17 de novembro de 2013

Memórias de um gênero #2 - Sick-lit



O que é esse tal de sick-lit? Sick-lit é um gênero novo que surgiu e têm dado muito o que falar! São obras focadas em temas como: doenças graves, depressão, anorexia, suicídio ou qualquer outro distúrbio que atinja crianças e adolescentes.

Sick-lit é um nome dado de maneira ofensiva a esse tipo de obra, sick em português seria é doente e em tradução livre ficaria "literatura enferma".

Porque ele é tão polêmico? Esse tipo de livro é voltado para o leitor que acabou de sair da infância e por tratar de temas tão polêmicos algumas pessoas acreditam que a trama desse tipo de obra pode influenciar negativamente na formação do adolescente. Claro que esse tipo de discussão é muito ampla, afinal outras pessoas afirmam que a adolescência é uma fase em que os jovens são inevitavelmente cercados de temas como esses, portanto obras desse tipo não influenciariam em nada no caráter do jovem.

Qual a sua opinião, Gabi? Eu acho que depende muito do adolescente e de como o autor tratou o tema em questão. Eu já li uma quantidade considerável de livros nesse estilo e posso dizer que existe uma diferença enorme entre as abordagens de cada autor. Vou usar um exemplo bem claro: As vantagens de ser invisível. O autor fala sobre drogas como uma forma que Charlie teve de escapar da realidade, eu realmente acredito que tiveram momentos em que o autor as apresentou as drogas de uma maneira convidativa para os adolescentes, não achei isso legal, principalmente para o público que o livro é dirigido. Então esse é o tipo de assunto que não pode ser discutido por cima, acredito que cada caso é um caso.


Livros Sick-lit

















60 comentários:

  1. Eu não leria, até porque não leio mesmo.
    Não acho legal esses tipos de livros, pra mim ter que ser uma outra realidade, já que livros servem pra viajarmos.
    Porem livros assim abordam um tanto a realidade e isso é bom pra alguns adolescentes, claro mostrando todos os lados da coisa. Acho importante mostrar certas coisas, sobre doenças tanto físicas tanto quanto emocionais.
    e como disse cada caso é um caso.

    http://allstaresaltoalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, algumas pessoas realmente enxergam os livros como uma forma de fugir da realidade, sendo assim esse gênero não seria o mais adequado. Eu não vou mentir, já me traumzatizei lendo uns livros desses, rsrsrs. Sim, cada caso é um caso, é muito difícil dar uma opinião por cima!
      Beijos.

      Excluir
  2. Acho que é uma forma de leitura que atrai um bom numero de leitores, por isso os autores estão investindo nesse tipo de escrita. De qualquer forma eu apenas li ACEDE, mas comprei Garotas de Vidro e Extraordinário, irei ler provavelmente ano que vem. Por isso não sei muito bem se esse gênero é tão polemico assim.

    http://naestantedeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe.
      Os autores escrevem o que atrai leitures e nesse momento é o gênero que está em alta. É claro que isso inclui algumas polêmicas, mas enfim... Enquanto fazia esse post fiquei impressionada com a quantidade de livros que já li sobre o assunto! ACEDE é bem brando com relação a isso, mas experimente ler Garotas de vidro, é bem "forte".
      Beijos.

      Excluir
  3. Wow, não sabia como se chamava esse tipo de livros!
    Bem, li poucos livros nesse estilo (da lista só ACEDE e As Vantagens), e acho que é algo que atrai o público pela dramaticidade.
    E concordo com o seu comentário sobre As Vantagens, o tema deve ser abordado com cuidado, se não vira algo que faz apologia, o que não é legal.

    Adorei seu blog, Gabriela :D
    Um beijo!
    obsessivejerk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Nem eu! Uma reportagem sobre isso me chamou a atenção e eu resolvi falar mais sobre o tema, ma snem sabia que era um gênero novo! Já eu li vários dessa lista e tenho outros aqui me esperando, até me surpreendi.
      Beijos.

      Excluir
  4. Sick-lit é um dos meus gêneros favoritos! Adoro Extraordinário e As Vantagens de ser Invisível, ambos são muitos bons! E a Jodi Picoult é incrível! Adorei as opções!
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel.
      Sim, esse gênero vem crescendo muito e as opções só aumentam...
      Beijos!

      Excluir
  5. Não conhecia esse nome para esse gênero, mas já li alguns livros e leria mais com certeza. Não vejo nada de mais nesse gênero, até gosto.
    bjs
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla.
      Na verdade é mais um nome pejorativo, mas ele está ficando conhecido justamente dessa forma.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Gabriela, vim agradecer sua visita lá no meu blog e adorei seu cantinho.
    Eu já li alguns livros neste gênero, mas não é o meu forte.
    Gosto mesmo é de um bom romance.
    Mas, acho que em literatura, variar é sempre válido e o que vale mesmo, é que o livro seja bem escrito e que tenha uma boa história.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lia.
      Eu que agradeço a sua visita, é sempre bom quando alguém gosta do blog =). Adoro romance também, mas tento dar uma diversificada. Acabei lendo muitos desses livros sem nem mesmo saber que eles se encaixavam na categoria...
      Beijos.

      Excluir
  7. Oie gabi
    conheci essa definição a pouco tempo, e eu gosto do gênero. Atualmente leio de tudo, então mesmo que tivesse outra definição para livros que abordam doenças, eu iria ler do mesmo jeito shsuahsuhaush
    Não tenho nada contra o gênero.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jac.
      Eu também não tenho nada contra, até gosto dos livros.
      Beijos.

      Excluir
  8. Eu gosto de livros assim porque possuem personagens extremamente humanos. Extraordinário e A Culpa é das Estrelas tem uma narrativa muito bonita que emociona e ensina.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      Eu tenho que concordar com você, são livros mais reais. Os personagens são mais bem caracterizados, é uma vantagem de gênero.
      Beijos.

      Excluir
  9. Eu gosto bastante de livros assim. Alguns da sua lista eu não conhecia, mas fiquei bem curiosa pra ler.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente amo esse gênero *-*
    Sou apaixonada por vários dos livros, e são tristes e apaixonantes!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Também gosto, eles geralmente me deixam meio depressivas, mas fazer o que...
      Beijos.

      Excluir
  11. Eu sinceramente gosto muito do gênero, mas concordo com você que tudo depende da forma utilizada para retratar o problema. Vejo o estilo como uma forma de alertar as pessoas, abrir nossos olhos para certas coisas. Já li mais oou menos metade desses que você botou aí em cima, e planejo ler todos os outros.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda.
      Eu também gosto! Eu também já li bastante, creio que tudo depende da abordagem do autor. Isso sim é fundamental!
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi Gabi, ótima discussão.. na verdade o sick-lit não é voltado para o público que recém saiu da infância, na minha opinião, assim como nenhum gênero literário é voltado para um público em específico. O que ocorre é que muitos autores que escrevem livros infantojuvenis ou jovens adultos têm se utilizado deste gênero em suas obras, o que faz com que muitos jovens acabam tendo acesso a esse tipo de leitura. Realmente é algo polêmico, não sei dizer até que ponto sou contra ou a favor, porque acho que muitos jovens são maduros o suficiente para lerem o que quiserem, outros, infelizmente, acabam sendo severamente influenciados pela histórias que leem ou veem por aí. Acho que tudo vai do bom senso de cada um. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi =).
      Obrigado Mi, pelo elogio e por compartilhar sua opinião conosco! Sim, sim! O gênero não é voltado só para os jovens, mas a maioria dos livros escritos que se encaixam nele são voltados para esse público. Eu também não tenho uma opinião 100% formada, mas eu mesma já fiquei "chocada" com algumas coisas presentes nesse tipo de livro que são indicatos para o público jovem-adulto. Acho que nessa situação o bom senso tem que vir do autor e do leitor.
      Beijos.

      Excluir
  13. Eu adoro livros Sick Lit! Apesar de eles sempre me deixarem emocionadas demais me fazendo chorar... kkk Mas o legal é que sempre tem alguma mensagem, um exemplo, algum aprendizado bem legal nas histórias.
    Desses que você citou eu já li Extraordinário, A Culpa é das estrelas, Garotas de Vidro e As Vantagens de ser Invisível. O lado bom da vida eu só assisti ao filme, e A Lista Negra eu até tenho só não li ainda.

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.
      Sim, em sua maioria sempre tem um aprendizado, acho isso muito bacana =). São bem tristes mesmo! Morro de vontade de ler A lista negra, mas é meio caro, vou tentar comprar pra ler logo!
      Beijos.

      Excluir
  14. Oiii!
    ADOREI o post. Já tinha ouvido falar sobre esse gênero (mesmo tendo lido vários dele, semrpe os considerei drama e não sick-lit ehehhe). Acho que depende muito de cada pessoa que o lê. Para alguns, com certeza se torna negativo. Mas para outros (como para mim foi em grande parte deles) foi uma forma de ver que o mundo nem sempre é de coisas belas. Até mesmo a superação!!!!!
    Os que li dos que você citou foram: Extraordinário, A culpa é das estrelas, Um amor para recordar e Como eu era antes de você.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado! É uma das subdivisões de drama, então pode ser considerado drama! Acho que depende muito do leitor e do autor, existem pessoas nessa idade que não estão prontas para agumas cenas que muitas vezes são apresentadas no livro e outras que são maduras o suficiente para ler a respeito. O autor também tem que levar tudo isso em conta.
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi Gabriela!!

    Realmente, hoje em da temos uma gama muito grande de livros do gênero. Não sou muito fã dele no geral. Mas acho que esses livros nos levam a realidades, são histórias que podemos considerar reais. Alguns temas acho bem interessantes, por outros prefiro nem passar perto... rsrs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelle.
      Sim, tem uns que considero com um clima meio pesado e prefiro nem ler, mas o mercado para esse tipo de livro cresce demais a cada dia!
      Beijos.

      Excluir
  16. Olá Gabriela, bom estou com você. Os adolescentes estão cercados por isso na vida real, e vai de cada um escolher qual trilha quer caminhar. Acho que nesta fase sabemos o que é certo ou errado.
    Mas acredito que a intenção desses livros é mostrar como uma doença, vicio, etc... Pode prejudicar uma familia, e ate mesmo a pessoa que passa por este momento. E assim abrir os olhos de quem esta lendo para a realidade.
    Eu li alguns dos livros que você citou, e digo que eles me fizeram, parar para analisar tal coisa descrita nele, e isso posso dizer que me ensinou algo.
    Mas tem alguns como o livro que você citou(que ainda não li) que acabam mostrando algo como um convite, bom esta parte já não é muito boa. Mas assim como você: cada caso é um caso. Então vai de quem estiver lendo.

    Adorei a forma de você trazer este assunto para discutir.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Sim, nessa fase nós definitivamente já sabemos o que é certo e o que é errado! Mas acho também que a maioria dos adolescentes são MUITO influenciáveis, por isso o autor deve ter um cuidado extra na hora de escrever um livro abordando temas como drogas, sexo e etc. Sim, cada caso é um caso, é extremamente difícil analisar por cima!
      Beijos.

      Excluir
  17. Oi
    nossa, quando eu comecei a ler e vi "sick-lit" pensei que estranho, mas quando li a sua descrição as coisas começaram a fazer sentindo e na hora me veio A culpa é das estrelas na cabeça, que foi um livro que me apaixonei. Vendo as imagens eu percebi que já li metade desses livros, que são ABSURDAMENTE TRISTES, mas vale muito a pena a leitura! Como eu era antes de você, os 13 porquês, antes que eu vá, o lado bom da vida (do mesmo autor, também tem Perdão Leonard Peacock, que conta o último dia de vida desse menino q quer se suicidar) amei todos. As vantagens de ser invisível e garota de vidro estão na minha estante já!
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana.
      Sim, eles geralmente são cercados por essa atmosfera depressiva e triste. Mas até hoje, de todos que li, não vi nenhum sendo realmente ruim. Vale a pena de serem conferidos!
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi, Gabriela!

    Gosto MUITO desse tipo de livro porque me interesso muito pelos assuntos abordados. Também gosto de encarar a realidade entre as páginas e saber o que as pessoas que sofrem dos danos mencionados pensam.

    Não tenho nada contra o gênero, pelo contrário.

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natalia.
      Essa é a parte mais bacana, a extensa gama de assuntos que esse tipo de livro aborda. É um gênero muito interessante!
      Beijos.

      Excluir
  19. Oi Gabriela!
    Acredito que os livros sozinhos não são o suficiente para moldar a personalidade de uma pessoa,isso envolve outras series de fatores como convivio social, família, etc... Mas acredito sim que possam influenciar e muito nas emoções!
    Abração!
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Não sabia que esses livros tinham um gênero especifico assim! Li vários deles, e admito que gosto bastante. Talvez role alguma influência nos adolescentes, mas eu realmente acho que não deva rolar muita! As pessoas geralmente ficam tristes com os acontecimentos dramáticos na vida dos personagens e acabam meio que fugindo disso... bem eu pelo menos penso assim :D

    Byezinho, Paula
    http://interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula.
      Pois é, também descobri há pouco tempo. Eu também gosto de gênero =). Acho que rola uma certa influência, mas isso varia de adolescente para adolescente.
      Beijos.

      Excluir
  21. Oi,
    Leio mt Sick-lit! rsrsrs Dá lista o que mais gostei é extraordinário! :D
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Iris.
      Ainda não li Extraordinário, mas tenho vontade!
      Beijos.

      Excluir
  22. Adorei a postagem! Já li alguns livros sick-lit e tenho muita vontade de ler muitos outros. E, no entanto, acho que só o livro não é o suficiente para mudar o rumo de um adolescente, ele tem que ter outras influências para seguir esse caminho. Ao menos é a minha opinião, rs :)
    Parabéns pelo blog! É lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela.
      Eu acho que depende muito do adolescente, existem muitos jovens extremamente influenciáveis e talvez isso seja um agravante, mas depende! Obrigado, fico feliz que tenha gostado =).
      Beijos.

      Excluir
  23. Ja li Varios Livros sick-lit,adorei seu blog S2
    Bjus
    http://sonhos-perigosos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. De todos os que você citou eu só li A Culpa é das Estrelas, e... CHOREI LITROSSSSS! hahahaha Mas adorei o livro.

    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elieny.
      Nossa, então você deveria arriscar outros também! Já eu não gostei tanto de A culpa é das estrelas.
      Beijos.

      Excluir
  25. Não entendo muito de gêneros literários, sempre acabo me confundindo, mas você deu uma boa esclarecida em minha mente. KKK Enfim, eu acredito que mesmo sendo polêmico, mesmo causando muito, os livros foram feitos (acredito eu) para te transportar para uma realidade onde, você deve pegar apenas as coisas boas. Não é só porque o autor escreveu que o garoto usa drogas que tu tem que usar também. É bem relativo a situação, vai de cada um, dos princípios e das influencias de cada um. Eu adoro demais o gênero, por ser polêmico e por prender do começo ao fim, devido as emoções. E como cada autor escreve diferente um do outro, a coisa fica muito interessante, porque é bom ver a mesma coisa com diversos ângulos de vista, pois nós nos tornamos abertos a diversos pontos.

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/ - https://www.facebook.com/BlogMarcaProvisoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamires.
      Fico feliz que tenha ajudado =). Eu entendo, mas acredito que a forma de abordagem de cada autor pode influenciar em certas atitudes, é necessário levar em conta que os autores acabam passando uma mensagem para seus leitores.
      Beijos.

      Excluir
  26. Eu leio livros deste gênero e não acho ruim, muito pelo contrário tem alguns que servem como exemplo para que pessoas não façam a mesma coisa ou para abrir os olhos para a dor que pode ser causada por tudo o que está nos livros. Acho ótimo que existam livros assim.
    òtimo post!

    Beijão

    Greice Negrini

    www.amigasemulheres.com.br

    Ah, tem sorteio de Natal lá no blog se quiser participar:
    http://www.amigasemulheres.com/2013/11/sorteio-de-natal-muitos-premios-para.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Greice.
      Sim, é sempre maravilhoso conhecer uma realidade nova e por isso reconheço a importância de livros assim na literatura.
      Beijos.

      Excluir
  27. Eu adoro esse gênero e apesar de não ter lido muitos, todos que li eu amei. Não vejo nenhum problema em essa temática ser voltada para o público jovem, a única que vejo problema é quando trata de suicídio. Quanfo li Os 13 Porquês não parei de pensar em como uma criança ficaria tentada a cometer suicídio daquela mesma maneira.
    Beijos

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.
      Eu acredito que não tem problema tratar sobre nenhum assunto, mas depende muito da intensidade e da forma como foi tratado. Já eu acho que o autor de Os 13 Porquês realmente mostrou que aquilo era um problema e lidou da forma correta, mas enfim...
      Beijos.

      Excluir
  28. Gabi!! Você já leu "Branca como o leite, vermelha como sangue"? Eu estou louca por esse livro há tempos, hahaha.
    Enfim, gostei muito da postagem, eu gosto desse estilo de livro, a maioria faz a gente repensar algumas coisas.
    Bjs!
    Kami,
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kamila.
      Ainda não o li, e, para ser sincera, não tenho vontade. Sim, é um estilo bem bacana, fico feliz que tenha gostado do post.
      Beijos.

      Excluir
  29. Oi Gabriela, esse tipo de literatura vem crescendo bastante. Na verdade não gosto muito do gênero, mas tem livros que quero ler como A lista negra e Como eu era antes de você, porque acho que trazem temáticas interessantes. Já li Antes que eu vá e gostei bastante.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália.
      Sim, é um gênero que está crescendo muito! A maioria das pessoas curte, até me surpreendi de você não gostar, mas tem livros aí no meio que realmente valem a pena!
      Beijos.

      Excluir
  30. Fale! é um dos melhores livros que li em 2013, e além disso também gostei muito de "A Menina que Semeava", ou seja, dá para dizer que mesmo não conhecendo muitos títulos do sick-lit, já me tornei fã. Mas, ao contrário de muitos, não acho que o gênero influencia a formação do adolescente (na verdade nunca vi esse gênero como polêmico), mas que ele pode ser apresentado a coisas que podem ajudá-lo ou não. Tudo depende, como você bem ressaltou, da maneira que o autor trabalha - mas nesse caso, livros de todos os gêneros sofrem com esse detalhe, por isso não vejo apenas o gênero.
    Ótima postagem! Vou buscar ler novos livros do gênero em breve.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo.
      Eu estou mega curiosa por esse livro, depois de tantas pessoas elogiando tão arduamente seria imporssível não ficar! Vendo as coisas por esse ângulo concordo contigo! Todo e qualquer livro poderia influênciar o adolescente, mas é que esse gênero em especial trata de assuntos mais polêmicos. Obrigado, fico feliz que tenha gostado do post!
      Beijos.

      Excluir

Design by | SweetElectric