24 de março de 2014

Resenha - Cowabunga!

Livro: Cowabunga!
Autora: Ana Paula Seixlack
Páginas: 160
Editora: Benvirá
ISBN: 9788582400951
Sinopse: Ricardo Avelar, o Zimbo, era um jovem surfista com um futuro brilhante quando um grave acidente encerrou sua carreira. Amargurado, há mais de quarenta anos vai à praia e passa o dia observando o mar. Ao longo das horas, sente o impulso de cair na água e mostrar como um verdadeiro surfista domina as ondas. Mas sempre fracassa. Além da frustração de voltar para casa sem surfar, Zimbo tem de lidar com um relacionamento conturbado com Letícia, sua jovem namorada que não abre mão de uma vida agitada com os amigos. Resta ao surfista relembrar as aventuras de seus dias de glória enquanto cuida de sua prancha na areia. O difícil é conseguir identificar o que é realidade e o que é fantasia em suas lembranças.
--------------------------------
 
  Cowabunga! conta a história de Zimbo, um ex-surfista que foi incapacitado de continuar domando as ondas por conta de um acidente que aconteceu no passado e danificou um de seus pés. Desde então ele vai para a praia todos os dias e fica observando as ondas, o mar e os jovens surfistas, sempre com muita vontade de voltar a surfar, mas sem coragem. Ele, apesar de mais velho, vive um relacionamento de tapas e beijos com a jovem Letícia. Em meio a devaneios do passado e narração sobre suas aventuras atuais, nós acompanhamos as desventuras do ranzinza Zimbo.
 
  No início do livro tive problemas para pegar o ritmo da obra e embarcar em uma leitura rápida, mas poucas páginas adiante mergulhei de vez nas aventuras do pitoresco personagem! Sabe aquele tipo de história despretensiosa e gostosa que você lê em apenas uma tarde e, de preferência, deitada em uma rede?! Então, esse é o livro!
 
  A narrativa da obra se alterna entre presente e passado, assim podemos conhecer melhor um pouco do Zimbo do século XXI e continuar acompanhando suas experiências em outras épocas. O protagonista já viveu muito nessa vida e todos os relatos dele são interessantes de se ler. O livro tem uma narrativa bem crua e real. Não tem muitas descrições, apenas o necessário. É como escutar um conhecido contando suas histórias.
 
  O relacionamento entre Zimbo e Letícia é recheado de comodismo e segundas intenções. Sei muito bem que esse tipo de relação ocorre com muita frequência por aí, o que apenas tornou o livro mais crível.
 
  O protagonista é o tipo de pessoa acomodada, como a maioria de nós. É aprisionado pelos próprios medos, se importa mais do que devia com a opinião alheia, tem um péssimo humor e prefere ficar em uma situação não tão boa porque é o mais cômodo. Eu vi no personagem um pouco de cada um de nós. Sua personalidade marcante deu uma marca única ao livro e tornou ainda mais interessante as histórias contadas. Inclusive os personagens secundários não aparecem muito e nem tem grande importância na história, exceto Letícia. Como disse, o foco é em Zimbo e todas as histórias que ele tem para contar.
 
  Achei a capa do livro muito bonita, extremamente condizente com a história. O título dele pode parecer estranho em um primeiro momento, mas assim que iniciamos a leitura e embarcamos nesse universo do surf ele começa a fazer sentido. Principalmente no final quando descobrimos a maior ligação do título com a trama e o maior mistério apresentado durante a narrativa é revelado.
 
  O livro é repleto de diálogos, dos grandes, por isso em alguns momentos ficou difícil saber qual fala pertencia a qual personagem. Ao longo da narrativa também existem gírias e termos do próprio surf que, às vezes recebem explicação ao longo da história, e às vezes não. Por isso tiveram trechos que não compreendi muito bem, nada que notas de rodapé não resolvam.
 
  Posso dizer que Cowabunga! é um livro de leitura rápida, descontraída e original. Perfeito para quem procura uma obra diferente das outras e de leitura leve. As páginas fluem de maneira tão natural que nem é preciso pensar muito para apreciar a obra, apenas sentir e se divertir com as desventuras do surfista mais sincero e rabugento que já tive a oportunidade de conhecer.
 
(Não existem outras edições)
 
 
 

42 comentários:

  1. Nunca li nada parecido, mas esse livro parece muito legal. E eu adoro livros com notas no rodapé. '-'

    verbalismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei bacana o seu ponto de vista sobre o livro, mesmo nunca tendo visto.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece realmente aqueles livro de se ler numa tarde para relaxar, haha.
    http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Inês, tudo bem?
    Eu achei a premissa da estória interessante, parece ser um livro de leitura rápida, mas que exige atenção. Dica anotada.
    Abraços,
    amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Pela sua resenha o livro até parece interessante, mais mesmo lendo a sinopse e sua opinião ele não conseguiu chamar minha atenção.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Inês!
    Pela sinopse o livro não me atraiu, mas gostei da sua resenha! A história parece ser bem original.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora.
      Obrigado. Fico feliz que tenha gostado da resenha, a história é bem original. Nunca tinha lido nada sobre o assunto e achei bem interessante.
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá Gabriela :)
    Infelizmente, não me interessei muito por esse livro.
    Adorei a sua resenha, muito bem escrita! Mas o livro não faz meu estilo :(
    Beijos :)
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A história parece interessante. Não tinha visto o livro ainda,a capa é bonita mesmo. Me solicitaram para fazer resenha desse livro uma vez. Vou procurar pra comprar. :)

    Bjs bjs bjs Mih!
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  9. Oi, td bom?

    Vc tem razão, o título é diferente. Mas lendo sua resenha, parece ser uma história super legal! De novo, bem diferente do que eu estou acostumada. Não creio que tenha lido nada sobre surf.

    Beijos
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafa.
      Me senti da mesma maneira, nunca tinha lido nada parecido com o que o livro propôs. É bacana variar as leituras também!
      Beijos.

      Excluir
  10. Não tem jeito! Toda vez que leio o título desse livro me lembro das Tartarugas Ninjas (o gritinho delas é parecido). rsrs
    Não tenho curiosidade em ler esse livro. A história parece ser bem leve, mas não consegue me atrair.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neyla.
      Lembro vagamete de Tartarugas Ninjas, mas o gritinho deve ser semelhante mesmo, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  11. Pela sinopse me lembrou um filme que eu já vi e que já até passou na Globo também, era um filme de superação lindo! Enfim, gostei.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Ines
    não conhecia o livro, mas amo essas histórias despretensiosas para devorar em uma tarde preguiçosa.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser bem interessante e eu li umas citações dele que me deixaram morrendo de vontade de ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que legal! Esse livro é bem diferente de todos que eu conheço. A leitura parece ser deliciosa e bem tranquila, hahah.

    Ótima resenha, você conseguiu expor o livro sem colocar spoilers, além de usar bem as palavras, parabéns!

    Beijinhos.
    www.november92.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luuh.
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado da resenha. O livro é bem diferente dos demais mesmo, bem original.
      Beijos.

      Excluir
  15. Olá...

    Nossa achei muito interessante a história, fiquei com vontade de ler, adoro histórias de superação.
    Confesso que o título realmente me deixou curiosa, meio estranho rsrsrs.
    Adorei a resenha.
    Beijos Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fê.
      De fato, a história é bem interessante. No começo também achei o título bem estranho, diferente, mas ao longo da história nos vamos descobrindo todo o significado dele. Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos.

      Excluir
    2. Vou coloca-lo em minha lista (que não sei como vou dar conta de ler um dia, rs).
      Estou bem curiosa, para saber o que acontece, rs.
      Gostei muito sim.

      Beijos Fer

      Excluir
    3. Olá, Fê.
      Acabei de ver um erro no meu comentário, é *nós, rsrs. Acho que não saiu no teclado, mas enfim! Minha lista também só faz aumentar, rsrs. Mas acho que nós duas ainda temos muito tempo pela frente pra ler tudo, o que impede é mesmo dinheiro para comprar todos, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  16. Gente adorei o nome do livro e a capa, acho que compraria só por isso. Adoro essas histórias leves para meus momentos de estresse (que são muitos por causa da faculdade).
    Adorei a Dica!

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula.
      A capa é linda mesmo e tem tudo em comum com a história <3.
      Verdade, às vezes só queremos ler algo despretensioso. Obrigado!
      Beijos.

      Excluir
  17. Fiquei muito interessada no livro, gosto muito de histórias que envolve surf e além disso parece um livro leve e divertido. Muito bom, ainda não conhecia esse livro. =)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que título tão estranho e essa capa também não me atraiu, não. Apesar de você ter citados várias qualidades do livro na sua resenha, os defeitos se destacaram mais pra mim. Acho que não seria um livro que eu leria.

    Beijos
    Caline - http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caline.
      Ele provavlemente não faz seu estilo de leitura, ou então realmente não te agradou! Mas achei a capa bonita!
      Beijos.

      Excluir
  19. Oie, tudo bom?
    Esse livro será uma das minhas próximas leituras e estou super ansiosa para conhecer a história. Fiquei curiosa para conhecer essa narrativa e achei a proposta bacana.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      Vou ficar aguardando para conhecer sua opinião sobre a obra, mas garanto que é bem leve e divertida!
      Beijos.

      Excluir
  20. Oiie!
    Para falar a verdade, imaginava uma história completamente diferente julgando pela capa. Mas agora, pensando bem, parece ser uma história melhor ainda!
    Adorei!!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Me parece o tipo de livro que a pessoa lê para passar o tempo, não é? Antigamente eu tinha mais tempo para livros assim, hoje eu leio o necessário e pronto. Saco isso!
    Enfim, eu gostei das cores da capa e da sinopse.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Nossa, que tristeza. Falta de tempo é uma barra mesmo!
      Leitura é uma parte fundamental na minha vida, não consigo me imaginar lendo apenas o necessário.
      Beijos.

      Excluir
  22. Primeiro quero dizer que adorei o título do livro e ele já ganhou pontos comigo por isso, gosto de algo bem humorado, querendo ou não, isso também chama a atenção de qualquer leitor, não é?
    Estou começando a achar que todo bom livro tem essa de nos fazer começar a leitura devagar, mas quando engrenamos só largamos após terminar a leitura! Achei um pouco trágico o que aconteceu com Zimbo e o fato dele ir todos os dias a praia, mostra que ele sempre teve profundo amor pelo surf. E de fato, nos acomodamos de maneira muito fácil, tanto em uma situação quanto em um relacionamento, por isso precisamos nos policiar sempre. Adorei sua resenha, tive a impressão de que a história possa ter sido baseado em algo real, principalmente por nos encontrarmos em cada personagem e atitude, adoro isso, cria uma ligação leitor e livro incrível! Amei a dica de livro, Flor <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.
      Verdade, acho que a maioria dos livros começam meio devagar, já até me acostumei. Até porque temos que conhecer tudo, embarcar no universo...
      Essa coisa de acomodação é um perigo, acho que quase todos sofrem desse mal.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado da resenha, sabe que tive a mesma sensação quando li o livro?! Que era baseado em fatos reais! Mas quem sabe?!
      Beijos.

      Excluir
  23. Olá Inês,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, a sinopse me chamou bastante atenção e sua resenha me deixou bastante curioso, dica anotada....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Que bom que gostou!!

    O Zimbo é tão legal!! Ele tem tanto de nós mesmos e ao mesmo tempo ele é único. Não tem medo de expor seus medos. E faz isso de maneira divertida. Gostei dele!!

    Ler sua resenha me fez relembrar Zimbo! Ele ficará guardado com carinho comigo!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra.
      O Zimbo é mesmo muito legal. Acho que ele é uma mistura de um pouco de cada um de nós, sem contar que o personagem é super divertido!
      Zimbo é um desses personagens memoráveis, desses que a gente não esquece.
      Beijos.

      Excluir
  25. Primeiro, obrigada pela visita ao meu blog, foi um prazer! espero que volte sempre (:
    Esse livro parece ser muito bacana, compraria só pelo nome rs me lembra Tartarugas ninjas <3
    Beijos!
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. A resenha ficou ótima. Adorei a parte que compara o Zimbo a cada um de nós.
    A leitura é bem despretensiosa e divertida mesmo. Quem ainda não leu, vale muito a pena conferir. É algo que foge do comum em todas as frases, cheio de referências.

    Bjssss
    http://www.anapaulaseixlack.com.br/2014/03/resenha-8-cowabunga-memorias-de-leitura.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Zimbo é mesmo um personagem fantástico, eu mesmo falei que o livro é diferente de tudo que já li, muito bacana!
      Beijos.

      Excluir
  27. Gostei do enredo do livro, apesar de uns pontos, como o começo ter demorando a te envolver, tenho um sério problemas com livros assim, fico estimulada a continuar, mas acredito que a história em si, seja bem legal e divertida. Gostei, mesmo.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  28. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me interessei! Parece ser leve e divertido e pela descrição que você fez do Zimbo, já me identifiquei com ele! haha

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric