26 de novembro de 2013

Resenha - Não sou este tipo de garota

Livro: Não sou este tipo de garota
Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 248
ISBN: 9788563219381
Sinopse: Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos doem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.
------------------------------
 
   Não sou este tipo de garota fala sobre Natalie, uma menina que acreditava ter seu futuro todo definido e saber muito bem quem ela realmente é: uma menina inteligente, focada nos estudos e com um futuro promissor.Até que ela começa a se apaixonar por Connor, um garoto popular e desejado pelas garotas, a partir daí a protagonista começa a mudar suas atitudes para conquistar o rapaz e, no fim das contas, nem se reconhece mais. Nesse momento ela começa a se questionar sobre quem ela realmente é e o que se tornou, tudo isso enquanto assume o papel de presidente do conselho estudantil.
 
  Por outro lado nós conhecemos Spencer, uma menina que usa seu corpo para conseguir o que deseja e não se envergonha disto. A partir daí iremos embarcar em uma trama repleta de feminismo, lições de moral e descobertas.
 
  Antes de iniciar a leitura eu achei que esse livro era uma coisa, depois de começar pensei que era outra e no final já tinha uma ideia totalmente diferente do que ele se trata.
 
  Esse livro é sobre "rótulos" que as garotas ganham na escola, sobre sexualidade, sobre descoberta de você mesmo, sobre conflitos, pressão, tipos de garota e julgamentos precipitados. Mas apesar de tratar de todos esses assuntos a autora não apronfundou a abordagem de NENHUM. O resultado final foi um monte de assuntos jogados sem nenhuma abordagem significativa.
 
  A trama do livro é clichê e não é. Tem um monte de clichês misturados com ideias realmente boas que foram desperdiçadas. O relacionamento de Natalie com Connor é clichê. Connor é um menino super popular que se interessa justamente pela menina esquisita e não tão bonita. Sério, esse tipo de coisa acontece em livros. Enquanto TODOS os meninos da escola são depravados pervertidos Connor, justamente o que começou um romance com a protagonista, é delicado e paciente. Meio irreal? Com certeza!
 
  O livro também tem seu lado feminista, que para mim poderia ter sido melhor explorado. Sinto que um monte de coisas poderiam ter sido mais bem exploradas, entretanto acabaram perdendo espaço para o romance principal, não que eu não tenha gostado do romance, longe de mim, mas senti que ao longo da trama vários assuntos foram introduzidos e não tiveram uma conclusão, é como se a autora os tivesse deixado de lado porque achou outro tema melhor. Isso me irritou profundamente porque alguns temas que começaram a ser abordados no livro eram muito interessantes e pouco explorados em obras juvenis. Ela poderia ter feito algo diferente, com uma mensagem realmente concreta, mas preferiu ficar no clichê de mais um livro bobo para jovens.
 
   Spencer é minha personagem secundária preferida, essa sabe usar seu girl power e defende uma ideia que eu realmente concordo. Ela tem personalidade forte e me encantou, apesar de ter feito algumas atitudes erradas (quem nunca?!) e se dado mal pra caramba, queria ter tido mais da personagem. Quem sabe um livro só pra ela?!
 
  Natalie, a protagonista, é hipócrita, chata, cretina, arrogante, dona da verdade e realmente causa raiva. Ela me deixou com raiva pela maioria de suas atitudes, foi duro a aturar. No final ela melhora e de repente todos os seus defeitos começam a virar qualidades. Entendo que aconteceu uma coisa realmente ruim pra ela mudar, entretanto radical e muito repentino, ninguém muda da noite pro dia. Adorei o romance, os dois combinaram muito e tiveram bastante química.
 
  A tradução não ficou das melhores, a capa é bacana, mas muito falsa e encontrei milhares de erros ortográficos. No geral a autora poderia ter seguido outra linha, inovado e feito algo diferente, entretanto preferiu ficar com mais um romance clichê para jovens, uma pena. O final foi bem corrido e terminou na melhor parte. Mas o livro não desaponta e apesar de todos os pontos negativos eu gostei da leitura, serve como entretenimento.
Capas pelo mundo:



49 comentários:

  1. ADOREI sua resenha,sincera,objetiva e deixa bem claro o que esperar do livro,mandou seu recado,disse o que achou do livro e ainda sim despertou a minha vontade de ler o livro em questão.

    Bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia.
      Obrigado! É surpreendente o fato de eu ter te deixado com vontade de ler o livro, afinal, falei tão mal dele!
      Beijos.

      Excluir
  2. oi, tudo bem?
    fico feliz e agradecida com seu carinho e convite
    mas meu google está doido e nao estou conseguindo seguir nenhum blog pq a caixinha de seguidores nao aparece :/
    ja comuniquei ao google que ate agora nada fez :/
    mas visitei seu blog, amei.
    parabéns pela dedicaçao
    sucesso
    bjs *-*
    http://ellianeramos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elliane.
      Eu que agradeço por você ter vindo! Não tem problema, isso também acontece comigo as vezes. Fico feliz que tenha gostado! Obrigado =).
      Beijos.

      Excluir
  3. Gabriela,

    Eu nunca me interessei em ler este livro. Ele já parecia ser clichê mesmo, mas sua resenha só me deu mais certeza que não vou ler nunca mesmo! rs

    É uma pena saber que a autora teve várias ideias boas, porém nenhuma foi aprofundada, deixando o livro sem conteúdo.

    Vou vir aqui mais vezes1

    Beijos


    Gláucia

    booklover.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Glaucia.
      Rsrsrs, ele é bem mediano, definitivamente não vale o envestimento! É triste quando a autora pode fazer uma coisa boa, mas prefere ficar na mesmice. Volte mesmo!
      Beijos.

      Excluir
  4. Pena que o livro não corresponde as expectativas :(

    http://pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patricia.
      Pois é, mas às vezes essas coisas acontecem =/.
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá Gabriela,

    Tivemos uma opinião parecida sobre esse livro. Também achei que a autora abordou tudo de forma muito rasa e o final foi bem corrido. Ela gera aquela confusão toda e em poucas páginas finaliza, para mim não foi satisfatório. Já sobre a Natalie, apesar de toda aquela arrogância e cretinice, eu gostei da personagem, consegui entendi a pressão em ser uma garota certinha.

    Muito legal o blog, estou seguindo! Obrigado pela visita ao MVPL!!!

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeferson.
      Isso significa que o livro não foi satisfatório! Não gostei dessa correria também! Sobre a pressão e tal eu até entendo, mas a personagem foi chata e não me desceu. Obrigado por seguir o blog fico feliz que tenha gostado!
      Beijos.

      Excluir
  6. Tenho lido opiniões bem parecidas com a sua a respeito desse livro. Também não curto muito situações forçadas, que claramente só acontecem em livros.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla.
      Pois é, esse tipo de situação só deixa a trama irreal.
      Beijos.

      Excluir
  7. Tenho vontade de ler!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabriela!
    A capa americana é muito mais bonita *-* rs.
    Mas nunca tive interesse em ler esse livro, sabendo dos defeitos e, principalmente, dos erros ortográficos, eu quero menos ainda lê-lo, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Eu achei as duas capas feias =(! Erros ortográficos em livros é o fim! Obrigado, fico feliz que tenha gostado!
      Beijos.

      Excluir
  9. Nunca tive vontade de ler esse livro, justamente por conta dessas resenha que leio.
    Ninguém parece gostar muito deles
    Amei a dica, vou passar longe
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rizia.
      Já eu morria de vontade de ler e depois me decepcionei. Mas esse tipo de coisa acontece! Rsrsrs, eu acho os livros da NC medianos demais =/
      Beijos.

      Excluir
  10. Tenho pensamentos bem parecidos com os seus no que se refere a esse livro.
    Não tenho saco para essa protagonista e acho que a autora poderia ter feito muito melhor e não fez. Perdeu uma grande chance de escrever um livro bacana para adolescentes.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      As opiniões sobre esse livro concordam entre si! Também acho, me deixa triste o fato de um autor não se arriscar em algo novo com medo de perder seu público.
      Beijos.

      Excluir
  11. Faz tempo que desejo ler esse livro, mas sempre na hora de compra-lo
    acabo optando por outro. Bem pelo o que vc disse em sua resenha,
    ele apresenta algumas falhas, não sei se vou ler. Quem sabe kkk Adorei a
    resenha
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Solange.
      Nossa, então faz bem! Esse livro só merece ser lido se você estiver muito curiosa.
      Beijos.

      Excluir
  12. Muitos autores acabam pecando nesse quesito nos livros: ter uma ideia boa e não aprofundar. Odeio quando o livro só fica nos clichês que todo mundo conhece, gosto de livros que introduzem coisas novas ou que pelo menos explora um clichê a fundo. Gostei muito da sua crítica.

    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juciele.
      Infelizmente é criatividade jogada no lixo! Pois é, o que falta nos autores atuais é coragem para se arriscar em algo diferente, ou falta da criatividade mesmo...
      Beijos.

      Excluir
  13. Eu também gostei bastante da crítica.
    O livro em si não me chamou muita atenção.
    Ps: achei ridícula a segunda capa.
    Ela tá muito feia se comparada com a primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno.
      Achei todas as capas feias, mas prefiro a brasileira tbm! O livro não tem nada de novo e muito menos de original.
      Beijos.

      Excluir
  14. Sua resenha crítica foi excelente e sincera. Acho que tem que ser assim se não gostamos do livro.
    Você tem absoluta razão: esse clichêzinho de rapaz lindo que se apaixona pela esquisita não existe.
    Eu era CDF na escola e nunca um bonitão se aproximou de mim hahahahaha
    Amei o post!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya.
      Obrigado =)! Absolutamente, não estamos aqui pra enganar ninguém! Não existe MESMO. Rsrsrs, ainda mais quando a esquisita é tãão chata! Pois é, digo o mesmo que ti! Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos.

      Excluir
  15. Nossa, sua resenha me fez lembrar que tenho esse livro há uns 2 anos e ainda nem ensaiei a leitura dele hehehe. Mas não espero muita coisa, ele realmente tem cara de romance teen água com açúcar; não acho que eu realmente vá me surpreender. Mas pela diversão, naqueles momentos que requerem uma leitura mais light e descompromissada, acho que deve valer. Só é chato essas falhas de revisão, isso broxa qualquer leitor...

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      Nossa, tenho poucos livros por aqui que demorei tanto tempo pra ler. Mas serve como entretenimento entre uma leitura e outra.
      Beijos.

      Excluir
  16. Eu tenho muito receio de ler esse livro pelos pontos que você citou e pelas resenhas negativas que já li. Parece ser um livro mais do mesmo e não me atrai.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. É uma pena quando os autores desperdiçam uma grande oportunidade, mas parece que só nós percebemos isso! Mas ai já é tarde para o pobre do livro.
    Rótulos é um assunto muito rico, afinal de contas, que adolescente nunca teve um?!
    Enfim, adorei sua resenha! Menos um livro na minha lista.. as vezes isso é ótimo né? hahaha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dreeh.
      Pois é, uma enorme pena! Rótulos era um assunto tão bom, pena que foi disperdiçado. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Pelo menos pra mim um livro a menos na lista é maravilhoso =).
      Beijos.

      Excluir
  18. Você consegui colocar na resenha exatamente o que eu senti lendo o livro. Terminei o livro e fiquei com aquela cara, tá e dai? Até achei que era por não ser indicado para minha idade. Bom saber que eu não fui a unica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil.
      Dessa vez não teve desculpa pra eu não gostar, afinal sou exatamente o público-alvo desse livro u.u! Rsrsrs.
      Beijos.

      Excluir
  19. Ola
    Eu vi esse livro na saraiva, quando o vi, já percebi que ele era meio cliche,drama adolescente, e odeio livros assim, sua resenha foi super legal

    Att. Heitor Botti
    P.S.: Da uma passadinha no meu blog: shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Heitor.
      Ao contrário de você eu imaginei que ele tiria trazer alguma originalidade. Estava errada =/. Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijos.

      Excluir
  20. Ja quero esse livro, adorei sua resenha flor :)

    Dá uma passadinha lá depois

    http://biankechanel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscilla.
      Muito me admira que você ainda queira o livro depois dessa resenha.
      Beijos.

      Excluir
  21. Esse livro nunca me chamou a atenção e pela sua resenha não iria gostar dele "/ Pena que a autora se perdeu no livro, poderia ser uma história e tanto.

    Beijos
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andressa.
      É de fato uma pena quando a autora se perde em sua própria história. Mas fazer o que, né?!
      Beijos.

      Excluir
  22. Oiee ^^
    Eu adorei esse livro quando o li, achei ele um pouco juvenil demais, mas gostei muuuito.
    Adorei a sua resenha, foi super sincera ^^
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dryh.
      Eu achei o livro bacana também, mas poderia ter sido mil vezes melhor. Fico feliz que tenha gostado =).
      Beijos.

      Excluir
  23. Eu li esse livro e gostei muito, mostra um tema muito interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gislayne.
      O tema é interessante, mas eu achei mal desenvolvido =/.
      Beijos,

      Excluir
  24. Oi *-* cara, eu li esse livro e não preciso dizer muito dele já que ele se encontra na minha estante de troca, KKK. Eu tinha grandes expectativas sobre ele mas me decepcionei tanto :'( pensei que era uma coisa mas tipo, nada haver o que eu tinha pensado! Enfim.. esperava muito mais do livro, Gabi :/ mas adorei a resenha õ/ Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Russara.
      Eu também, o livro não é nada do que pensava. Minhas expectativas estavam altas e eu realmente me decepcionei =/. Ooown, obrigado. Fico feliz que tenha gostado 0/.
      Beijos.

      Excluir
  25. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e sinceramente? Depois da sua resenha, não fiquei muito afim de lê-lo não. Ainda bem que você colocou toda sua sinceridade em palavras e compartilhou conosco. Adorei isso, e aliás, sua resenha foi muito boa! Um grande beijo. <3
    http://palavrasambulantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric