que a obra tinha tudo na dose perfeita, nem demais e nem de menos!

  Wade é um protagonista humano, não existe outro adjetivo para caracterizá-lo. A situação dele não é nem um pouco fácil, mas ele luta, não desiste, tem força de vontade e muita perseverança. A aparência dele é comum, nada daquelas descrições de personagens extremamente bonitos que fazem nos sentirmos um lixo. Wade tem uma história quase palpável e é um protagonista melhor do que eu poderia ter pedido, é claro que ele às vezes me estressou, mas, como disse, é um personagem muito humano.

  Os personagens secundários seguem a mesma linha de humanidade. Todos têm destaque e importância na história, coisa rara hoje em dia. As características são bem marcantes e existe uma história por detrás de cada um deles. Definitivamente não são personagens "esquecíveis".

  A história toda é muito real, o futuro que o autor decidiu dar ao mundo me fez realmente acreditar em suas teorias! Temos uma previsão do futuro em forma de ficção! Acreditem! Sem contar todas as lições que estão escondidas na trama, principalmente o fato das pessoas se refugiarem em realidades alternativas para fugirem de seus próprios problemas. O livro todo é uma sacada de mestre, tudo dosado nos mínimos detalhes para criar uma trama perfeita e viciante!

  O romance é bem complicado, não vou dar mais detalhes por ser spoiler, mas ele fica bem claro logo nas primeiras folhas. No início é difícil engolir o rumo que ele vai levando, mas aos poucos eu fui me apaixonando pelos personagens e pela história deles juntos.

  A edição da editora está muito caprichada, completamente linda! Desde a capa até os mínimos detalhes da diagramação. Entretanto a mesma pecou na revisão e muitos problemas podem ser encontrados, desde erros de digitação até concordância verbal.

  Recomendo muito o livro, principalmente para quem procura uma leitura frenética e que prende o leitor. Uma das melhores distopias que já li! Entrou para a lista de favoritos <3

Capas pelo mundo: (mais aqui)



 
 

34 comentários:

  1. Leio algumas distopias apesar de não um dos meus gêneros preferidos,
    apesar disso não fiquei muito curiosa por esse... O contexto geral não me chamou muito a atenção.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante...

    apenastrinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Me chamou atenção, boa resenha! Distopia é um dos melhores gêneros, haha.
    http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. parece ser um livro incrível.. gosto muito de livros sobre o futuro. É interessante ler sobre a opinião dos outros sobre oq eles acham q vai acontecer no futuro..
    scrr nao to conseguindo seguir teu blog!!!

    xx | Visita? pizza-n-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que livro maravilhoso *-*

    Eu sou suspeito para falar de distopias. Eu simplesmente as amo *-*

    Quero esse livro, mas tem tantos outros na frente :/

    Adorei a resenha.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Eu me apaixonei por distopias e sempre quero ler mais uma! Conheço Jogador nº 1 há um tempo, mas ainda não comprei :/ Todas as resenhas que vejo são bem positivas e meu Deus que capas são essas? Muito ruim!!! Só a da Leya arrasa! kkkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. Hey
    Tenho interesse na leitura, já me indicaram bastante esse livro.
    Acho que ainda não tinha lido uma resenha bem explicada sobre ele, e gostei.
    E aproveito que disse que esse ano ia ler mais distopias haha

    tenha um ótimo final de semana

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Um dos meus livros favoritos. FANTÁSTICO! Quando conheci a história, corri pra comprar e valeu cada centavo. Dos "grandes" livros (em número de paginas) foi o que li em menor tempo, para se ter uma ideia. Nostalgia agregada a distopia que vale MUITO a pena ler. AMO! :) Sua resenha ficou show.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Realmente este livro é ótimo. Também não gostei do rumo do romance no começo, e confesso que não engoli mto.. não gostei do par romântico dele. Acho a personagem um saco rsrs. Mas o livro é perfeição pura e prende mto mesmo!
    bjs

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabi!
    Eu amo esse livro, é uma história super eletrizante e que nos faz ficar grudada nas páginas. A narrativa é muito rica, cheia de referências culturais, pistas para seguir e é como se nós estivéssemos vivenciando junto com Wade a busca pelo ovo. Os personagens são fascinantes! :)
    Parabéns pela leitura e pela resenha!

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  11. É a segunda resenha que vejo desse livro e gostei muito, me deixou mais curiosa ainda para ler ele, gostei da temática abordada.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que livro perfeito!! eu quero! parece ser uma história muito boa!
    amo distopias, e esse livro com certeza já entrou pra minha lista!

    Beijos!

    http://bettinablanco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar tanto desse livro que estou desesperada para ler! Sua resenha só piorou as coisas hahahah eu achei tudo muito original nessa história. Estou dando um tempo nas distopias, mas com certeza lerei em breve.

    Beijos
    http://aquelaborralheira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sua resenha me cativou totalmente! Depois de me viciar em Jogos Vorazes e entrar de cara em outra distopia que é Divergente, nunca tinha ouvido falar de "Jogador n°1". Adorei o fato dela ter sido uma das primeiras do gênero e ter todo esse mistério com os anos 80. Com certeza vou ler!
    Beijos :)
    http://trechos-e-textos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Distopia. Uma palavra que me conquista. Já viam me indicando esse livro faz um tempinho, e resolvi ler sua resenha, POSSO GRITAR QUE QUERO PRA ONTEM? Amei a premissa, envolver um "jogo", ação, aventura, suspense em um livro, deve ser fantástico.
    Mal posso esperar! Parabéns pela resenha, Gabi o/

    http://leitorespossessivos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Fico muito feliz de poder ter lido essa resenha. Este livro já está na minha lista de livros para ler há um bom tempo, mas eu ainda não tinha lido uma opinião de alguém. Estou ainda mais empolgada para ler!

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante desta resenha. Já quero ler essa maravilha >3<
    ~Abraços do Panda >>http://panda-blogueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gente! Amo distopias e já quero essa para ontem x.x
    Já tinha ficado animada com o livro só por causa da postagem sobre a diagramação, agora a história mesmo me conquistou.
    Adorei a dica *O*
    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  19. oi,
    eu amo loucamente distopias, e essa capa já havia me chamado atenção a algum tempo. Fiquei muito empolgada de ler sua resenha porque você adorou e soube falar muito bem sobre o enredo. Eu fiquei chateada com a revisão, acho que alguns erros de revisão sempre podem passar, erros de digitação, mas erro até de concordância é um pouco demais... mas isso não me desanima para ler!
    adorei sua indicação de hoje!
    tem postagem nova no meu blog, espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  20. Olá Gabi.
    Desta forma, com tantas resenhas ótimas como esta vou a falência, preciso ler genteee!!!
    Adorei tudo, sou muito apaixonada por distopias e como tudo tem a dose perfeita já chamou atenção rs <3

    Maravilhosa resenha e expressou bem o ponto de vista!

    Beijos!
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  21. Gostei de saber sobre a caça ao “tesouro”, já que gosto de tramas com esse ingrediente, então vou guardar a dica, quem sabe no futuro eu me arrisque a lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas amei a sua resenha e muito me interessou haha.

    Amo distopia e claro que este já está na minha listinha de próxima leitura!

    Beijão - Naty

    ResponderExcluir
  23. Já tinha ouvido falar desta distopia, mas nem dei muita atenção na hora, talvez por considerá-la mais um filhote de Jogos Vorazes. Mas agora vejo que estava completamente enganada! D: A sua resenha ficou espetacular, muito bem escrita e construída! Não tem como não querer passar direto numa livraria para comprar esse livro! Parabéns!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro, mas deve ser ótimo, adorei a resenha :3
    http://contos-fantasticoos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Só preciso de uma frase para descrever meus sentimentos em relação a esse livro: um dos meus livros favoritos.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  26. Eu não conhecia este livro, mas achei a história bem interessante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu já tinha visto esse livro mas nem desconfiava de longe que era uma distopia. Só elogios para ele, então eu vou ver se consigo lê-lo e colocar na listinha do skoob :3 quem sabe não consigo comprar até a bienal? parece ser realmente interessante !
    sim, a capa é meio feia de Uma vez na vida rsrs
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bom?
    Não sabia que este gênero se chamava Distopia, por isso me lembra tanto a trilogia de Jogos Vorazes.
    Passando pra retribuir sua visita!
    Volte sempre <3
    | Blog Espinha Punk ! | Facebook | Twitter | Instagram |

    ResponderExcluir
  29. Sobre a capa a brasileira é melhor e sobre a resenha: pqp tenho que ler esse livro o quanto antes...
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Gabi, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro, mas nunca me interessei muito por ele. Na verdade, acho que nunca cheguei a ler a sinopse!
    Mas amei sua resenha, com certeza é uma livro que me conquistaria facilmente nas primeiras páginas! Adorei a proposta dele e já estou incluindo na minha lista rs
    Adoro livros onde os personagens são muito humanos, mesmo sendo ficção, parece que o livro se aproxima mais da realidade né?
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  31. Oi Inês! Tudo bom?
    Vejo tantas resenhas positivas sobre esse livro que eu fico louco para ler *-*
    Mas eu tenho tantos livros não lidos aqui em casa que fica complicado comprar mais haha.
    Assim que eu tiver uma oportunidade estarei efetuando a compra *0*

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oiie Inês,
    Mas uma resenha bem caprichada em? kkk'
    Eu gostei muito, é a segunda resenha que leio desse livro e já estou amando ele (também não é pra menos, duas super resenhas - a sua e a do Cabina Literária)
    Amo distopias, amo anos 80 e amo muito mais o mundo virtual, quer mistura melhor que essa?
    Estou super ansioso para ler ele, mas estou sem dinheiro para compra-lo agora, mas enfim, amei tudo! :D
    Parabéns!

    http://leituraadentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Inês!
    Nossa, eu amei esse livro! Vivi cada pedacinho do "jogo" juntamente com o Parzival e me apaixonei pelos personagens. O autor conseguiu bolar um enredo genial, original, e melhor ainda é o fato de não ser uma série!! Acabei a leitura eufórica, cheia de energia ^^
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  34. Já faz um tempo que estou ansiosa pela leitura desse livro, mas de tanto eu querer acabei deixando cair no esquecimento, hahaha, mas dando uma passeada pelo teu blog vi a capa e ñ resisti, e li a resenha (impecável), e como vc mesma destacou: uma leitura que prende o leitor. Agora falta comprar e ler ;)

    Bjs^^
    www.depoisqueeumudei.com

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric