8 de janeiro de 2014

Resenha - A morte do calouro

Livro: A morte do calouro.
Autora: Cecília Vasconcellos
Editora: Rocco
Páginas: 206
ISBN: 9788579800429
Sinopse: Autora de uma vasta e premiada obra infantil e juvenil, a carioca Cecília Vasconcellos aborda, em A morte do calouro, um tema que preocupa pais, professores e alunos a cada início de ano: os trotes violentos. No fim de uma das festas regadas à bebida, um calouro é encontrado morto e, diante da negligência da polícia, uma das alunas decide investigar o caso por conta própria.

---------------

  Maria Eduarda é uma caloura na PUC. Em seu primeiro dia de aula ela recebe um convite para participar de uma festa organizada pelos veteranos, louca para se enturmar, aceita o convite de prontidão. Chegando lá, Eduarda percebe que a festa nada mais é que uma forma que os veteranos encontraram de reunir todos os calouros fora do ambiente escolar para realizar os tradicionais trotes, afinal a faculdade em questão havia proibido a prática, por isso ela sai da festa antes mesmo da metade. No outro dia recebe a notícia que um calouro, Mariano, morreu naquela mesma "comemoração", indignada com o fato, ela decide começar uma investigação particular para saber o que realmente aconteceu naquela festa e as causas do assassinato de Mariano.
 
  Este livro é um policial diferente. Ele é baseado em fatos reais, por isso não segue o modelo dos outros livros do gênero. O mistério principal não apresenta uma solução, afinal o caso em que ele foi baseado foi arquivado. É meio frustrante quando percebemos que o mistério principal do livro não vai ser desvendado, entretanto entendo que a finalização não poderia ser outra, afinal são milhares os casos da vida real que não tem finalização e o que baseou a história se enquadra justamente nessa categoria.

 A autora fala de um tema bastante delicado, a questão dos trotes, um problema que não recebe a atenção necessária e continua acontecendo por aí. Apesar de não ter trama complexa, a história é envolvente e prende o leitor.
 
  Maria Eduarda é forte, determinada, teimosa, introspectiva, tem pouquíssima paciência e não suporta mudanças! Me surpreendi muito porque, geralmente, as protagonistas que tem essas características me dão a sensação de algo forçado. Porém, com Eduarda, as coisas aconteceram de forma contrária.  Maria Eduarda é uma personagem real (literalmente) e talvez por isso tenha me cativado tanto. Faço questão de destacar que ao longo da trama a personagem tem um amadurecimento impressionante e totalmente natural.
 
  Todos os personagens que apareceram ao longo da história tinham sua importância e foram muito bem desenvolvidos. Cada um com características distintas e, apesar da autora não ter super aprofundado a história deles, ela soube traçar muito bem o perfil psicológico de cada um, enriquecendo mais ainda a trama e dando as informações necessárias. Entre todos o meu preferido foi Diogo, o namorado da protagonista. Há tempos não gostava tanto de um "mocinho"!  Sempre com frases de efeito, pensamento positivo e ações baseadas em teorias filosóficas, ele decididamente rouba a cena quando aparece. Jéssica faz um tipo típico: sempre foge quando percebe que a situação vai ficar "preta", porém está sempre lá quando precisam dela.
 
  A história em si não tem muitos acontecimentos, por isso a escrita da autora foi essencial para que a leitura não se tornasse maçante. Ela dosou perfeitamente as descrições e soube ser breve quando era necessário. A diagramação é simples, tem as margens bem largas e letras em tamanho padrão. Morri de amores pela capa! Ela traduz bastante da história, tem várias texturas e traz muitos elementos da trama. Perfeita!
 
  O livro, apesar de ter muitos pontos positivos, não é mais que bom. Tem uma história prazerosa e serve muito bem como entretenimento. Existem livros melhores e do mesmo gênero, mas este vale a pena ser lido.

 (não existem outras edições)


 



25 comentários:

  1. Gostei bastante da sua resenha, me surpreendi que deu somente 3 estrelas com tantos elogios, rs. Fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Beijos.

    http://livroscomchadastres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela.
      Entendo, rsrsrs. A verdade é que o livro tem muitos pontos positivos, mas não merece mais de três estrelas. Ele é mediano, apesar dos pontos altos.
      Beijos.

      Excluir
  2. Se numa frase há as palavras "livro" e "policial" meu padrão logo é Agatha Christie. E os livros dela são ótimos então posso entender essas três estrelas.
    .
    http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andressa.
      É, me sinto envergonhada pois não li NADA da autora ainda. Preciso ler, e rápido!
      Beijos.

      Excluir
  3. Também me surpreendi, você elogiou bastante, então esperava uma nota mais alta, mas entendo suas considerações. Gostei bastante da resenha, apesar de ser este um livro que eu provavelmente não leria.

    Abraços,
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana.
      Pois é, apesar dos pontos altos não é um livro extraordinário. Obrigado!
      Beijos.

      Excluir
  4. Gostei, ainda não conhecia o livro e achei super interessante a história não ter uma solução no final.
    Beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dany.
      É meio frustrante, mas interessante, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  5. O enredo do livro me agradou bastante, além de ser um dos meus estilos preferidos de leitura. Fiquei curiosa em como acontece a história nele e deve ser super interessante quando não conseguimos descobrir o que realmente acontece no final... (Eu ficaria angustiada hahaha)
    Parabéns pela resenha linda ^^
    Beijinhoss
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thami.
      Eu fiquei angustiada, mas a verdade é que na vida real o caso também não teve solução, rsrsrs. Então eu tive que aguentar! Obrigado
      Beijos.

      Excluir
  6. Ainda não conhecia o livro, fiquei com vontade de ler :)

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel.
      Pois leia, é uma história mais leve e bacana.
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá, tudo bom?
    Marcamos você em uma tag super legal para que os leitores conheçam você melhor, ficaríamos muito felizes se você respondesse! Caso se interesse aqui o link: http://acampamentoliterario.blogspot.com.br/2014/01/tag-conhecendo-o-blogueiro.html
    Beijo;
    Equipe AL.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Inês! Gostei demais da proposta do livro. Amo qualquer história que venha de fatos reais. Fiquei curiosa!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya.
      É bem bacana, um livro policial baseado em fatos reais é novidade!
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi,
    Gostei da sua resenha! Gosto de livros policiais/ drama, mas essa história não me cativou muito. Como você disse que o final não tem solução, isso me desanimou. Mas se tiver oportunidade, darei uma chance a obra!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ká.
      Obrigado! Final sem solução é um pouco desanimador, mas o livro é bacana.
      Beijos.

      Excluir
  10. Parece ser o tipo de livro que te prende pra passar o tempo, e contar como leitura,né ?
    Mas parece tb ser interessante.. Vamos ver!
    participe sim guria!!!
    Um beijo!
    Pâm - http://interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâm.
      É mesmo muito bacana para passar o tempo, até porque ele é fino e tem letras grandes.
      Beijos.

      Excluir
  11. O livro parece ser muito bom, reluto um pouco em ler livros baseados em fatos reais, geralmente quando a história é triste doi muito mais quando sabemos que os personagens existiram de verdade, nunca li nada da autora mas me animei, pelo que você disse ela deve escrever muito bem.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Delmara.
      É verdade, por um lado é mesmo muito triste, mas, por outro, é interessante perceber como existem pessoas com histórias tão interessantes. De fato, a escrita da autora é MARAVILHOSA!
      Beijos.

      Excluir
  12. Oie!!
    Não conhecia esse livro, mas gostei do fato de ser baseado em fatos reais, e parece uma história muito interessante. Mas é uma pena que não tenha te agradado tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nati.
      Me agradou, só que, para ser sincera, não é uma obra extraordinária! Mas achei super bacana o fato de ser baseado em fatos reais também.
      Beijos.

      Excluir
  13. Olá!
    Gostei da sinopse e da capa. Foi o que me trouxe até aqui para ler a resenha. Só não gostei de saber que o mistério não é desvendado. Mesmo assim, curti a história como um todo. Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric