10 de março de 2014

Resenha - Al-Aisha e os esquecidos

Livro: Al-Aisha e os esquecidos
Autor: Marcel Colombo
Editora: Novo Século
Páginas: 432
ISBN: 9788576797241
Sinopse: Como num sopro de dragão, um fantasma surge em seu quarto, surgindo no lugar que você jurava ser o local perfeito e seguro. Mas essa aparição é apenas o começo de longos acontecimentos estranhos que estão por vir. Será que você sobreviveria à queda de uma estranha bola de fogo, que poderia destruir, quase que por completo, a sua cidade? Estaria pronto para descobrir o que existe dentro da destruição e da fumaça que se forma, indo muito além da imaginação de seu mundo? O seu mundo está para se colidir com um outro, e isso poderá mudar tudo… Até mesmo o seu destino. Tudo poderá acontecer e, de uma forma ou de outra, sua vida irá mudar para sempre, não importa onde e nem como. Siga as ordens de um coelho ranzinza, ajude o seu misterioso amigo, perdoe quem você jamais perdoaria, ame de verdade e deixe que eu seja a sua guia nessa jornada. Eu me chamo Al-Aisha e irei te guiar. Mas, antes, preciso saber: Você está pronto para ser esquecido?
---------------------------------

  Lucas é especial desde criança. Ele vê fantasmas, consegue falar com seu coelho de pelúcia e sempre está cercado de acontecimentos incomuns. Pedro, seu melhor amigo, vive essas mesmas situações anormais. Eles tiveram uma infância turbulenta e a medida que vão crescendo descobrem que fazem parte de uma teia de acontecimentos decisivos para o futuro da Terra. Mas será que este futuro está em boas mãos?
 
  Nós começamos a acompanhar a vida do personagem principal desde cedo. Conhecemos seus pais, seu melhor amigo e presenciamos fatos que desde o princípio são decisivos para o desenvolvimento da trama. O autor conseguiu ligar um acontecimento a outro de modo que tudo está conectado. É fascinante quando descobrimos a junção dos acontecimentos e como cada coisa influencia no resultado final. Confesso que em dados momentos a leitura se arrastou e tornou-se extremamente lenta, enquanto que em outros o ritmo era frenético. Isso tudo contribuiu para que a leitura se tornasse instável, estimulando e desistimulando o leitor. Mas o ápice do livro se dá nas últimas páginas onde grandes revelações são feitas e se desenvolvem vários acontecimentos decisivos.
 
  O universo que o autor criou é fascinante, mas encontrei falta de explicações ao longo da trama e o momento mais esperado não aconteceu, o autor resolveu deixá-lo para o segundo volume.
 
  O protagonista, Lucas, é um garoto como qualquer outro da sua idade. Não tem muitas características especiais ou nada que o diferencie de outros jovens ou personagens de mesma faixa etária. Porém a falta de características marcantes do protagonista foi suprida pelos personagens secundários. Pedrinho e Sr. Fofinho roubaram meu coração desde a primeira aparição! São personagens com características fortes e que me causaram muita diversão toda a vez que apareciam em alguma cena!
 
   Sr. Fofinho é bem incomum! Em que lugar você ouviu falar de um coelho ranzinza que fala e fuma charutos?! Toda vez que o personagem aparecia ele roubava a cena e, apesar de sempre se portar de maneira rude, tem um grande coração! Pedrinho é tagarela, apaixonado por chocolate, tem com uma personalidade encantadora e grande importância na trama! Uma dos pontos fortes do livro é o fato de todos os personagens terem importância na história! Todos eles tem destaque e brilho.
 
  A narração do livro se dá por um ser que tem relevância na história (mas creio que saberemos mais sobre ela no próximo volume) e achei esse fato extremamente interessante! Ela tem uma visão própria e característica do mundo, o que torna a leitura mais interessante.
 
  A edição do livro está muito bacana, o autor optou por usar uma divisão que ajuda a manter o ritmo de leitura e a revisão está muito bem feita. Não encontrei erros ortográficos, mas pouquíssimos de digitação. A capa condiz com a história, só me incomoda um pouco o fato da mão da moça retratada ser de uma cor e o rosto dela ser de outra.
 
  De maneira geral esta é uma obra muito bem pensada e elaborada. Apesar de não ter ganhado nota máxima pelas falhas que citei é claramente um livro nacional de qualidade, com uma história interessante e que agradará os amantes de fantasia.
 
(não existem outras edições)
 


40 comentários:

  1. Olha fiquei na dúvida. Sua resenha me falou de coisas que odeio, e quando falam que o livro tem eu já evito. E também falou do oposto, coisas que quando dizem já corro para tentar ler. E agora? rs

    MAs gostei da resenha mesmo assim. Vou ficar de olho em mais alguma antes me decidir, além do mais, tô tentando me manter longe de sagas por enquanto (o que não tem sido fácil)

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna.
      Interessante o comentário, até porque comigo é a mesma coisa. O livro tem pontos positivos e negativos, lendo a resenha cada um pode decidir se vale a pena investir no livro de acordo com as coisas que disse. Também estou cansada de sagas, qual o problema de escrever um livro único?? Rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  2. Já tinha visto esse livro em outros blogs. A história parece ser interessante, mas não é algo que eu correria para ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Inês, logo que comecei a ler a sua resenha e você citou o fato de que Lucas via fantasmas, senti a maior nostalgia, pois lembrei da Suzannah, a personagem principal da série "A Mediadora", da Meg Cabot. Gostei bastante da premissa desse livro e, mesmo ele não tendo recebido A nota, vou arriscar!

    Ps. seu blog é incrível! Virei seguidora e sempre que der passarei por aqui.

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caroline.
      Também acompanho essa série de Meg, mas posso garantir que os fantasmas de Lucas são beem diferentes, rsrs. Realmente a nota não foi a mais alta, mas os livros tem seus pontos positivos e negativos! Se você se interessou deveria ler!
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Inês :)

    Alguns fatores aí me impediriam de ler o livro, uma pena :/ Não gosto de expectativas no primeiro livro só para você se surpreender no segundo, não sei haha Ficaria extremamente nervosa.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Sei bem, é uma escolha sua! Expectativas sempre atrapalham uma leitura =/
      Beijos.

      Excluir
  5. Gostei da resenha e achei a sinopse bem interessante, a leitura parece ser bem gostosa, quem sabe algum dia eu leia esse livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha! Como todas as suas outras.
    No mês de janeiro, eu tive a honra de conhecer o Marcel Colombo pessoalmente. Ele é um doce de pessoa. Agora, falando do livro, estou muito ansiosa para ler e conhecer o Sr. Fofinho.
    Você sabia que foi o própio Marcel que fez a capa? Eu achei linda e nunca tinha reparado nesse detalhe da mão da Al-Aisha ser de uma cor e o rosto de outra.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria.
      Own, MUITO obrigado =).
      Eu só tive a oportunidade de conversar com ele pelo computador mesmo, mas ainda sim o autor me pareceu muito simpático. Sr. Fofinho é a melhor parte! Hahaha, o coelho mais original que já tive a oportunidade de conhecer ^.^!
      Não sabia que ele que tinha feito a capa, mas fez um ótimo trabalho, exceto pelo detalhe que citei, rsrs.
      Beijos ^.^

      Excluir
  7. Eu adorei a resenha, mas não sei, tenho a impressão de que muitas histórias são tão parecidas com outras.
    Espero que seja realmente somente impressão.

    Beijos
    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya.
      Obrigado, fico feliz que tenha curtido. Entendo seu ponto de vista e até concordo com ele, a proposta não é a mais original, mas a considero interessante!
      Beijos.

      Excluir
  8. Parece interessante, mas um pouco do que já foi visto por ai, não sei se leria



    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pah.
      De fato não é a premissa mais original, porém...
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi Inês!
    Estou com esse livro na estante esperando-me para ser lido.
    Parece ser bom. Percebi que você não curtiu alguns aspectos da história e isso é compreensível. Sei bem como é.
    Espero gostar mais e acima de tudo, espero não me decepcionar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro.
      Espero que você não se decepcione com a obra, vou esperar você ler e resenhar para conferir sua opinião!
      Beijos.

      Excluir
  10. Olá Inês,

    Não conhecia esse livro, achei a sinopse interessante e sua resenha me deixou curioso...boa dica...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco.
      Já que ficou curioso recomendo que leia!
      Beijos.

      Excluir
  11. Amei a sua resenha, tenho que ler esse livro <3


    seguindo o blog,bjs http://olhardeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Inês
    a história parece ser bem interessante, e me lembrou uma mistura de livros com fantasma e alice no pais das maravilhas, o que é totalmente crazy kkkkk
    fiquei mega curiosa, mas desanimada por se tratar de uma série
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jac.
      Verdade, acho que 99% dos leitores estão fugindo de séries, te entendo perfeitamente!
      Beijos.

      Excluir
  13. Já tinha lido a resenha do livro em um outro blog há algum tempo. Contudo, agora deu vontade de ler o livro. Gosto de livros fantásticos com um ar infantil.

    Adorei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Então acho que você vai adorar esse livro! Também gosto de livros com um toque infantil! Obrigado, fico feliz que tenha gostado.
      Beijos.

      Excluir
  14. Gosto muito de livros que dão importância a personagens secundários ao invés de focar só no principal! Isso sempre me anima a ler os livros... mas não consegui sentir ânimo por esse :(
    Acho que não estou em um momento bom para fantasias... inclusive estou até com pé atrás em um que estou lendo, sendo que queria ele a um tempão.
    #paciência rs

    Beijinhos!

    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula.
      Também gosto quando os personagens tem importância na história, é tão ruim quando só os protagonistas tem destaque. Eita, nem adianta ler forçada. Acho até que você deveria adiar a leitura desse livro, não adianta ler em um "momento ruim". Interfere mesmo na leitura!
      Beijos.

      Excluir
  15. A historia não me chamou atenção.
    Também não gostei muito da capa.
    Mas seu eu tivesse a oportunidade de ler, eu leria para tirar a dúvida.

    Blog Enquanto Estava Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo.
      Nossa, então vamos torcer para você tirar essa dúvida!
      Beijos.

      Excluir
  16. Sabe, as vezes eu suspeito que é uma jogava do autor, uma hora deixar o livro parado e de repente jogar muita ação de uma vez.
    Gostei logo de cara do livro pelo inicio da sua resenha, pela personagem principal ter esse poder paranormal, é quase o que queríamos quando éramos crianças: receber uma resposta de nossos bichinhos de pelúcia. A história me parece ser bem intensa, e toda essa coisa de, ser especial e o mundo precisar desse dom, já causa um arrepio.
    Fiquei triste pela nota dada ao livro, mas se você resolveu que é o que merece, então é o que é. Talvez o autor tentou inovar um pouco, mas talvez seja inovação demais!
    Ótima resenha, Flor!

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.
      Acho que quando eu era criança iria me assustar e me traumatizar MUITO se um de meus brinquedos me respondessem. Acho que 3 não é uma nota ruim!
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado!
      Beijos.

      Excluir
  17. Mais um livro de fantasia para minha lista, haha. Adorei a sinopse e sua resenha só me deixou com mais vontade de ler ele.
    http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, muito boa resenha, porém não fiquei com tanta vontade de ler o livro, embora tenha lido livros nacionais maravilhosos <3 , achei a capa mto bonita tb! ;*
    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oiie Inês,
    Wooow (foi assim que fiquei, surpreso e ansioso, quando li a sinopse)
    Eu sou super suspeito em falar, mas não gosto de livros que ficam nesse nuance, nesse vai e vem, isso me tira a vontade de ler, é como se eu estivesse lendo e de repente abandonasse e só voltasse a ler um mês depois (é essa a sensação).
    E eu achei super interessante a ideia de outro personagem narrar a história, isso da uma ideia de ponto de vista bem diferente e interessante a trama. (relevando em certos momentos a falta de estabilidade de escrita do autor).
    Achei muito legal a resenha e é uma ótima forma e oportunidade de divulgar um autor nacional que para ter uma chance de futuro promissor com uma boa obra.
    Parabéns e beijos!
    http://leituraadentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hendrio.
      Sei como é, também não curto muito livros que tem altos e baixos, prefiro quando a leitura tem um ritmo bacana e constante. Obrigado!
      Beijos.

      Excluir
  20. Concordo com você em muitos pontos, apesar de no meu caso a leitura ter sido ótima do início ao fim, sem ter se arrastado em alguns momentos. Acho que isso se deve principalmente pela narrativa, que achei interessantíssima principalmente por ter sido feita por uma personagem "de fora". Eu particularmente considero o Sr. Fofinho um personagem hilário e um dos melhores da atual literatura brasileira, afinal poucos personagens se destacam sempre que aparecem como ele. O único problema é a demora do Marcel em lançar o próximo livro :(

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Inês! Tudo bom?
    Eu gostei um pouquinho mais do livro do que você haha.
    Achei a narrativa do Marcel muito bem construída, adorei a Al-Aisha e não vejo a hora de poder por minhas mãos no segundo volume *-*
    Vivo pertubando ele no face sobre isso :P

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric