15 de janeiro de 2014

Resenha - A Corrida de escorpião

Livro: A Corrida do escorpião
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus
Páginas: 378
ISBN: 9788576861843
Sinopse: Na pequena ilha de Thisby, poucos cavaleiros são bravos o suficiente para competir na corrida de escorpião que acontece a cada novembro. Pela primeira vez uma mulher, a jovem Puck Connolly, vai competir. Ela tem dois irmãos e ficou órfã depois que os pais foram devorados pelos cavalos assassinos. Por isso, ela está determinada não só a competir como ganhar a corrida. Para isso, Puck terá que enfrentar outro jovem corajoso e encantador. Sean Kendrick também perdeu o pai, atropelado pelas sanguinárias criaturas.
--------------------------------------
  A Corrida do Escorpião é uma competição que ocorre anualmente com cavalos d'água apelidados de capall uisce e é tradição na ilha de Thisby. Ela atrai estrangeiros e apostadores de todas as regiões. Sean é um veterano na competição, ganha quase todas as corridas desde que começou a participar e dedica sua vida aos cuidados dos perigosos capall uisce. Mas nesta edição é diferente, ele precisa ganhar para conseguir comprar seu próprio cavalo, o Corr, ao qual ele tem uma imensa afeição.
 
  Puck é uma garota novata na competição, nunca participou e tem trauma da mesma desde que seu pai foi assassinado por um desses cavalos d'água. Mas sua participação na corrida é necessária pois a casa que habita está prestes a ser tomada e seu irmão mais velho está indo para a capital em busca de melhores oportunidades, sobrando para ela a criação de seu irmão mais novo e a dívida quase impossível de ser paga. Dívida essa que poderia ser quitada com o prêmio em dinheiro que o ganhador da corrida fatura. Para ambos a corrida significa muito, mas só uma pessoa pode vencer.
   
  A Corrida de Escorpião é totalmente diferente de qualquer coisa que já li. É o tipo de livro imprevisível e revigorante que raramente você tem a sorte de encontrar. É o tipo de trama totalmente original que te fisga desde a primeira página. Pense bem, em que outro lugar você já ouviu falar de cavalos marinhos mortais e pessoas loucas o suficiente para monta-los?!
 
  A narrativa é dividida entre os dois personagens principais: Puck e Sean, apesar de Puck ter mais destaque. O universo que a autora criou me deixou curiosa e ansiosa por mais, uma ilha com uma tradição tão exótica e com moradores tão únicos, uma história totalmente diferente de tudo que você já leu e um romance tão apaixonante!
 
  Há tempos eu não me empolgo tanto com um casal, não vejo um romance daqueles sem "mimimi" e torço tanto para que tudo dê certo. É totalmente fora dos padrões literários e me encantou justamente por apresentar uma novidade. Duas pessoas iguais e ao mesmo tempo tão diferentes que partilham uma paixão. A melhor parte é que o romance não é o foco e muito menos atrapalha a narrativa da história. Mais um ponto para a autora: o romance não é o foco e ao mesmo tempo é. Ela soube dosar a quantidade necessária de romance, drama e ação. O livro, em um contexto geral, ficou muito equilibrado.
 
  Puck é o tipo de protagonista típica desses livros: forte por fora e por dentro (quase sempre), a durona que precisa cuidar das coisas dentro de casa. Fazer uma protagonista neste estilo é muito perigoso, porque ou você ama ou odeia, não existe meio termo. Pode parecer forçado e muito estereotipado, apesar de Puck não sofrer desse mal (todos agradecem!).
 
  Sean, o outro protagonista, também tem sua história e a medida que acompanhamos tudo isso, descobrimos o que existe por trás da fachada de cara durão. É interessante fazermos essa descoberta, e difícil também, porque a medida que você conhece os dois personagens a fundo você torce pelos dois, mesmo sabendo que no final só uma pessoa pode ganhar a corrida.
 
  Os personagens secundários tem uma história desenvolvida, nós sabemos bastante sobre cada um deles e a importância dos mesmos na história é um fato que não poderia ser relevado. É maravilhoso quando personagens que não são os protagonistas têm destaque. A autora sabe muito bem como despertar sentimentos como raiva, carinho e o que mais for necessário em seus leitores, posso dizer que ela manipulou bastante o que nós, leitores, sentiríamos com cada personagem.
 
  O trabalho gráfico da editora ficou impecável, a capa é linda, tem um tom metálico e representa, de maneira simples, a história. Os capítulos são iniciados com um pequeno desenho de cavalo e tudo ficou absolutamente caprichado. Adorei a edição.
 
  Para quem quer sair da mesmice e procurar um livro que sirva para pessoas de qualquer idade, essa é a leitura ideal. Que venham mais livros dessa autora.
 
 
Capas pelo mundo: (mais aqui)




63 comentários:

  1. Não conhecia este livro, mas a história me interessou, e muito!
    Parece ser ótimo!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      É um livro muito legal, vale a pena ser lido.
      Beijos.

      Excluir
  2. Gabi, a tua resenha me estimulou tanto que vou comprar esse livro para ler!
    Beijos! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno.
      Sério?? Hahaha, mais que indico heim Bruno! Mais que indico!
      Beijos.

      Excluir
  3. Pooxa, n conheci a esse livro não, mas achei a resenha mt boa e fiquei afim de ler. Qm sabe ? :D

    vivendoforadeserie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela.
      Sério? Pois leia, é um livro fantástico!
      Beijos.

      Excluir
  4. Ai, eu amo esse livro! Minha opinião sobre ele é exatamente a mesma que a sua. Ele é um dos meus favoritos, e por causa dele tenho uma vontade enorme de ler outros livros da autora. ♥ :D

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, F.
      Esse livro é muito amor, gostei tanto da autora que comprei Os Garotos Corvos para ler. Espero fazê-lo em breve! Ela também escreveu um livro chamado Calafrio, sobre lobos. Fez sucesso, talvez até mais que esse...
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá.
    Já me indicaram o livro, a autora não conhecia somente o título me deixou intrigada, então eu me prendi a resenha kkkk
    Adorei, sério. Saber que a autora ainda consegue fazer o leitor sentir diversos sentimentos é ótimo.
    Bela resenha.
    Beijos
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      A originalidade começa no título, rsrs. A autora é maravilhosa, firei fã! Oown, obrigado. Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos.

      Excluir
  6. Acho que já vi a capa deste livro, não lembro. Mas acredito que não leria ele, porque não faz muito o tipo de gênero que gosto, não sei não me chamou a atenção essa leitura.

    Abraços,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zayron.
      Acho que esse livro é tão bom que deveria ser leitura universal, engloba vários gêneros, impossível não amar ;))).
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Faz tempo que estou de olho nesse livro. Parece muito diferente e inovador, mal posso esperar para lê-lo.

    Abraços,
    Juan Silva - http://asasliterarias.com/

    ResponderExcluir
  8. Pela sua resenha parece que o livro é bom mesmo!! Gostaria muito de ler!! A capa é muito bonita também!! Vou adicionar ao skoob!!

    Beijinhos
    blog-belavida.blogspot.com (meu mundo em tons pastéis)

    ResponderExcluir
  9. Ah, esse livro. Sério, HÁ QUANTO TEMPO estou atrás dele!
    Parece ser exatamente o tipo de livro que me tiraria dessa ressaca literária que estou enfrentando que está tensa. :(
    Pena que nunca encontro ele em uma promoção boa.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luara.
      Promoção com livros da Verus??? É ruim, heim. Comprei ele em um sebo, o valor ficou até em conta se analisarmos o valor original. Veio em ótimas condições.
      Beijos.

      Excluir
  10. Gostei da resenha, mas quanto a capa confesso que curti mais as outras ( Capas pelo mundo Rsr, como você citou)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da resenha, esse livro parece bastante interessante e com certeza leria ele. Gostei das outras capas também, mais do que essa capa que vermelho/vinho. KKK õ/

    Obrigado pela visita! :3
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamires.
      O livro é muito original e bacana, com certeza é uma boa indicação de leitura. Pessoalmente a capa brasileira tem um detalhes lindos, aposto que iria amar.
      Beijos.

      Excluir
  12. Gostei da sua resenha e do que podemos achar no livro, é realmente interessante *O* A capa em vermelho no final do post é LINDA *_*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeniffer.
      Sim, o livro todo é muito original =)).
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi, te indiquei para uma Tag Literária. Se quiser fazer,segue o link *-*
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2014/01/tag-minha-vida-literaria-em-2013.html

    ResponderExcluir
  14. Oi, Inês!
    Quando vi a capa e li a sinopse, a primeira coisa que pensei foi "mais um livro igual a tantos", e eis que começo a ler a sua resenha e me deparo com o primeiro comentário, fazendo minha convicção cair por terra hahahaha
    Adorei!! Sério, preciso muito ler!
    E adorei a terceira capa do final rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya.
      Nossa, de igual aos outros ele não tem ABSOLUTAMENTE NADA. Também achei essa capa linda. É claro que você precisa ler, muito bom!
      Beijos.

      Excluir
  15. Olá, Juliana.
    Fico feliz que tenha gostado. Obrigado por seguir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Ola inês, tudo bem?
    Eu já li inúmeras resenhas desse livro, e estou cada vez mais curiosa pra poder lê-lo. Espero poder matar minha vontade em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda.
      Tudo. E você? Leia logo, super recomendo!
      Beijos.

      Excluir
  17. Adoro livros que o autor não deixa o romance como foco da narrativa e ao mesmo tempo o torna essencial no livro!! Parece muito interessante!! =D
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatah.
      Sim, esse é o tipo de autor que sabe o que fazer com a história que criou!
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi Inês, tudo bom?
    Não conhecia esse livro D: e confesso que se fosse olhar só pela capa ele não me chamaria tanta atenção assim. Mas ao ler sua resenha fiquei mais animadinha com a temática. Adoro livros com casais que não ficam com tanta melação hahahaha muito mimimi, só de ler essa parte já me ganhou <3

    Acho tão bom quando os autores conseguem nos despertar vários sentimentos em um único livro *-* ain, me convenceu a ler hahahha'

    Beijocas,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kéziah.
      Casais com "mimimi" são o terror da maioria das leitoras, rsrs. Não sei se a capa ajuda a atrair público para o livro, mas quando você lê a sinopse... Aiai, a autora é muito boa e a história idem. Vale a pena de ser lida! Fico feliz por ter te convencido =))).
      Beijos.

      Excluir
  19. Acho que esse livro super serve pra mim,
    achei super legal, com uma premissa super singular, adorei a resenha e
    já estou louca para ler.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Delmara.
      Sim! Esse livro serve para todo leitor, muito bom, hahaha. Fico feliz que esteja com vontade de ler pois a obra merece TODOS OS LEITORES DO MUNDO =).
      Beijos.

      Excluir
  20. Eu tinha lido varias resenhas positivas desse livro e fiquei com vontade de ler, mas depois acabei esquecendo. Vou anotar aqui agora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Oi Gabi,
    Nossa, olhando pra capa e pro assunto geral, eu não leria o livro. Mas sua resenha me encantou!
    Gostei bastante da premissa e fiquei com vontade de conhecer esses personagens, que parecem incríveis!
    Espero poder ler o livro em breve!

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ká.
      Os personagens são bem feitos, a premissa é de matar e eu também espero que você leia o livro em breve, sério.
      Beijos.

      Excluir
  22. Oi Inês!
    Nunca tinha ouvido sobre o livro!
    As capas são todas lindas, até a versão brasileira :D
    Obrigada pela dica!

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana.
      Sério? Achei que o livro era relativamente conhecido! De nada!
      Beijos.

      Excluir
  23. Não gostei desse livro quando o vi, porém sua resenha me fez ver ele com outros olhos.
    Não leio muitos livros desse gênero, pois prefiro os romances.
    Mas acho que eu daria uma oportunidade a ele.
    Gostei bastante da sua resenha, contou muito sobre o livro sem dá nenhum spoiler.
    Quanto a capa, as estrangeiras chamaram mais minha atenção.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriella.
      Eu também prefiro romances, mas veja, esse livro TEM romance! Hahaha, mas sério, às vezes é bom variar um pouco o gênero. Você gostou mais das capas estrangeiras porque não viu essa pessoalmente ;). Mas menina, NUNCA dou spoiler u.u
      Beijos.

      Excluir
  24. Não conhecia este livro haha
    Linda, obg pela visita! <3

    Acabou de sair post no blog, contando sobre o Caderno Viajante e dando início as inscrições 2014 para o Felicidade Pelo Correio!
    Corre lá ♥

    http://lladodedentro.blogspot.com.br/2014/01/inscricoes-2014-felicidade-pelo-correio.html

    beijo beijo da Nanda!

    ResponderExcluir
  25. A Verus tem mesmo livros muito bons, mas confesso que não conhecia esse. Adoro livros imprevisíveis, esses são os melhores!!!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kel.
      Sim, a Verus só publica coisa de qualidade!
      Beijos.

      Excluir
  26. Oie, tudo bom?
    Eu não conhecia o livro, mas achei a premissa muito interessante. Vou anotar o título...
    Acho tão legal quando o autor consegue mesclar a ação e o romance durante a narrativa de um livro. Não fica excessivo e faz a história ficar dinâmica.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      Sim! E são raros os autores que conseguem fazer isso, ainda mais no primeiro livro...
      Beijos.

      Excluir
  27. Parece ser tãão bom! Nem acredito que não conhecia esse livro ainda! Já está mais que desejado hahaha

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tainah.
      Parece não, É! Leia o mais rápido possível, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  28. Já li inúmeras resenhas sobre este livro, e cada uma delas fico cada vez mais curiosa para ler este livro. A única coisa que não gostei, foi a capa, achei ela feia. :\

    Beijos,
    http://algoadefinir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia.
      Sério?? Muita gente dizendo que não gostou muito da capa, mas eu adorei! Mas não deixa a capa te influencia negativamente u.u
      Beijos.

      Excluir
  29. Oii ^^
    Essa deve ser a terceira resenha que eu leio desse livro, mas já queria lê-lo na primeira. Falaram tão bem dele, que é quase impossível não querer conhecer melhor a história, e eu mal vejo a hora de lê-lo.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Eu cheguei a ler esse livro em e-book, mas parei porque queria tê-lo em físico mesmo, porque sério, essa história é incrível. A autora foi feliz em criar uma mitologia tão original como essa, e o enredo é apaixonante. E com sua resenha, me lembrei que até agora não comprei ele. Vou procurar ter o quanto antes! Ótima resenha!

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joshua.
      Não gosto de e-books, rsrs. Compre mesmo, até você sabe o quão maravilhosa a história é por ter começado a ler em e-book! Obrigado, fico feliz que tenha gostado =)).
      Beijos.

      Excluir
  31. Tô doida de vontade de conhecer a autora. Pela sua resenha, acho que vou começar por este!!

    Adorei muito mesmo!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Já tinha lido outras resenhas positivas desse livro, ele já estava na minha lista de desejados, mas agora com a sua resenha estou praticamente surtanto querendo esse livro PRA ONTEM! Tô precisando de uma leitura assim... Espero realmente gostar tanto quanto você (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. AAAAI!
    Adoro o estilo de escrever da Maggie! Na trilogia Calafrio ela me conquistou!
    Estou super curiosa com os demais títulos dela! Sua resenha me animou mais!

    um beijão Lara!
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Hey Inês!
    Sou apaixonada por esse livro e pela escrita da Stiefvater, ainda mais porque ela não é uma escritora muito "melosa" em seus romances!
    Adorei a resenha e o blog.
    Bjs
    Maah.
    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric